Sala de Imprensa

Publicado em 15 Abril 2024      76
Nesta segunda-feira (15/4), a Adasa realizou audiência pública sobre o Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e a 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). 
 
Publicado em 10 Abril 2024      255

Nesta quarta-feira (10/04), o Ouvidor da Adasa, Robinson Cardoso, auxiliado pelo chefe da Ouvidoria, César Augusto Campos, apresentou o Relatório do Ouvidor da Adasa, com análise quantitativa e qualitativa das atividades desenvolvidas no ano de 2023. 

Publicado em 10 Abril 2024      244

O Programa Adasa na Escola fechou o mês de março, marcado pelas comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água, com visita ao CEF 301 do Recanto das Emas, onde 847 alunos e 40 professores puderam conhecer as dinâmicas socioeducativas do Programa.

Publicado em 04 Abril 2024      158

AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002/2024

O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL – ADASA, no uso das atribuições regimentais, de acordo com o que estabelece o artigo 28 da Lei nº 4.285, de 26 de dezembro de 2008 e conforme deliberação da Diretoria Colegiada, COMUNICA:

Aos usuários, agentes e demais interessados nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que realizará a Audiência Pública nº 002/2024, na modalidade presencial e virtual (à distância), por meio da transmissão simultânea por vídeo conferência..

OBJETIVO: Obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de resolução contendo a proposta de Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e da 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Distrito Federal.

DATA: 15 de abril de 2024, com início às 10 horas.

LOCAL: Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa – Sain, antiga Estação Rodoferroviária, térreo, e por de vídeo conferência em link que será disponibilizado na página da Adasa no dia da Audiência.

ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES ESCRITAS: pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 18 horas do dia 15/04/2024.

DOCUMENTOS: A minuta de resolução e os documentos que a fundamentam ficarão disponibilizados no site da Adasa (www.adasa.df.gov.br) na parte das audiências públicas em andamento. 

GRAVAÇÃO: O evento será gravado e a gravação ficará disponibilizada na mesma página da audiência.

INFORMAÇÕES: 3961-4900 ou www.adasa.df.gov.br.

RAIMUNDO RIBEIRO

Aviso de Audiência Pública nº 02/2024

Nota Técnica nº 02/2024 ADASA/SEF

Minuta de Resolução 4ª Revisão Tarifária- Exercício 2023

Planilha RTP - Revisão Tarifário - Resultados Preliminares

Reajuste Tarifário Anual/2023 - Resultados Preliminares

Publicado em 08 Abril 2024      240

A Adasa abriu nesta quarta-feira (10/04) consulta pública para obter subsídios e informações adicionais referentes a estudo elaborado pela empresa contratada para realizar a segunda atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF).     

Publicado em 08 Abril 2024      258

Na próxima segunda-feira, 15/04, A Adasa realizará audiência pública sobre o Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e a 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A reunião, realizada na modalidade híbrida (presencial e online), pode ser conferida a partir das 10 horas, no auditório Humberto Ludovico, localizado na sede da Agência, ou por meio de vídeo conferência. O link  que permitirá a participação virtual será disponibilizado na página institucional do órgão - www.adasa.df.gov.br  no dia do evento.

Publicado em 05 Abril 2024      181

Na manhã desta sexta-feira (05/04), a Adasa realizou uma celebração especial de Páscoa, com missa ministrada pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Ferreira, que trouxe uma mensagem de fé e esperança para os servidores, colaboradores e convidados presentes no auditório Humberto Ludovico, na sede da Agência.

Publicado em 04 Abril 2024      202

Nos dias 3 e 4 de abril, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu um treinamento com o objetivo de apresentar a metodologia de auditoria e certificação das informações utilizadas no cálculo dos indicadores do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS), no âmbito do projeto "ACERTAR Resíduos Sólidos - Distrito Federal".

Publicado em 01 Abril 2024      162

A Adasa está realizando a revisão da Resolução nº 21/2016, que estabelece as condições gerais da prestação e utilização dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Distrito Federal. A primeira etapa será a tomada de subsídios, na qual os participantes podem apresentar suas contribuições quanto aos temas a serem regulamentados nestes serviços.

Publicado em 30 Março 2024      244

Neste sábado, 30/3, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reuniu cerca de 1500 pessoas no Parque da Cidade para a realização da Caminhada da Água. O evento marcou o encerramento das celebrações oficiais em alusão ao Dia Mundial da Água na capital.

Publicado em 01 Abril 2024      150

No último mês, a Resolução da Adasa nº 01, de 2022, que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços tubulares no Distrito Federal, completou dois anos de publicação. O instrumento foi criado com o intuito de tornar mais simples e eficaz o acompanhamento de intervenções em águas subterrâneas, em que processos de perfuração exigem outorga prévia da Agência, contribuindo para uma gestão mais transparente e sustentável dos recursos hídricos e para a coibição de perfurações irregulares no DF.

Publicado em 27 Março 2024      119

No sábado (30/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) promoverão a Caminhada da Água. O evento de caráter ambiental fecha a agenda de programações em torno do Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira (22/03). A ação ocorrerá no Parque da Cidade Sarah Kubitschek e contará com uma série de atividades voltadas para todos os públicos.

Publicado em 27 Março 2024      87

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará Audiência Pública sobre o Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e a 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, prestados pela CAESB. O aviso foi publicado hoje, no Diário Oficial do DF.

Publicado em 26 Março 2024      158

Nesta terça-feira (26/03), a Adasa celebrou o Dia Mundial da Água com um evento especial em sua sede, onde reconheceu e premiou iniciativas exitosas de escolas que promovem o uso responsável dos recursos hídricos. Além disso, destacou projetos de reutilização de água em edifícios do Distrito Federal. Desde 2010, a Adasa vem homenageando projetos que contribuem para a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Publicado em 26 Março 2024      111

Para discutir os impactos da urbanização no sistema de drenagem, medidas de controle de cheias, ferramentas de alerta de inundações urbanas e melhorias no planejamento e prevenção contra eventos críticos, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta terça-feira (26/03) o ciclo de palestras “Manejo de Águas Urbanas”, evento híbrido que reuniu um público expressivo na sede da instituição, além dos participantes que acompanharam as palestras técnicas virtualmente. 

Publicado em 22 Março 2024      86
Hoje é 22 de março - Dia Mundial da Água! Data para refletirmos a importância da preservação e da gestão responsável dos recursos hídricos e adotarmos cada vez mais ações para a proteção deste bem vital. 
 
Publicado em 20 Março 2024      60

À medida que nos aproximamos do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as discussões em torno da gestão sustentável dos recursos hídricos e do acesso universal ao saneamento básico ganham destaque. Neste contexto, a Adasa lança nesta quarta-feira (20/03) campanha publicitária para fomentar a conscientização acerca dos desafios do uso responsável da água e da garantia aos serviços de saneamento.

Publicado em 19 Março 2024      66

Dando continuidade às comemorações do Mês da Água, a Adasa irá realizar na terça-feira, 26/03, em sua sede, evento alusivo ao Dia Mundial da Água, no qual serão premiadas experiências exitosas relacionadas ao uso responsável dos recursos hídricos desenvolvidas em escolas, bem como ações de reúso em estruturas prediais no DF.

Publicado em 14 Março 2024      53

Nesta quinta-feira (14/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS), realizou uma reunião virtual com diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil para apresentar as etapas para a revisão da Resolução nº 21/2016, que estabelece as condições gerais da prestação e utilização dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos na região.

Publicado em 13 Março 2024      42

Como parte das comemorações em torno do Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22 de março, a Adasa apresentou o projeto do Memorial Internacional da Água - MINA durante o evento Conexão Brasília Museu Aberto, realizado na terça-feira (12), na embaixada de Portugal. Os detalhes do complexo arquitetônico, que colocará Brasília na vanguarda das discussões globais sobre os recursos hídricos, foram expostos pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e pelo coordenador do projeto e diretor da Agência, Rogério Rosso. 

Publicado em 11 Março 2024      55

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, no último sábado (9), da inauguração de uma rede de abastecimento de água no Assentamento Dorothy Stang, em Sobradinho. A obra, liderada pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), terá tubulação de 9.837 metros e beneficiará cerca de 17 condomínios e mais de 13 mil pessoas em todo o setor.

Publicado em 11 Março 2024      38
Na tarde desta sexta-feira (8) a Agência Regulado ra de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) visitou as obras do Drenar DF, um dos maiores projetos de escoamento de águas pluviais do Distrito Federal. A construção das passagens subterrâneas na Asa Norte é realizada por meio da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), com um investimento de aproximadamente R$180 milhões.
 
Publicado em 11 Março 2024      41
A equipe da Coordenação de Fiscalização da Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa (SDU) acompanhou de perto ações de limpeza realizadas em bocas de lobo e redes de escoamento de drenagem de águas pluviais no Guará. Os serviços, promovidos pela Novacap, buscam garantir a manutenção e funcionalidade dos sistemas de drenagem, especialmente em áreas mais vulneráveis às chuvas, como é o caso da região. 
 
Publicado em 01 Março 2024      159

A Adasa recebeu na terça-feira (27/02) visita técnica da turma de MBA em Governança e Controle da Regulação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O grupo, formado por servidores públicos federais que ocupam cargos efetivos na Controladoria Geral da União (CGU), Forças Armadas e em áreas de regulação estatal e de controle da regulação estatal, esteve na Agência onde conheceu o trabalho desempenhado na regulação dos usos da água, fiscalização dos serviços de saneamento básico, bem como ações relacionadas à Superintendência de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira e Controle Interno e Compliance.

Publicado em 02 Março 2024      127
Nesta sexta-feira (01/03), a Adasa participou de mais uma importante entrega do governo do Distrito Federal: a revitalização do Canal do Rodeador, em Brazlândia.
 
Publicado em 26 Fevereiro 2024      75

Nesta segunda-feira (26/02), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de resolução que estabelece as condições gerais da prestação e utilização de serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.

Publicado em 26 Fevereiro 2024      59

Nesta semana, o programa Adasa na Escola (PAE) retomará as visitas educativas às instituições de ensino do Distrito Federal. Neste ano, a meta do PAE é atender entre 50 e 60 escolas, alcançando cerca de 20 mil estudantes.

Publicado em 12 Fevereiro 2024      236

A equipe da Superintendência de Planejamento e Programas Especiais da Adasa, em conjunto com outros parceiros do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, realizou o plantio de aproximadamente 500 mudas de espécies nativas do cerrado na propriedade do senhor Mauro Cabral, um dos primeiros produtores a assinar contrato com o Projeto.

Publicado em 09 Fevereiro 2024      215

A Adasa recebeu na quinta-feira (08/02) a equipe da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) que dará apoio à Agência na implementação do Programa de Integridade previsto na Política de Governança Pública, Gestão de Riscos e Compliance da instituição.

Publicado em 09 Fevereiro 2024      306

A Adasa realizou na tarde desta quinta-feira (08/02) a terceira cerimônia de posse de aprovados no último concurso público da Agência. O evento, que ocorreu no auditório Humberto Ludovico, localizado na sede do órgão regulador, reuniu membros da diretoria, servidores, colaboradores e familiares dos novos integrantes do corpo técnico da instituição. 

Publicado em 08 Fevereiro 2024      337

A Adasa realizou, nos dias 06 e 07 de fevereiro, curso sobre Análise de Impacto Regulatório (AIR). O objetivo foi capacitar os participantes a aplicar conceitos, metodologias e ferramentas de AIR e, também, discutir o problema do descarte inadequado do lodo séptico coletado por caminhões limpa fossa no DF.

Publicado em 07 Fevereiro 2024      291

A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou nesta terça-feira (6) o Painel de Transparência Passiva do DF. O novo endereço foi apresentado em reunião que contou com a participação de mais de 100 servidores de ouvidorias do GDF e tratam dos pedidos de acesso à informação. Os dados apresentados no Painel de Transparência Passiva (quando o cidadão procura informações junto ao governo) já estavam disponíveis no Portal da Transparência do DF.

Publicado em 07 Fevereiro 2024      191

Nesta terça-feira (6/02), a Adasa recebeu representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) para conhecer práticas adotadas na regulação de drenagem urbana e resíduos sólidos do Distrito Federal. 

Publicado em 31 Janeiro 2024      288

A Adasa abriu, nesta terça-feira (30/01), processo de audiência pública para reunir contribuições à minuta de resolução que estabelece condições gerais da prestação e utilização de serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.

Publicado em 11 Janeiro 2024      373

Durante as primeiras semanas de 2024, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau doou 10.700 mudas a produtores da bacia, fortalecendo esforços para preservação ambiental na região.  A iniciativa, liderada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Publicado em 26 Dezembro 2023      241

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (26), a Resolução Nº 32, de 21 de dezembro de 2023 que estabelece os níveis altimétricos a serem observados no reservatório do Lago Paranoá no ano de 2024. A medida visa assegurar a sustentabilidade quantitativa e qualitativa dos usos múltiplos dos recursos hídricos do Lago.

Publicado em 22 Dezembro 2023      128

As comemorações de Natal já começaram pelo Distrito Federal. Hoje (21), os restaurantes comunitários ofereceram um almoço natalino especial. No restaurante comunitário de Sobradinho II, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o presidente da TCB, Chancerley Santana, o Secretário de Trabalho, Tales Mendes, o Administrador da Fercal, Fernando Maderia e o Administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte receberam a população local.

Publicado em 14 Dezembro 2023      211

Nesta quinta-feira (14/12), durante a XLVI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica voltado para a implantação de ações de revitalização que englobam a adequação de canais rudimentares de irrigação e construção de tanques lonados na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, no Distrito Federal. As melhorias serão executadas com recursos advindos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia do São Francisco.

Publicado em 12 Dezembro 2023      161

Nesta, terça-feira (12/12),  a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), a Companhia de Água e Esgoto do DF (Caesb) e o Conselho de Consumidores da Caesb promoveram o Seminário Anual do Conselho de Consumidores da Caesb. O evento foi realizado no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa, em Brasília.

Publicado em 11 Dezembro 2023      117

Nesta segunda-feira (11/12), a diretoria da Adasa recebeu representantes do governo chinês interessados em conhecer o projeto do Memorial Internacional da Água - MINA, que será erguido às margens do Lago Paranoá, com o objetivo de promover aprendizado, reflexões e exposições globais sobre a preservação e uso responsável dos recursos hídricos.

Publicado em 08 Dezembro 2023      156

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu nesta semana dois importantes reconhecimentos concedidos pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF).

Publicado em 08 Dezembro 2023      128

Na próxima terça-feira (12/12) acontecerá o Seminário Anual do Conselho de Consumidores da Caesb. O evento, promovido pelo Conselho, em parceria com a concessionária de serviços públicos e Adasa, será realizado no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa, a partir das 9h.

Publicado em 07 Dezembro 2023      113

Aprovados do último concurso público da Adasa tomaram posse na manhã desta quinta-feira (07/12), em uma cerimônia emocionante no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Agência. Os novos servidores André Xavier e Silva Chaves, Hugo Resende, Lucas Sarkis Teixeira Bergo, Marcus Vinicius de Resende Maia Leite e Willian Prado dos Santos foram recebidos pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, demais diretores e colaboradores da instituição.

Publicado em 07 Dezembro 2023      71

O Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas – SIMCURB foi um dos três finalistas do Prêmio ANA 2023. O projeto, desenvolvido no âmbito da Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa (SDU), concorreu na estreia da categoria “Entidades Reguladoras Infracionais do Setor de Saneamento Básico”, durante a 8ª edição da premiação que reconheceu o mérito de iniciativas que se destacaram pela excelência em prol dos recursos hídricos e do saneamento básico no Brasil.

Publicado em 06 Dezembro 2023      63

Nesta terça-feira (05/12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou os resultados do primeiro estudo gravimétrico realizado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) localizada na Estrutural. Na ocasião, os profissionais da Agência, do SLU e da empresa Valor Ambiental envolvidos no projeto foram homenageados e receberam certificado. 

Publicado em 05 Dezembro 2023      51

Nesta terça-feira (05/12), a Adasa esteve presente no Encontro de Integração dos Comitês de Bacias - EICOB. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir os impactos e as soluções para o problema ambiental que afeta o planeta. 

Publicado em 04 Dezembro 2023      117
Nesta terça-feira (05/12), a Adasa apresentará os resultados do primeiro estudo gravimétrico de resíduos sólidos recebidos na Unidade de Recebimento de Entulho - URE, do Distrito Federal. Durante o evento, os profissionais da Agência, do SLU e da empresa Valor Ambiental que participaram do projeto serão homenageados e receberão certificado.
Publicado em 06 Dezembro 2023      46

A Adasa capitaneou, na terça-feira (5/12), visita da delegação do Ministério de Obras Públicas e do Ministério do Meio Ambiente do Chile ao Projeto Produtor de Água do Pipiripau. A missão, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com o apoio da ANA, teve como objetivo o intercâmbio de conhecimentos referentes a gestão dos recursos hídricos, institucionalidade e governança da água no Brasil.

Publicado em 04 Dezembro 2023      99

Uma celebração especial de Natal marcou a manhã desta segunda-feira (04) na Adasa, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal. A missa foi ministrada por Dom Marcony Ferreira, o Arcebispo Militar do Brasil, que trouxe uma mensagem de fé, esperança e fraternidade para os servidores, colaboradores e convidados que estiveram presentes no auditório Humberto Ludovico.

Publicado em 04 Dezembro 2023      53

O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF) realizou na quarta-feira (29/11) sua 44ª reunião ordinária. O encontro ocorreu na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e foi presidido pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA -DF), Antônio Gutemberg Gomes de Souza.

Publicado em 28 Novembro 2023      51

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, participou nesta terça-feira (28) da reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), que aconteceu em formato virtual.

Publicado em 27 Novembro 2023      65

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta segunda-feira (27/11) audiência pública para discutir a minuta de resolução que prevê o aperfeiçoamento de módulos contidos no Manual de Revisão Tarifária Periódica dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do DF.

Publicado em 24 Novembro 2023      95

A Adasa recebeu nesta sexta-feira (24/11), visita técnica de delegação chinesa ligada a área de recursos hídricos. Os membros da comitiva, proveniente da terceira província mais populosa do país (Henan), foram recebidos pelos diretores Vinícius Benevides e Apolinário Rebello.

Publicado em 24 Novembro 2023      62

Na manhã desta sexta-feira (24/11), o diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e representantes das Superintendências de Recursos Hídricos e Projetos Especiais da Agência participaram do Encontro em Defesa do Cerrado do Distrito Federal. O evento que teve como tema  “Desmatamento no Cerrado do DF - Comprometimento das áreas produtoras de água” aconteceu na UNB de Planaltina e foi promovido pelo Fórum de Defesa das Águas do DF.

Publicado em 24 Novembro 2023      64

Encerrou, nesta quinta-feira (23/11), o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). O evento, que teve como tema 'Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação', contou com o apoio de várias entidades, incluindo a Adasa.

Publicado em 22 Novembro 2023      143
Nesta quarta-feira (22/11), o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin,  entregou o Selo Ouro de Boas Práticas Regulatórias e a Adasa foi uma das instituições agraciadas com a honraria. 
 
Publicado em 21 Novembro 2023      317

A Diretoria Colegiada da Adasa convocará no mês de dezembro mais cinco aprovados no último concurso realizado pela Agência. A decisão foi tomada após diversas reuniões e ajustes orçamentários/financeiro. 

Publicado em 17 Novembro 2023      206

As curvas de referência estabelecidas anualmente pela Adasa definem os valores de volume útil a serem atendidos ao final de cada mês para os reservatórios Descoberto e Santa Maria. As curvas são estabelecidas pela Adasa em articulação com o Grupo de Acompanhamento, constituído pela Caesb, Emater, SEAGRI, SEMA, UnB e o Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Paranaíba-DF. 

Publicado em 14 Novembro 2023      78

Nesta terça-feira (14/11), os diretores, Vinícius Benevides, Apolinário Rebelo e Félix Palazzo; o ouvidor Robinson Cardoso; o superintendente de Abastecimento de água e Esgoto (SAE), Rafael Mello, e demais técnicos da Adasa participaram do ato de assinatura de ordem de serviço para implantação da subadutora de água no Gama.

Publicado em 13 Novembro 2023      123

Nesta sexta-feira (10/11), diretores, superintendentes e técnicos da Adasa receberam comitiva francesa responsável pela execução do projeto Maru, que tem como objetivo reforçar o monitoramento dos lançamentos de águas residuais urbanas e o seu impacto nos recursos hídricos, em especial, nos mananciais de abastecimento de água das maiores regiões metropolitanas do Brasil.

Publicado em 08 Novembro 2023      177

Em atenção à Lei nº 7.057/2022, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) inaugura nesta terça-feira (07/11), uma sala de amamentação para usufruto das servidoras, colaboradoras e todas as mães que porventura passarem pela Agência e necessitarem de um espaço exclusivo para atenderem às necessidades dos seus rebentos, um importante passo para a promoção, proteção e apoio à amamentação.

Publicado em 03 Novembro 2023      191

Na terça-feira (07/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará evento para celebrar novo Acordo de Cooperação Técnica - ACT com 13 instituições governamentais para continuidade de programa Produtor de Água no Pipiripau.

Publicado em 07 Novembro 2023      228

Nesta terça-feira (31/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) assinou novo Acordo de Cooperação Técnica - ACT com outras 13 instituições governamentais para continuidade do Programa Produtor de Água no Pipiripau.

Publicado em 31 Outubro 2023      596
Nesta terça-feira (31/10), o Governo do Distrito Federal (GDF) deu um importante passo em direção à gestão eficaz dos recursos hídricos e à preservação do meio ambiente, por meio da assinatura do "Pacto pela Governança da Água", uma iniciativa proposta pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). 
Publicado em 31 Outubro 2023      646

Na manhã desta segunda-feira (30/10), a Adasa recebeu 30 estudantes do curso de Gestão Ambiental da UnDF. Além de promover maior integração entre a academia e instituições governamentais, a visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes experiências práticas relevantes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas futuras carreiras profissionais. 

Publicado em 30 Outubro 2023      440

WhatsApp Image 2023 10 30 at 13.12.44 1

Na manhã desta segunda-feira (30/10), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu representantes do setor de soluções tecnológicas de reúso da água para fins não potáveis.
Durante o encontro, foram discutidas possíveis ações para incentivar a população do Distrito Federal quanto à importância da utilização de sistemas prediais de reúso de água cinza para a sustentabilidade hídrica e ambiental.
A reunião contou ainda com a participação do superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE), Rafael Mello e do superintendente de Recursos Hídricos (SRH), Gustavo Carneiro.
 
 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Publicado em 23 Outubro 2023      564

Na última sexta-feira (20/10), a Adasa encerrou a sua participação no XIII Congresso ExpoAbar, em São Paulo. Realizado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras - ABAR, o evento reuniu especialistas do Brasil e do mundo para discutir os temas mais relevantes do setor, tendo como foco os desafios da regulação para o desenvolvimento nacional.

Publicado em 19 Outubro 2023      609

No primeiro dia da XIII ExpoAbar, a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), participou de três painéis na tarde desta quarta-feira (18/10). 

Publicado em 20 Outubro 2023      526

Neste segundo dia de ExpoAbar (19/10), servidores e colaboradores da Adasa realizaram diversas apresentações que abordaram desde experiências exitosas, análises de impacto regulatório e metodologias para gestão de risco até a oferta de um curso sobre mediação de conflitos em regulação, realizado pela reguladora de resíduos sólidos da Agência, Samira Iasbeck.

Publicado em 18 Outubro 2023      622

Nesta quarta-feira (18/10), teve início o XIII Congresso da ABAR, em São Paulo, e o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, foi um dos convidados pelo presidente da Abar, Vinicius Benevides, para compor a mesa de abertura do evento, junto a outras autoridades do mundo da regulação.

 

Publicado em 17 Outubro 2023      562

De 18 a 20 de outubro, diretores, superintendentes e técnicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) participarão do XIII Congresso Brasileiro de Regulação (ExpoAbar), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. 

Publicado em 09 Outubro 2023      810

Neste final de semana (07 e 08 de outubro), a Adasa esteve presente no Campeonato Brasileiro de VA’A Velocidade 2023 com dinâmicas de educação ambiental para a criançada que compareceu ao espaço localizado ao lado da Ponte das Garças, no Lago Sul. 

Publicado em 04 Outubro 2023      1664

No próximo final de semana, a Adasa estará presente no Campeonato Brasileiro de VA’A Velocidade 2023, onde levará dinâmicas de educação ambiental para a criançada que comparecer ao espaço localizado ao lado da Ponte das Garças, no Lago Sul. O evento esportivo, que reunirá a partir de amanhã (5/10) atletas de sete estados que competem por títulos nacionais e vagas para o Campeonato Mundial, objetiva fomentar a prática de va’a, popularmente conhecido como canoa havaiana, em Brasília

Publicado em 20 Setembro 2023      1736
Nesta quarta-feira (20/09), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, participou de Sessão Solene em Homenagem aos 67 anos da Novacap - Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil.
Realizada na sede da empresa, a homenagem foi proposta pelo deputado e presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz, e contou com a presença de funcionários da Novacap e autoridades de todo o governo do Distrito Federal, como os parlamentares Doutora Jane, Chico Vigilante e Pepa; o presidente do IBRAM, Rôney Nemer; o Secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes; o presidente da Caesb, Luiz Antônio Reis; entre outros.
Publicado em 03 Outubro 2023      1196

Nesta terça-feira (03/10), a Adasa sediou a 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Consumidores da Caesb. O encontro foi pautado por palestra técnica da Agência sobre a Resolução n° 21, de 17 de julho de 2023, que altera a Resolução nº 03, de 13 de abril de 2012. As mudanças apresentadas entrarão em vigor em janeiro de 2024.

Publicado em 29 Setembro 2023      843

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no DODF desta sexta-feira (29/09), a Resolução nº 27, que estabelece os procedimentos para cálculo, cobrança e recolhimento da Taxa de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos - TFU, no Distrito Federal.  

Publicado em 28 Setembro 2023      839

Na manhã desta quinta-feira (28/09), na praça da Bíblia, em Ceilândia, a Adasa participou do lançamento da ação Bueiro não é lixeira, uma iniciativa do SLU em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seape).

Publicado em 28 Setembro 2023      864

Nos dias 27 e 28 de setembro, técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da Adasa participaram do Seminário Nacional para Integração da Regulação de Recursos Hídricos, realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA). O evento ocorreu no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência, em Brasília.

Publicado em 25 Setembro 2023      1095

Na manhã desta segunda-feira (25/09), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, deu posse aos primeiros aprovados do último concurso público da Agência. Marcada por muita emoção e alegria dos novos servidores, a cerimônia foi realizada no Auditório Humberto Ludovico, na sede da instituição, e contou com a participação de autoridades, diretores e colaboradores da Agência, além dos empossados Amanda Todeschini, Mateus Bezerra, José da Costa Neto e Hérica do Nascimento e respectivos familiares.

Publicado em 22 Setembro 2023      907

Nesta quinta-feira (21/9), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) reuniu os diversos atores envolvidos no gerenciamento dos resíduos de entulho e construção civil gerados no Distrito Federal para troca de experiências no seminário “Regulação e a Valorização dos Resíduos de Poda, Entulho e Resíduos da Construção Civil”. Mais de 50 pessoas, entre representantes e autoridades de diversas instituições do governo e terceiro setor, participaram do evento.

Publicado em 25 Setembro 2023      823

A Adasa, representada pelo superintendente de Drenagem Urbana, Hudson de Oliveira, participou nesta quinta-feira (21/09) da 28ª Reunião Ordinária do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab/DF), ocasião em que apresentou o contrato de concessão firmado entre a Agência e a Novacap, em junho deste ano, voltado para a prestação dos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.

Publicado em 12 Setembro 2023      694

A Adasa prorrogou o período para envio de contribuições à minuta de resolução que prevê a regulamentação e implantação da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos - TFU para não prestadores de serviços públicos. O novo prazo, solicitado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Distrito Federal durante audiência pública realizada na segunda-feira (11/09), vai até o dia 18 de setembro, às 18h. 

Publicado em 20 Setembro 2023      728

Conforme deliberado durante a 39ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Afluentes do Rio Preto-DF, estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes em processo eleitoral complementar.

Publicado em 18 Setembro 2023      946

Neste sábado (16/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), se uniram para realizar a 11° edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul. 

Publicado em 15 Setembro 2023      826

Nesta quinta-feira (14/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), levaram representantes da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CCR Alto São Francisco), membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a equipe de projeto da Agência Peixe Vivo para visita técnica à bacia do rio Preto, no Distrito Federal. 

Publicado em 13 Setembro 2023      934

Neste sábado (16/09), acontecerá a 11ª edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul, das 8h às 12h. A ação acontece no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento cívico que une cerca de 200 países e milhões de pessoas no mundo em um ato de limpeza global.

Publicado em 22 Agosto 2023      788

Foi publicada no DODF desta terça-feira (22/8), a Resolução n° 26, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece procedimentos gerais para requerimento e obtenção de registro de uso, de outorga prévia e de outorga de direito de uso de recursos hídricos para o lançamento de águas pluviais em corpos hídricos superficiais do Distrito Federal e naqueles delegados pela União e estados.

Publicado em 11 Setembro 2023      934

Raimundo Ribeiro, presidente da Adasa e Vinícius Benevides, presidente da Abar apresentaram a logomarca e realizaram a entrega do projeto Memorial Internacional da Água - MINA, ao presidente  do Conselho Mundial da Água, Loic Funchon, e ao presidente honorário, Benedito Braga.

Publicado em 28 Agosto 2023      793

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na segunda-feira (11/09), às 10h, audiência pública na modalidade presencial e virtual para obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de regulamentação e implantação da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos - TFU para não prestadores de serviços públicos, criada pela Lei Complementar nº 711, de 13 de setembro de 2005.

Publicado em 01 Setembro 2023      861

A Adasa reuniu na quinta-feira (31/8) seu corpo técnico e administrativo para celebrar os 19 anos da instituição, data comemorada oficialmente no dia 2 de setembro. A festividade, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Agência ao longo de sua trajetória, foi realizada no auditório Humberto Ludovico e no Espaço do Servidor. 

Publicado em 04 Agosto 2023      343

A Adasa acaba de lançar um painel de informações que permite aos usuários visualizar estatísticas de manifestações recebidas pela Ouvidoria da Agência.

Publicado em 22 Agosto 2023      682

Nesta segunda-feira (21/08), membros da Diretoria Colegiada da Adasa receberam o secretário de Agricultura do DF, Fernando Antônio Rodriguez, e o subsecretário de Regularização Fundiária, Antônio Barreto. Durante a visita, foram discutidas ações voltadas para o uso sustentável do solo e da água em regiões agrícolas com o objetivo de garantir a segurança hídrica do Distrito Federal e entorno.

Publicado em 22 Agosto 2023      910

A Adasa, com apoio de consultoria contratada e do SLU, deu início nesta segunda-feira (21/08) ao estudo gravimétrico dos resíduos sólidos encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Estrutural. A análise, inédita no Distrito Federal para materiais que ingressam na unidade, possibilitará a identificação dos percentuais dos diferentes componentes presentes nas cargas – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão. O conhecimento dessas características contribuirá para um melhor planejamento da gestão desses resíduos no DF.

Publicado em 21 Agosto 2023      748

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) compartilhou em seu site nesta segunda-feira (21/08) proposta de regulamentação da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos (TFU) para não prestadores de serviços públicos. A minuta de resolução, voltada para os maiores usuários de água, será objeto de audiência pública que será realizada no dia 11 de setembro, às 10h, na sede da Agência.

Publicado em 18 Agosto 2023      673

Foi publicada no DODF desta quinta-feira (17/8), Resolução n° 25/2023, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece procedimentos gerais para execução integrada – entre Novacap e Caesb - das atividades de inspeção, identificação e correção dos lançamentos irregulares de esgotos sanitários ou outros efluentes no sistema público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e de águas pluviais no sistema público de esgotamento sanitário.

Publicado em 17 Agosto 2023      610

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro, receberam, nesta quinta-feira (17/08), o presidente da Empresa de Regularização de Terras Rurais – ETR, Cândido Teles, e sua equipe técnica. O encontro teve como mote assuntos relacionados ao uso legal de água pela população do campo.

Publicado em 02 Agosto 2023      370

A implementação de instrumentos previstos na Política de Recursos Hídricos do DF foi o tema que norteou a reunião realizada nesta terça-feira (01/08), na sede da Adasa, entre o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, o diretor-presidente da Agência, Raimundo Ribeiro, e os diretores Félix Palazzo e Rogério Rosso.

Publicado em 15 Agosto 2023      212

Nesta terça-feira (15/08), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o superintendente de recursos hídricos da Agência, Gustavo Carneiro, receberam o deputado distrital, Eduardo Pedrosa e representantes da comunidade rural Rosely Nunes, que fica em Planaltina. 

Publicado em 25 Julho 2023      316

Na manhã desta terça-feira (25/07), a Diretoria Colegiada da Adasa recebeu a visita do diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, do secretário de Obras, Luciano de Carvalho, do subsecretário da pasta, Aldo Fernandes, e do diretor de Urbanização do órgão, André Vaz. No encontro, motivado pela assinatura do contrato de concessão entre Adasa e Novacap, foram conduzidos assuntos referentes à prestação dos serviços públicos de drenagem.

 

Publicado em 27 Julho 2023      323

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, esteve na tarde de quarta-feira (26/7) com o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, e com o diretor da Associação Comercial e Industrial do Arapoanga, Rogério Arapoanga, para tratar de demandas das regiões administrativas.

Publicado em 24 Julho 2023      375

Foi publicado no DODF desta segunda-feira (24/7), Resolução n° 24, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece as curvas de referência para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria até dezembro deste ano.

Publicado em 21 Julho 2023      266

Nesta sexta-feira (21/07), foi divulgado o resultado final das análises das inscrições para a gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no Distrito Federal. 

Publicado em 12 Julho 2023      379

Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) estiveram na sede da Adasa nesta quarta-feira (12/07) para conhecer práticas adotadas na regulação e fiscalização de resíduos sólidos no Distrito Federal. Há dois anos, a Arsesp assumiu a temática e tem buscado conhecer experiências exitosas para aprimorar o serviço oferecido à população paulista.

Publicado em 10 Julho 2023      514

Nesta segunda-feira (10/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial (DODF) o resultado final e a homologação do concurso para os cargos de regulador e técnico da autarquia.

Publicado em 06 Julho 2023      438

Nesta quinta-feira (06/07), o diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Maranhão (CBH Maranhão), Nilda Oliveira, e a vice-presidente, Andreia Aguiar. A visita foi motivada pelo desenvolvimento de trabalhos conjuntos, como o apoio no II Festival de Turismo de Aventura da Fercal, evento do CBH a ser realizado em setembro.

Publicado em 07 Julho 2023      298

Nesta quinta-feira (06/07), foi divulgado o resultado preliminar de habilitação dos inscritos no processo eleitoral do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no Distrito Federal. Todos foram considerados habilitados.

Publicado em 04 Julho 2023      647

Nesta segunda-feira (03/07), a Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) da Adasa visitou a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) na Estrutural. A ida ao local faz parte de uma agenda técnica de apresentação das instalações à equipe de consultoria contratada pela Agência. 

Publicado em 03 Julho 2023      638

A equipe da Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa acompanhou na tarde de sexta-feira (30/6) visita técnica promovida pela Terracap às obras do Drenar DF na Asa Norte. 

Publicado em 27 Junho 2023      690

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o superintendente de Drenagem Urbana, Hudson de Oliveira, participaram na noite de segunda-feira (26/6) da reunião pública realizada em Sobradinho II para debater demandas trazidas por moradores de condomínios da região do Grande Colorado.  Entre os problemas levantados, estão necessidades de melhorias nas redes de drenagem e mediação em questões que envolvem o abastecimento de água por meio de poços tubulares.

Publicado em 30 Junho 2023      594

A Adasa participou na quarta-feira (28/6) de reuniões da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSAN) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). O debate, realizado de forma híbrida (presencial e on-line), ocorreu durante a segunda rodada do encontro em 2023, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. 

Publicado em 30 Junho 2023      576

Na manhã desta quinta-feira (29/06), o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu a diretora executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap DF), Deuselita Martins e a chefe do Núcleo de Contratos e Convênios da Funap - DF, Sebastiana Franco de Sousa. O encontrou foi motivado pela necessidade de ampliar a inserção de reeducandos no mercado de trabalho em todo Distrito Federal.

Publicado em 29 Junho 2023      633

Nesta sexta-feira (30/06), a Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE) da Adasa realizará Oficina de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre o descarte de lodo de fossa séptica por caminhão limpa fossa no Distrito Federal. O tema é complexo e seu enfrentamento requer estudos aprofundados e baseados em evidências para que possam orientar os dirigentes na tomada de decisão sobre as melhores alternativas regulatórias.

Publicado em 19 Junho 2023      1669

Nesta terça-feira (19/6), a Adasa realizou audiência pública com o objetivo de apresentar proposta de revisão tarifária extraordinária (RTE) dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Publicado em 23 Junho 2023      1147

Nesta quinta-feira (22/6) foi publicado no DODF o Reajuste Tarifário Extraordinário (RTE) dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Publicado em 19 Junho 2023      1678

Nesta sexta-feira (16/6), a Adasa premiou a Escola Classe Sítio das Araucárias, em Sobradinho, com o Selo Escola Guardiã da Água. A honraria reconhece instituições de ensino, públicas e privadas, que se destacam com a adoção de práticas sustentáveis, especialmente quanto ao uso racional dos recursos hídricos.  

Publicado em 21 Junho 2023      902

A Adasa sediou na quinta-feira (15/6) a 29° Reunião Ordinária do Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba-DF). Na ocasião, foi aprovado o relatório final das atividades desenvolvidas na gestão 2018/2023 e realizada cerimônia de posse dos membros e da nova diretoria que conduzirá os trabalhos no próximo biênio.

Publicado em 14 Junho 2023      1483

Nesta segunda-feira (12/06), o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou o resultado da avaliação dos atos normativos inscritos para obtenção do Selo de Boas Práticas Regulatórias e a Adasa foi premiada com um selo padrão ouro e dois selos padrão prata. Instituído pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR), o selo tem como objetivo reconhecer e estimular a adoção de boas práticas regulatórias na elaboração de atos normativos infralegais. 

Publicado em 06 Junho 2023      1347

Na quarta-feira (7/6), o Distrito Federal dará um importante passo em prol da universalização do saneamento básico. Na ocasião, a Adasa e a Novacap assinarão o contrato de concessão que institucionaliza a regulação dos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas prestados na unidade da federação. O ato oficial ocorrerá durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Branco do Palácio Buriti.

Publicado em 07 Junho 2023      1473

O Distrito Federal se tornou nesta quarta-feira (7/6) a primeira capital do país a institucionalizar a prestação dos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. A conquista é fruto da dedicação de servidores e dirigentes da Adasa que se debruçaram na análise do modelo regulatório para elaborar o contrato de concessão assinado entre a Agência e a Novacap, durante cerimônia realizada no Palácio do Buriti.    

Publicado em 06 Junho 2023      1424

A pedido do ex-deputado federal e atual presidente do Ibram, Rôney Nemer, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu nesta terça-feira (6/6) a comissão de candidatos aprovados no último certame da agência, realizado em agosto de 2022. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas quanto às perspectivas de nomeação para os próximos meses.

Publicado em 05 Junho 2023      1222
Nesta segunda-feira (5/6), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, participou da inauguração do túnel Rei Pelé, em Taguatinga. A celebração, que reuniu entidades e órgãos de todo o governo do Distrito Federal, é uma das entregas previstas para a cidade que hoje completa 65 anos.
Publicado em 30 Mai 2023      1488

Os três comitês de bacias hidrográficas instalados no Distrito Federal - Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba - DF), Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto (CBH Preto - DF) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Maranhão (CBH Maranhão – DF) –  contam agora com o suporte técnico e administrativo da ABHA Gestão de Águas, entidade que assumiu este mês a função de Secretaria Executiva após chamamento público realizado pela Adasa.

Publicado em 02 Junho 2023      856

Entre os dias 5 e 9 de junho é comemorada a Semana Nacional do Meio Ambiente, iniciativa que levanta o debate sobre a preservação e conservação dos recursos naturais do Brasil. A criação da semana de conscientização amplia o calendário de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), pauta que representa um dos maiores desafios da humanidade.  

Publicado em 31 Mai 2023      1337

A partir de amanhã - 1° de junho - a Adasa ampliará o horário de atendimento aos cidadãos. Os serviços aos usuários passarão a funcionar entre 7h e 19h, tanto na modalidade presencial quanto por meio de e-mail ou telefone.

Publicado em 23 Mai 2023      565

Nesta segunda-feira (22/5) o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, acompanhou a visita guiada conduzida pelo secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, e pelo secretário de Obras, Luciano Carvalho ao Túnel de Taguatinga, considerada a maior obra viária urbana em construção no país. 

Publicado em 25 Mai 2023      547

Na quarta-feira (24/05), a Adasa participou de dois painéis que marcaram o último dia do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Belo Horizonte.

Publicado em 23 Mai 2023      523

Desde domingo (21/05), diretores, superintendentes e técnicos da Adasa estão participando do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Belo Horizonte.

Publicado em 19 Mai 2023      485

De 21 a 24 de maio, diretores, superintendentes e técnicos da Adasa irão participar do mais importante encontro do país sobre saneamento e meio ambiente: o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA).

Publicado em 03 Mai 2023      650

A Adasa participou na terça-feira (2/5) do seminário “Saneamento na Bacia do Rio Melchior”, promovido pela Caesb. O objetivo do encontro foi apresentar o atual cenário do principal corpo receptor de efluentes tratados do Distrito Federal, explicar parâmetros do enquadramento e classes de diferentes pontos do rio e traçar encaminhamentos voltados para preservação da região e conscientização ambiental da população local.    

Publicado em 16 Mai 2023      584

Neste 16 de maio, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, participou das comemorações ao Dia do Gari. O evento, realizado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), reuniu dezenas de profissionais da área e contou com a participação do governador do DF, Ibaneis Rocha, e demais autoridades.

Publicado em 12 Mai 2023      507

Nesta quinta-feira (11/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do Fórum: “A grilagem de terra no Distrito Federal e suas consequências ambientais”.

Publicado em 10 Mai 2023      533

Nesta terça-feira (09/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) iniciou a Consulta Pública 001/2023 para que todos os usuários, agentes e demais interessados possam contribuir para a construção de uma agenda regulatória que espelha os verdadeiros anseios da sociedade.

Publicado em 05 Mai 2023      551

No último domingo (30/4), foi registrada no Distrito Federal uma chuva de grande intensidade que causou alagamentos e transtornos em alguns pontos da região do Plano Piloto. O fenômeno foi observado pelo Sistema de Monitoramento Chuvas Urbanas Intensas (Simcurb), ferramenta disponibilizada para consulta no site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).  

Publicado em 03 Mai 2023      522

Na sexta-feira (28/4) a Adasa participou de reunião na sede da ANA onde foram apresentados os resultados do trabalho realizado pelo Grupo Técnico Operacional da Bacia Hidrográfica do Rio São Marcos (GTO).

Publicado em 02 Mai 2023      608

Nesta terça-feira (02/05) foi publicada no DODF alterações na Resolução n° 18/2018 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que dispõe sobre operação, manutenção e monitoramento de aterros sanitários do Distrito Federal.

Publicado em 25 Abril 2023      537

Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (24/4), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou proposta de alteração do Módulo I do Manual de Revisão Tarifária Periódica – MRT, que trata da metodologia de levantamento e valoração da  Base de Ativos Regulatória -BAR - dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).  

Publicado em 20 Abril 2023      1048

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou ontem (19/04), o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (SIMCURB). Desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a ferramenta online permite visualizar dados de chuvas registrados em áreas urbanas do DF.

Publicado em 19 Abril 2023      590

Nesta quarta-feira (19/04), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, por meio do projeto Adasa na Escola, de evento da Secretaria de Educação (SEEDF) que destacou a importância do trabalho realizado pelas escolas do campo. 

Publicado em 28 Março 2023      541

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico prorrogou o período de inscrições para o Prêmio ANA 2023. Os interessados em participar da 8ª edição da premiação - que este ano traz como tema “Melhores Ideias para Cuidar das Águas e do Saneamento Básico no Brasil”, devem inscrever o seu projeto até o dia 26 de abril, às 18h, por meio do hotsite https://premio.ana.gov.br.

Publicado em 17 Abril 2023      452

A partir de quarta-feira (19/04), o internauta que acessar o site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) poderá conferir o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (SIMCURB). Na data do lançamento, a equipe da Superintendência de Drenagem Urbana do órgão apresentará, no auditório Humberto Ludovico, às 14h30, as funcionalidades da ferramenta que permite visualizar dados de chuvas registrados em áreas urbanas do DF.

Publicado em 04 Abril 2023      539

O Adasa na Escola fechou o mês de março com visita à Escola Classe 06 de Ceilândia, onde 730 alunos puderam conhecer as dinâmicas socioeducativas do Programa. Ao todo, já foram atendidos 5.800 alunos, em 11 escolas do Distrito Federal, neste início de ano, marcado pelas comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água.

Publicado em 24 Março 2023      444

Nesta semana, a Adasa realizou várias ações em alusão ao Dia Mundial da Água. No domingo (19/03) a agência reuniu mais de duas mil pessoas para uma caminhada de conscientização no Parque da Cidade. Na terça-feira (21/03), lançou o curso “Práticas e Vivências para Sustentabilidade Ambiental” para o aperfeiçoamento de professores da rede de ensino do DF e realizou Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa para técnicos da área. Na quarta-feira (22/03) lançou o Selo Guardião da Água que premiou escolas e alunos pela adoção de bons hábitos de consumo e desenvolvimento de práticas sustentáveis. No mesmo dia, premiou empresas que se destacaram com o reuso da água em Simpósio realizado na instituição.

Publicado em 23 Março 2023      412

Fechando a agenda do Dia Mundial da Água, o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Apolinário Rebelo, representou o órgão em evento promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF).

Publicado em 23 Março 2023      446

A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) premiou na tarde do Dia Mundial da Água (22/3) instituições locais que se destacaram na preservação dos recursos hídricos por meio da prática de reúso de água cinza - proveniente de chuveiros, pias, máquina de lavar e outros processos domésticos - e aproveitamento de água da chuva. Os agraciados com a placa “Guardião da Água” foram o SESI Lab e o Edifício Lucena Roriz, em Águas Claras.

Publicado em 23 Março 2023      390

A Câmara Legislativa Distrital (CLDF) realizou na noite de ontem (22/3) sessão solene em comemoração ao Dia Mundial da Água. Na ocasião, formam entregues moções de louvor a servidores responsáveis pela preservação dos recursos hídricos do DF.

Publicado em 22 Março 2023      393

Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Selo Escola Guardiã, um reconhecimento de instituições de ensino do Distrito Federal que se destacam na adoção de práticas sustentáveis, em especial em relação ao uso racional dos recursos hídricos.

Publicado em 15 Março 2023      535

No Dia Mundial da Água, comemorado na próxima quarta-feira (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançará um selo educativo voltado ao reconhecimento de instituições de ensino do DF que apresentarem atividades relacionadas à sustentabilidade ambiental. 

Publicado em 21 Março 2023      436

Neste domingo (19/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizaram a Caminhada da Água, um evento gratuito em alusão ao Dia Mundial da Água, que reuniu centenas de pessoas no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. As inscrições para o evento se esgotaram 48h antes do grande dia, no qual foram distribuídos 1500 kits de camiseta e squeeze.

Publicado em 21 Março 2023      367

Nesta terça-feira (21/03), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou o Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa. Cerca de 80 pessoas assistiram às apresentações deste seminário, que é fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP.

Publicado em 16 Março 2023      731

Entre os dias 22 e 24 de março, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) realizarão o I Simpósio Água e Ambiente Construído. O órgão regulador sediará o primeiro dia do encontro (22/3), que ocorrerá entre 9h e 17h.

Publicado em 13 Março 2023      5623

Nessa edição a Adasa e a Caesb unem esforços para comemorar o Dia Mundial da Água trazendo a população do Distrito Federal para uma manhã com diversas atividades no Parque da Cidade.

Atividades educativas e recreativas para as crianças, alongamento e música para toda a família.

Publicado em 21 Março 2023      338

Inicia nesta terça-feira (21/3), o curso “Práticas e Vivências para Sustentabilidade Ambiental”. A formação, oferecida pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), é promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com órgãos do governo local.

Publicado em 20 Março 2023      440

Nesta terça-feira (21/03), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará um Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa. Esta é mais uma das diversas ações que a Adasa programou para a semana do Dia Mundial da Água.

Publicado em 02 Março 2023      431
Nesta quinta-feira (02/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para  obter subsídios e informações adicionais referente à proposta de alteração da resolução nº 03/2022, que disciplina os procedimentos a serem observados nos processos administrativos instaurados pelo prestador de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário que tenham por objetivo a correção de irregularidades praticadas por usuários ou a aplicação de sanções a estes.
 
Publicado em 01 Março 2023      421

Celebrado em março, o Mês das Águas contará com uma série de atividades que envolverão estudantes, comunidade científica e a população da capital federal em torno da preservação e do consumo responsável dos recursos hídricos.

Publicado em 28 Fevereiro 2023      417

Nesta terça-feira (28/02), o deputado distrital, Max Maciel, esteve na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para reunião com o diretor-presidente da instituição, Raimundo Ribeiro, além dos demais diretores Vinicius Benevides, Rogério Rosso, Apolinário Rebelo e Félix Palazzo.

Publicado em 22 Fevereiro 2023      2989

Um dos principais reservatórios de abastecimento do Distrito Federal – o Descoberto – atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. As últimas chuvas registradas na capital federal ocasionaram o vertimento da água reservada na barragem no final da tarde de ontem (21/02). A partir do momento que as águas passam a fluir pela estrutura do vertedouro, elas seguem o curso natural do rio Descoberto.

Publicado em 15 Fevereiro 2023      593
O diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Rogério Rosso, foi designado para a função de diretor-corregedor do órgão.
 
Publicado em 15 Fevereiro 2023      480

Em audiência pública realizada na terça-feira (14), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu o texto da minuta de resolução que prevê ação integrada entre prestadores de serviços públicos de esgotamento sanitário e de drenagem e manejo de águas pluviais.

Publicado em 10 Fevereiro 2023      446

ABAR emite nota sobre riscos ao ambiente regulatório do país

A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) se manifestou a respeito da emenda à Medida Provisória 1.154/2023, que propõe alterar a estrutura de funcionamento do modelo regulatório brasileiro, esvaziando as competências normativas e decisórias de 11 órgãos reguladores setoriais.

Publicado em 26 Janeiro 2023      549

O período de inscrição para o processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba -DF) foi prorrogado até o dia 3 de fevereiro, conforme Edital n° 1/2022. O titular eleito e seu suplente terão mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos ao cargo pelo mesmo período a partir da data da posse.

Publicado em 23 Dezembro 2022      801

Cerca de mil catadores vinculados à Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) participaram na quinta-feira (22/12) da Natal Solidário dos Catadores e Catadoras da rede. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi uma das instituições convidadas para a solenidade.

Publicado em 23 Dezembro 2022      902

Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) definiu os níveis de água que devem ser mantidos para assegurar a sustentabilidade quantitativa e qualitativa para os usos múltiplos do Lago Paranoá em 2023. A resolução foi publicada no DODF desta sexta-feira (23/12).

Publicado em 21 Dezembro 2022      1113

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) tem novo diretor. A nomeação de Rogério Schumann Rosso, que exercerá mandato de cinco anos, foi publicada na edição extra do DODF de terça-feira (20/12).

Publicado em 13 Dezembro 2022      1125

Na última sexta-feira (09/12), o Brasil elegeu três representantes no Conselho Mundial da Água. Foram eleitos para o mandato de três anos, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o presidente da ABAR, Vinicius Benevides, e o superintendente de Assuntos Regulatórios na Sabesp, Marcel Sanches.

Publicado em 08 Dezembro 2022      624

O período de chuvas no Distrito Federal chegou, mas a prática do uso racional da água não pode ser esquecida pela população. Esta é a mensagem que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) quer transmitir em sua nova campanha de utilidade pública lançada no início desta semana.

Publicado em 07 Dezembro 2022      777

Nesta terça-feira (5/12), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro acompanhou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinicius Benevides, no evento pré Cúpula da ONU sobre águas subterrâneas 2022, em Paris, onde foi assinado o memorando de intenções entre a ABAR e o Office International de L’eau (OiEau) - entidade francesa que atua no desenvolvimento de competências para uma melhor gestão da água.

Publicado em 05 Dezembro 2022      772

O diretor da Adasa Vinícius Benevides esteve presente na cerimônia que marcou os vinte e cinco anos da posse da primeira diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Publicado em 24 Novembro 2022      882

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quinta-feira (24/11) audiência pública para discutir a alteração da Resolução n° 18/2018, que dispõe sobre operação, manutenção e monitoramento de aterros sanitários do Distrito Federal.

Publicado em 23 Novembro 2022      1478

Foi publicado no DODF desta quarta-feira (23/11) os percentuais do Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2022 dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A correção, definida a partir de cálculos realizados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), é 9,64% para a categoria residencial e de 7,46% para a categoria não residencial.

Publicado em 23 Novembro 2022      959

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no DODF desta quarta-feira (23/11) Resolução nº 11, que estabelece os preços públicos a serem cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil. 

Publicado em 23 Novembro 2022      871

Nesta terça-feira (22/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Manual de Boas Práticas: Controle da erosão do solo e manejo de sedimentos e outros contaminantes em canteiro de obras. O objetivo é compartilhar melhores práticas para a redução dos impactos ambientais negativos das obras civis na qualidade das águas superficiais e assoreamento dos corpos hídricos do Distrito Federal. 

Publicado em 08 Novembro 2022      954
Nesta terça-feira (08/11), o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Sérgio Costa, esteve na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para reunião com o diretor-presidente da instituição, Raimundo Ribeiro.
 
Publicado em 04 Novembro 2022      822

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta quinta-feira (4/11), audiência pública para receber contribuições à minuta de resolução que aprova o Plano de Exploração dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Distrito Federal entregue pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Cerca de 100 pessoas acompanharam a reunião.

Publicado em 04 Novembro 2022      674

Nesta quinta-feira (3/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do webinário “Mediação, conciliação e arbitramento de Conflitos na Regulação de Serviços Públicos”, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).

Publicado em 26 Outubro 2022      709

Com as mãos sujas de terra e olhar atento, vinte cinco alunos da creche do Centro de Educacional SDA de Planaltina-DF tiveram uma aula prática de cuidados com o meio ambiente na manhã de terça-feira (25/10). A experiência que propiciou o contato dos pequenos com a natureza e resultou no plantio de 200 mudas de espécies nativas do cerrado faz parte da quarta edição do Projeto Produtor de Água Mirim, promovido pela Adasa e parceiros do Programa Produtor de Água do Pipiripau.

Publicado em 24 Outubro 2022      659

De 17 a 21 de outubro, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) participou da V Feira de Ciências da Embrapa Hortaliças. Com o mote “Pesquisadores do futuro: Inclusão de crianças e jovens do DF e entorno no mundo da Ciência", o evento reuniu cerca de 5 mil participantes.

Publicado em 17 Outubro 2022      733

No Dia das Crianças (12/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, por meio do programa Adasa na Escola, ação interativa no Zoológico de Brasília. O objetivo foi sensibilizar adultos e crianças sobre a importância do uso racional da água e do descarte correto dos resíduos sólidos.

Publicado em 06 Outubro 2022      1212

 A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) recebeu no último mês alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF 2) da Estrutural para uma manhã de atividades educativas na sede do órgão. A ação faz parte da parceria do Programa Adasa na Escola com a Universidade de Brasília (UnB), campus Ceilândia.

Publicado em 05 Outubro 2022      790

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) dá início nesta quarta-feira (5/10) à consulta pública que trata do reajuste anual dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.

Publicado em 01 Julho 2022      1620

Nesta sexta-feira (01/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e demais instituições parceiras, celebraram os 10 anos da assinatura do primeiro contrato do Produtor de Água no Pipiripau.

Publicado em 29 Junho 2022      1727

Nesta sexta-feira (01/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) irá celebrar os 10 anos da assinatura do primeiro contrato do Produtor de Água no Pipiripau. Na ocasião serão apresentados os resultados do projeto na bacia hidrográfica e entregues cheques simbólicos a sete novos produtores rurais cadastrados. Com a incorporação das novas propriedades, o projeto alcança a marca de 210 contratos assinados desde a sua implementação.    

Publicado em 24 Junho 2022      877

Nesta sexta-feira (24/06),  a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), representada pelo diretor Apolinário Rebelo, participou do lançamento do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal em evento realizado no Parque de Exposições Granja do Torto.

Publicado em 09 Junho 2022      960
Nesta quarta-feira (8/6), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou, em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU - DF), uma campanha sobre o descarte de resíduos provenientes de pequenas obras. Além disso, também foi lançado o Painel de Informações de Resíduos Sólidos, uma ferramenta que já está disponível no site institucional da Agência e apresenta de forma objetiva e acessível os dados relacionados à gestão de resíduos sólidos urbanos no DF.
 
Publicado em 07 Junho 2022      1185
Móveis abandonados em locais descampados. Bueiros obstruídos. Entulhos, restos de obras e podas acumulados em terrenos baldios. São cenas que se repetem todos os anos no Distrito Federal. Só em 2021, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) retirou uma média mensal de aproximadamente 51 mil toneladas de entulhos das ruas do DF.
 
Publicado em 06 Junho 2022      912

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), visitou hoje (6/6), a Escola Classe 05 de Sobradinho, instituição que foi escolhida por se destacar na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, que incluem a reutilização de água dos bebedouros e da cozinha, e o plantio de espécies nativas na região do ribeirão Sobradinho.

Publicado em 03 Junho 2022      925

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou um workshop para apresentação de propostas de remodelagem de processos relacionados às informações utilizadas para cálculo de indicadores do Plano de Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS). As propostas apresentadas fazem parte do Produto 2 do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Agência e o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) para o aprimoramento de processos de geração e gestão das informações produzidas pelo prestador dos serviços públicos.

Publicado em 02 Junho 2022      755

Nesta quinta-feira (2/6), o diretor presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, participou da solenidade de posse dos diretores Hélvio Guerra e Ricardo Tili na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Na oportunidade, Ribeiro também representou a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR).

Publicado em 02 Junho 2022      757

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) irão celebrar na segunda-feira (6/6) o Dia Mundial do Meio Ambiente, data comemorada em 5 de junho. O evento será realizado na Escola Classe 05 de Sobradinho, instituição de ensino escolhida por se destacar na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

Publicado em 30 Mai 2022      795

Na sexta-feira (27/5) cerca de 600 estudantes da Escola Classe 05 de Sobradinho assistiram a aula espetáculo do projeto de educação ambiental Adasa na Escola. Durante a visita que marcou o início das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) realizadas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), foram abordados temas relacionados à missão institucional do órgão.  

Publicado em 23 Mai 2022      1138

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, elogiou nesta segunda-feira (23/5) a entrevista concedida pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinícius Benevides, que também é membro da diretoria colegiada do órgão, à jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense. 

Publicado em 20 Mai 2022      1355

Nesta quinta-feira (19/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), reuniu representantes de empresas perfuradoras de poços para apresentar a Resolução nº001, de 16 de março de 2022, que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços manuais e tubulares no DF.

Publicado em 16 Mai 2022      922

Nesta sexta-feira (13/05), o diretor-presidente da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e o diretor da Adasa e presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinicius Benevides, receberam o secretário de obras do Distrito Federal, Luciano Carvalho, e o subsecretário de acompanhamento ambiental e políticas de saneamento da secretaria de obras do DF, Aldo Fernandes. Na reunião foram abordados possíveis trabalhos conjuntos.

Publicado em 13 Mai 2022      971

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) retomou, na semana passada, as atividades da “Ouvidoria Itinerante” para esclarecer dúvidas em relação aos serviços prestados e receber denúncias ou reclamações de prestadores de serviços regulados pela Agência.

Publicado em 02 Mai 2022      1452

a última quinta-feira (28/04), a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2022, ocasião em que estiveram reunidos dirigentes de agências reguladoras federais e infranacionais, para eleger a nova diretoria da entidade.

Publicado em 02 Mai 2022      1386

A equipe da Superintendência de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou na sexta-feira (29/4) da formatura de alunos do curso de formação de policiais ambientais do DF. A solenidade ocorreu no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), na Candangolândia.

Publicado em 06 Abril 2022      1881

A Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta terça-feira (5/4) audiência pública virtual com o objetivo de apresentar proposta de reajuste tarifário anual dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Publicado em 01 Abril 2022      1153
Cerca de cento e vinte crianças e adolescentes acompanharam na quinta-feira (31/3) o encerramento oficial do Mês da Água, durante evento realizado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na sede da autarquia. Além dos jovens e dos membros da diretoria colegiada do órgão, composta pelo diretor-presidente, Raimundo Ribeiro, e pelos diretores Vinícius Benevides, Jorge Werneck, Félix Palazzo e Apolinário Rebelo, servidores e autoridades do Governo do Distrito Federal (GDF) prestigiaram as ações programadas para o dia.
Publicado em 31 Março 2022      920

Se encerra hoje (31/3) o mês em que diversos países voltam seus olhos para os desafios acerca de um dos ativos mais valiosos do mundo – a água. O enfoque dado nesta época em prol da valorização desse recurso essencial à vida surgiu há trinta anos, na ocasião em que Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou – durante a Eco 92 – a criação do Dia Mundial da Água, data celebrada em 22 de março.

Publicado em 29 Março 2022      1060

Na manhã desta terça-feira (29/3), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, abriu o I Fórum de Sustentabilidade do DF, evento promovido pela Escola de Governo (EGOV-DF). Em sua fala, Ribeiro lembrou do papel das crianças na sensibilização de gerações que durante a infância não tiveram acesso a informações sobre práticas capazes de reduzir impactos ambientais.

Publicado em 24 Março 2022      1252

Nesta quarta-feira, 24/03, os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançaram, no 9º Fórum Mundial da Água, publicação referente à oitava edição do evento, que aconteceu em 2018, no Brasil.

Publicado em 29 Março 2022      1380

 As atividades alusivas ao Dia Mundial da Água começaram desde o mês passado, quando a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou a Gincana da Água 2022.

Publicado em 23 Março 2022      817
Nos dias 19 e 20 de março, os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinícius Benevides e Jorge Werneck, participaram da 77º Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), representando a Abar e Adasa, respectivamente. O  superintendente de Planejamento e Projetos Especiais, Carlos Pinheiro, participou como observador .
Publicado em 22 Março 2022      1284

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do evento “Um Mergulho na Fonte da Vida”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), no restaurante Comunitário de Sobradinho II.

Publicado em 21 Março 2022      1157

Começou hoje (21/3), em Dakar (Senegal), a 9ª edição da maior conferência global sobre água: o Fórum Mundial da Água, com o tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.

 

Publicado em 21 Março 2022      1354

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança, nesta segunda-feira (21/3), a campanha institucional referente ao Dia Mundial da Água. O objetivo é incentivar o consumo responsável dos recursos hídricos do Distrito Federal, bem como informar a população sobre as diversas formas de se economizar, reutilizar e preservar esse bem tão precioso.

Publicado em 18 Março 2022      1197

Foi publicado no DODF de quinta-feira (17/3) resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços tubulares e manuais no DF. 

Publicado em 14 Março 2022      1080

Após mais de um ano de atendimentos remotos e híbridos em razão da pandemia, 890 alunos das escolas classe 403 Norte e Dom Bosco, em São Sebastião, conheceram na última semana as dinâmicas socioeducativas do Programa Adasa na Escola.

Publicado em 11 Março 2022      819

Na próxima terça-feira (15/3) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública por videoconferência

Publicado em 10 Março 2022      885

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) encerra no domingo (13/3) o período de inscrições para a 4ª Edição do curso Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas escolas do DF. As aulas ocorrerão na modalidade híbrida, com encontros síncronos e presenciais, entre os dias 22 de março e 5 julho deste ano.

Publicado em 09 Março 2022      713

Nesta quarta-feira (09/03), o deputado distrital, Reginaldo Veras, esteve na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Publicado em 05 Março 2022      1053

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) irá se unir a ciclistas de diversas instituições governamentais no Passeio Ciclístico da Água, que ocorrerá no dia 19 de março, na Floresta Nacional de Brasília (Flona). 

Publicado em 03 Março 2022      722

Foi publicado no DODF desta quinta-feira (3/3) o resultado do Fórum que elegeu os novos membros do Conselho de Consumidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Os conselheiros irão atuar como um canal de comunicação entre usuários dos serviços de saneamento, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a concessionária.

Publicado em 23 Fevereiro 2022      823

Na última sexta-feira (18/02), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o diretor Vinícius Benevides se reuniram com representantes da Emater e da CLDF, para receberem as demandas acerca da área rural da região administrativa de Brazlândia.

Publicado em 16 Fevereiro 2022      1226

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), acaba de lançar a Gincana da Água.

Publicado em 15 Fevereiro 2022      732

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e os diretores Vinícius Benevides e Jorge Werneck participaram na segunda feira (14/2) da 76ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro ocorreu de forma virtual, com transmissão direta da sede do órgão, em Marselha, na França, e contou com a presença de cerca de 60 representantes de diversos países.

Publicado em 25 Fevereiro 2022      603

Nesta sexta-feira (25/02), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e os diretores, Vinicius Benevides e Apolinário Rebelo, receberam o diretor de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Dr. Aldo Barros Jr. e equipe. A visita de cortesia teve como tema assuntos relacionados ao Programa Novo Mercado de Gás.

Publicado em 14 Fevereiro 2022      1372

O reservatório de Santa Maria, localizado no Parque Nacional de Brasília, atingiu na tarde desta segunda-feira (14/2) 100% do seu volume útil. O evento ocorre um ano após o primeiro transbordamento de 2021, quando o reservatório alcançou 1.072 metros, o que corresponde a 61,31 milhões de metros cúbicos de água.

Publicado em 03 Fevereiro 2022      849

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) está realizando uma pesquisa junto à população do DF para mensurar índices de satisfação relacionados aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A coleta dos dados, referentes aos anos de 2020 e 2021, acontece por telefone e em residências até o dia 23 de fevereiro.

Publicado em 01 Fevereiro 2022      995

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o diretor Vinícius Benevides receberam nesta terça-feira (1/2) a ministra-conselheira da Embaixada da Indonésia em Brasília, Makhya Suminar, e o assessor de Assuntos Políticos, Albert Leopold Pondaag. Durante a visita, foi apresentada a proposta do país, que é candidato a sediar, na província de Bali, o 10º Fórum Mundial da Água, em 2024. 

Publicado em 26 Janeiro 2022      988

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou nesta terça-feira (25/1), em audiência pública virtual, proposta de alteração da Resolução nº 14/2011, que estabeleceu as condições gerais para a prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do DF. A reunião, presidida pelo diretor Jorge Werneck, contou com a participação de mais de 80 pessoas.

Publicado em 24 Janeiro 2022      807

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará nesta terça-feira (25/01), às 10h, audiência pública virtual para obter subsídios e informações para alteração da Resolução nº 14/2011, que trata das condições gerais para a prestação e utilização de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Distrito Federal.

Publicado em 14 Janeiro 2022      2910

No final da tarde de ontem (13/01), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últimos dias contribuiu para que o manancial - responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal – vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso.

Publicado em 03 Janeiro 2022      1793

No apagar das luzes de 2021, mais uma boa notícia para o Distrito Federal. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) firmaram convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover ações de conservação de água e solo na bacia hidrográfica do rio Descoberto, com investimentos de 2 milhões para a região. O convênio, que prevê ações de revitalização ambiental, terá vigência de três anos.

Publicado em 29 Dezembro 2021      1028

O Governo do Distrito Federal (GDF) promove até o dia 2 de janeiro campanha de arrecadação de donativos para assistência humanitária às vítimas das chuvas torrenciais que vem afetando o sul da Bahia nas últimas semanas.

Publicado em 16 Dezembro 2021      1066

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quarta-feira (15/12), em sua sede, um encontro com jornalistas locais de diferentes veículos de comunicação. O objetivo foi fortalecer o relacionamento com a imprensa, que indiretamente contribui com o trabalho realizado pelo órgão, à medida que apura e noticia informações de interesse público ao mesmo tempo que desperta na população a necessidade de mudanças de hábitos.

Publicado em 09 Dezembro 2021      1550

Nesta quinta-feira (9/12), data em que se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de 100% no cumprimento do Índice de Transparência Ativa (ITA) 2021.

Publicado em 07 Dezembro 2021      2174

Foi publicada nesta terça-feira (7/12) resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que define os níveis altimétricos da água que devem ser mantidos no lago Paranoá em 2022. A medida, estabelecida anualmente pela Agência, desde 2010, tem o objetivo de garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos para os usos múltiplos do manancial.

Publicado em 06 Dezembro 2021      1216
Nesta segunda-feira (06/12), o diretor presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, a superintendente de Resíduos Sólidos, Elen Dânia dos Santos, e o secretário geral substituto da Agência, Nelson Moço, foram agraciados com a Medalha do Mérito Buriti.
Publicado em 01 Dezembro 2021      1052

Nesta quarta-feira (1/12), às 14h30, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará, em parceria com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad/GO), Seminário sobre Segurança de Barragens. O evento faz parte do quadro de metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão).

Publicado em 29 Novembro 2021      1180

Foi publicada no DODF desta segunda-feira (29/11), Resolução n° 11 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que trata do reajuste anual dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil. O ato normativo altera a Resolução nº 14, de 15 setembro de 2016.

Publicado em 26 Novembro 2021      978

O XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), com o apoio do Governo de Minas Gerais, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e de outras instituições parceiras, chegou ao fim nesta sexta-feira (26/11), após sete dias de intensos debates que envolveram diversos temas relacionados à gestão da água e do saneamento básico.

Publicado em 24 Novembro 2021      1245

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e os diretores Vinícius Benevides, Jorge Werneck e Apolinário Rebelo participaram na terça-feira (23/11) da cerimônia de assinatura do Marco Regulatório da bacia hidrográfica do rio São Marcos.

Publicado em 22 Novembro 2021      617

A abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizada em modelo híbrido (presencial e on-line) na noite de domingo (21/11), reuniu mais de 800 pessoas, entre representantes de órgãos públicos e privados, pesquisadores, profissionais de diversos setores, estudantes e membros da sociedade civil.

Publicado em 20 Novembro 2021      915

Começa amanhã (21/11), em Belo Horizonte (MG), o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que nesta edição tem como tema central “Água em Pauta: Múltiplas Dimensões”.

Publicado em 18 Novembro 2021      1031

O canto das cigarras que anuncia a chegada do período de chuvas no Distrito Federal traz também um alerta sobre o acúmulo de lixo em bocas de lobo e galerias pluviais, problemas que provocam enchentes e alagamentos já conhecidos pela população. Pensando nisso, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou nesta quinta-feira (18/11), no Youtube,  campanha de conscientização para provocar o cidadão sobre a importância do descarte correto de resíduos.

Publicado em 17 Novembro 2021      880

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (17/11) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), na modalidade híbrida, foi discutida proposta de resolução para instituir o Manual de Elaboração e Avaliação dos Projetos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).

Publicado em 17 Novembro 2021      886

Foi realizada nesta terça-feira (16/11) a 75ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro, que ocorreu de forma híbrida, contou com a participação presencial de representantes de diversos países, na sede do órgão, em Marselha (FR), e de membros do quadro de governadores que acompanharam virtualmente a sessão. Entre eles, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e os diretores da Agência Jorge Werneck e Vinícius Benevides.

Publicado em 11 Novembro 2021      3404

Confira como foi a participação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal no segundo dia do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª ExpoABAR. O evento, realizado em Foz do Iguaçu (PR), reúne mais de 800 pessoas que participam, até amanhã (12/11), de painéis, palestras e debates sobre todos os setores regulados da infraestrutura nacional.

Publicado em 11 Novembro 2021      888

Até sexta-feira (12/11), o XII Congresso Brasileiro de Regulação reunirá representantes de agências reguladoras nacionais, estaduais, municipais e intermunicipais, autoridades governamentais, acadêmicos, especialistas e membros da sociedade civil em torno da discussão sobre o “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, tema central da edição deste ano do evento que é considerado o mais importante sobre a temática do país.

Publicado em 11 Novembro 2021      823

 Cerca de 800 pessoas acompanharam a solenidade de abertura do XII Congresso Brasileiro de Regulação, no auditório do Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, reúne representantes de 60 agências ligadas à Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), concessionárias e prestadoras de serviços públicos, entidades e órgãos governamentais, especialistas na temática regulatória, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade civil.

Publicado em 08 Novembro 2021      892

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcará presença no maior evento sobre temas regulatórios realizado no país - o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª ExpoABAR. O encontro bianual, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), será realizado na modalidade presencial, entre os dias 10 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Publicado em 06 Novembro 2021      1099

Na quinta-feira (4/11), o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) Vinícius Benevides recebeu das mãos do governador em exercício, Paco Britto, homenagem durante cerimônia do prêmio “Melhores do Ano 2021”. 

Publicado em 05 Novembro 2021      931

Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (5/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou minuta de resolução que disciplina diretrizes para implantação e gestão do aproveitamento e reúso de água não potável em edificações residenciais, comerciais e públicas no DF.

Publicado em 04 Novembro 2021      1182

O diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e vice-presidente Centro-Oeste da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinícius Benevides, participou, na quarta-feira (27/10), de reunião para lançamento do relatório “The Governance of Regulators – Driving Performance at Brazil’s Eletricity Regulatory Agency”, produzido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Publicado em 29 Outubro 2021      983

Na próxima sexta-feira (5/11) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública por vídeoconferência, às 10h, para colher contribuições relacionadas ao texto da minuta de resolução que traz diretrizes para o aproveitamento de água pluvial e reúso de água cinza (proveniente de chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e máquinas de lavar roupa) em edificações residenciais, comerciais e públicas.

Publicado em 01 Outubro 2021      1436

Entrou em vigor nesta sexta-feira (1°/10) Resolução nº 96/2021, da Agência Nacional de Águas (ANA), que delega atividades de fiscalização e sanção de uso de rios de domínio da União localizados no DF à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Publicado em 24 Setembro 2021      1850

Nesta sexta-feira (24/9), a Adasa recebeu a visita cortesia do presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR, Marcelo Nunes de Oliveira.

Na ocasião estiveram presentes o presidente Raimundo Ribeiro e o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro. O objetivo foi conhecer melhor o funcionamento da agência e estreitar o relacionamento.

Publicado em 20 Setembro 2021      1653

Este ano, a 10ª edição da Semana Lago Limpo, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) desde 2011, e a 2ª Regata Ecológica Naval da Marinha do Brasil ocorreram de forma concomitante com o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). No evento conjunto, realizado neste sábado (18/9) com o apoio de voluntários e de outras instituições, mais de duas toneladas de resíduos foram retiradas do Lago Paranoá.

Publicado em 16 Setembro 2021      1872

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta, em um único dia. A quarta edição do evento será realizada no próximo sábado (18/9). Em Brasília, a limpeza será feita no perímetro do Lago Paranoá, cartão postal da capital do país.

Publicado em 26 Agosto 2021      1672

A Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) aprovou, nesta quarta-feira (26/8), a revisão do segundo ciclo da sua Agenda Regulatória (AR), referente ao biênio 2021-2022. O objetivo é atualizar os cenários e incorporar novas demandas do ambiente regulatório.

Publicado em 05 Agosto 2021      1468
O programa de educação ambiental - Adasa na Escola, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), lança, nesta quinta-feira (5/8), uma novidade para estimular a consciência ambiental de alunos do ensino infantil na volta às aulas.  O produto audiovisual, que poderá ser conferido nas apresentações do projeto e na plataforma YouTube, é o novo episódio do desenho musical Caninópolis.
Publicado em 24 Agosto 2021      1183
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, na última sexta-feira (20/8), de reunião de revisão do marco regulatório para uso de recursos hídricos superficiais na bacia do rio São Marcos, que abrange áreas do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.

Publicado em 29 Julho 2021      2775

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) se tornou a primeira entidade reguladora do país a aplicar a metodologia completa do Projeto Acertar. O método, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), possibilita a avaliação precisa de dados fornecidos por empresas prestadoras de serviços públicos de água e esgotamento sanitário ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Publicado em 30 Julho 2021      1203

Com o objetivo de contribuir para a inclusão digital de crianças e adolescentes, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta sexta-feira (30/7), doação de equipamentos de informática para sete escolas da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho.

Publicado em 28 Julho 2021      1086

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, representou a agência na solenidade de sanção da lei que cria a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF).  O ato, realizado nesta quarta-feira (28/7) pelo governador Ibaneis Rocha, representa um marco histórico para educação pública no DF.    

Publicado em 20 Julho 2021      1187

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará no dia 3 de agosto, às 9h, audiência pública virtual para obter subsídios e informações adicionais referente a minuta de Resolução que sugere diretrizes para a instituição do Cadastro de Agentes Perfuradores de Poços no DF.

Publicado em 28 Julho 2021      827

No dia 28 de julho comemoramos o Dia do Agricultor. A data foi instituída em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura.

Publicado em 02 Julho 2021      1366

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou nesta sexta-feira (2/7), no DODF, Resolução n° 8 que estabelece as curvas de referência para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria até dezembro de 2021.  

Publicado em 02 Julho 2021      1174

A diretoria colegiada da Adasa participou, na terça-feira (29/6), da 74ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro foi realizado de forma híbrida, com participação virtual e presencial de representantes de diversos países, na sede do órgão, em Marselha, na França.

Publicado em 24 Junho 2021      1588

Foi publicado no DODF desta quarta-feira (23) chamamento público da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), voltado para produtores rurais da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau interessados em participar do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no âmbito do Projeto Produtor de Água.

Publicado em 16 Junho 2021      2333

Produtores rurais do DF terão mais um incentivo para participar de programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Produtor de Água. Isso porque a compensação financeira pela recuperação e conservação ambiental terá um orçamento garantido, justamente no ano em que foi lançado, na ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.

Publicado em 14 Junho 2021      1291

A  Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-diretor da agência Antonio Luiz Barbosa Alencastro. O advogado fez parte do quadro da diretoria do órgão no período entre setembro de 2007 e agosto de 2009.

Publicado em 21 Junho 2021      1242

Com a chegada do período de estiagem na região Centro-Oeste, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) lança nesta segunda-feira (21/6) campanha de utilidade pública, que aborda por meio da literatura de cordel a importância da manutenção do consumo responsável da água. Com o conceito “Água, Use, Não Abuse e Economize”, as ações planejadas se estenderão até o início de outubro, quando geralmente se intensificam os efeitos da seca no DF.

Publicado em 02 Junho 2021      1076

Você já conhece o Adasa Na Escola? Trata-se de um programa educativo da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que utiliza de diversas ferramentas lúdicas com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes das escolas do DF a se tornarem os guardiões da água e atuarem como multiplicadores da prática do consumo consciente. E agora temos mais uma novidade: atendimento a escolas bilingues.

Publicado em 14 Junho 2021      1047

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) abriu consulta pública para colher contribuições e informações adicionais referente ao Relatório da Análise de Impacto Regulatório (AIR) que trata do processo de alocação negociada de água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Extrema.

Publicado em 30 Abril 2021      3527

Nesta sexta-feira (30 de abril) foi publicada resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) sobre alterações na estrutura tarifária e nos valores das tarifas da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que entrarão em vigor no dia 1º de junho.

Publicado em 25 Mai 2021      1109

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) abriu nesta segunda-feira (24/5) consulta pública para colher contribuições e informações adicionais referente ao Relatório da Análise de Impacto Regulatório (AIR) que trata do processo de alocação negociada de água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jardim.

Publicado em 14 Abril 2021      1343

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou, em audiência pública virtual realizada na segunda-feira (12/4), conforme previsto no Contrato de Concessão firmado entre a concessionária e o poder concedente, proposta de alteração das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb). 

Publicado em 21 Mai 2021      1215

Na última sexta-feira (14/05), a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) participou de audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa, para discutir a situação do Rio Melchior, que tem sido afetado por vazamentos criminosos de despejos de esgoto.

Publicado em 08 Abril 2021      1400

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu, em audiência pública realizada por videoconferência na terça-feira (6/4), minuta de Resolução que define normas para que recursos destinados pela concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no DF, estejam previstos nas tarifas de água e esgoto.

Publicado em 01 Abril 2021      1322

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na terça-feira (06/04), audiência pública virtual para obter subsídios e informações adicionais referente a minuta de resolução que estabelece normas para o reconhecimento, na tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de valores destinados pela concessionária para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e disciplina as regras para análise dos projetos prioritários e a forma de apresentação de seus resultados.

Publicado em 06 Abril 2021      1685
De 23 a 26 de março, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi a instituição anfitriã da primeira rodada de reuniões ordinárias das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) em 2021.
 
Publicado em 05 Abril 2021      1715

Na última quinta-feira, 1º de abril, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro; e os diretores Vinícius Benevides e Jorge Werneck participaram da 73º Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro ocorreu de forma virtual, com transmissão direta da sede do órgão, em Marselha, na França, e contou com a presença de cerca de 60 representantes de diversos países.

Publicado em 24 Março 2021      2448

 A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) acaba de lançar, nesta quarta-feira (24/3), o Manual de Outorgas. O documento, que já está disponível para download, poderá ser utilizado como ferramenta para orientação e análise no processo de concessão de outorgas, contribuindo para uma gestão mais transparente e sustentável dos recursos hídricos do DF.

Publicado em 26 Março 2021      1545

Este ano começou com um desafio para a equipe do Programa Adasa na Escola: realizar as apresentações de forma remota, em função da pandemia de Covid-19. As ações educativas tiveram início na segunda-feira 15/3, com a participação de 592 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio da Escola Salesiana de Brasília. O encontro ocorreu por meio da plataforma Teams e teve boa aceitação dos estudantes e dos professores.

Publicado em 25 Fevereiro 2021      1278

Nesta segunda-feira (22), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) assinou, junto com outras 16 instituições, o Termo de Cooperação Técnica para a implementação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal, que tem como objetivo estabelecer eixos de desenvolvimento e as condições estruturantes para o planejamento das ações do setor pelos próximos 20 anos.

Publicado em 23 Março 2021      1155
Em celebração ao Dia Mundial da Água, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, participou da abertura do evento virtual organizado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/DF), para divulgação de estudo sobre a sustentabilidade das bacias do DF.
Publicado em 09 Fevereiro 2021      1400

Na última sexta-feira (5/2), a Diretoria Colegiada da ADASA recebeu visita do Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles de Araújo. Durante o encontro, foram elencadas possíveis ações conjuntas em busca de maior articulação e integração entre os órgãos,  com o objetivo de repensar o Distrito Federal por meio de um plano de desenvolvimento rural.

Publicado em 22 Março 2021      2072

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança campanha institucional com o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população brasiliense.
Com o conceito Quem tem água, cuida. O maior presente é ter água no futuro, as peças publicitárias incentivam a manutenção do consumo responsável dos recursos hídricos no ambiente rural e urbano.

Publicado em 03 Fevereiro 2021      1757

A Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu na manhã desta quarta-feira (3/2) visita do diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, e do diretor de Urbanização da companhia, Sérgio Lemos. O objetivo do encontro foi fortalecer a integração e articulação entre os órgãos no que tange à necessidade de aprimorar a prestação dos serviços públicos de drenagem urbana e manejos das águas pluviais no Distrito Federal.

Publicado em 29 Janeiro 2021      1836

A Diretoria Colegiada da Adasa, no momento em que o Projeto Produtor de Água no Pipiripau é reconhecido mundialmente por obter o segundo lugar no prêmio Water ChangeMaker oferecido pela Global Water Partnership - GWP, vem a público celebrar a parceria com as instituições que diuturnamente trabalham para o alcance dos objetivos do Projeto. 

Publicado em 26 Janeiro 2021      1675

Nesta segunda-feira (25/01), os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) Felix Palazzo e Apolinário Rebelo visitaram as instalações da Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), localizada no P Sul, em Ceilândia. A ida ao local faz parte de uma programação para que os novos membros da diretoria colegiada da Agência conheçam as estruturas operacionais da autarquia.

Publicado em 18 Janeiro 2021      2712

O Projeto Produtor de Água na Bacia do Ribeirão Pipiripau, coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), é um dos 12 finalistas do concurso "Water ChangeMaker Awards" (Produtores de Mudanças em Relação à Água). A premiação, promovida pela Global Water Partnership (GWP), reconhece iniciativas mundiais que promovem mudanças socioambientais por meio de questões relacionadas à água. A escolha do vencedor do prêmio será decidida por júri técnico e votação popular, que ocorre até o dia 25 de janeiro por meio de plataforma on-line.

Publicado em 23 Janeiro 2021      1811

Nesta sexta-feira (22/01), diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) realizaram visita ao Aterro Sanitário de Brasília (ASB). Essa é a primeira de duas visitas programadas para que a nova diretoria colegiada possa conhecer a estrutura das instalações do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

Publicado em 12 Janeiro 2021      1638

O aperfeiçoamento da metodologia utilizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na composição da tarifa dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) foi apresentado nesta terça-feira (12/01) durante audiência pública realizada virtualmente.

Publicado em 11 Janeiro 2021      1142

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) manterá aberta até o dia 25/1 consulta pública para receber contribuições à minuta de resolução que altera o ato normativo n° 09, de 13 de julho de 2016, que estabelece diretrizes para a constituição, organização e funcionamento do Conselho de Consumidores dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do DF.  O objetivo da revisão é melhorar o funcionamento do órgão consultivo e aumentar a efetividade das ações e atribuições do colegiado.

Publicado em 04 Janeiro 2021      1293

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na terça-feira (12/01), audiência pública virtual para obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de Resolução que institui os demais módulos que completarão o Manual de Revisão Tarifária – MRT dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Distrito Federal.

Publicado em 15 Janeiro 2021      901

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) prorrogou até o dia 10 de fevereiro, as inscrições para o credenciamento e a participação no processo seletivo para preenchimento das vagas destinadas à sociedade civil no Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado (CDRBC).

Publicado em 31 Dezembro 2020      1327

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) abriu nesta semana o período de consulta pública à minuta de resolução que altera o ato normativo n° 09, de 13 de julho de 2016, que estabelece diretrizes para a constituição, organização e funcionamento do Conselho de Consumidores dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do DF.  O objetivo da revisão é melhorar o funcionamento do órgão consultivo e aumentar a efetividade das ações e atribuições do colegiado.

Publicado em 08 Janeiro 2021      1351

O almirante Rodolfo Henrique de Saboia é o novo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Saboia tomou posse do cargo nesta sexta-feira (8/01) durante cerimônia realizada na sede da Agência, no Rio de Janeiro. Em razão da pandemia no novo Coronavírus, o evento contou com a participação de convidados por meio de plataforma online.

Publicado em 22 Dezembro 2020      2494

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) adiou, de 1º de janeiro para 1º de junho de 2021, o reajuste anual tarifário dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A decisão foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (21/12).

Publicado em 21 Dezembro 2020      1593

Nesta sexta-feira (18/12), a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal - Adasa, representada pelo diretor Félix Palazzo, participou da Campanha Nosso Natal 2020, uma ação social idealizada por Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF, sob a coordenação da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, com apoio de outros órgãos do GDF.

Publicado em 21 Dezembro 2020      1437
O Projeto Produtor de Água na Bacia do Ribeirão Pipiripau está entre os 12 finalistas no concurso internacional "Water ChangeMaker Awards" (Produtores de Mudanças em Relação à Água). Ao todo, 340 projetos, de mais de 80 países, concorreram à premiação.
Publicado em 17 Dezembro 2020      1704

Com o objetivo de garantir a sustentabilidade e assegurar os usos múltiplos do Lago Paranoá, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou, no DODF desta quarta-feira (16/12), resolução que define os níveis mínimos da água que devem ser mantidos no manancial durante o próximo ano. A medida é estabelecida anualmente, desde 2010.

Publicado em 09 Dezembro 2020      2163

O ex- procurador do Distrito Federal Felix Palazzo assumiu na terça-feira (8/12) cargo na diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). No final de novembro, a indicação de Palazzo foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), após sabatina, e em 1º de dezembro foi aprovada pelo plenário.

Publicado em 09 Dezembro 2020      1244
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu neste mês de dezembro, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de 100% no cumprimento do Índice de Transparência Ativa 2020.
 
Publicado em 02 Dezembro 2020      1656

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou nesta quarta-feira (2/12) da inauguração do Complexo Integrado de Reciclagem do DF (CIR/DF), localizado na Cidade Estrutural. No local, funcionarão duas centrais de triagem e reciclagem (CTRs), que receberão resíduos provenientes da coleta seletiva, e uma Central de Comercialização (CC).

Publicado em 07 Dezembro 2020      1715

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) alcançou 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA) em 2020. O índice, realizado em forma de ranking pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), analisa se órgãos, secretarias e entidades públicas do Distrito Federal estão cumprindo a Lei Distrital de Acesso à Informação (LAI). Para atingir a meta, os órgãos devem divulgar nos respectivos sítios eletrônicos, informações de interesse coletivo e de caráter institucional, relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.

Publicado em 02 Dezembro 2020      1429

Foi publicada no DODF desta terça-feira (2/12), Resolução n° 20 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que trata da revisão periódica e de reajuste anual dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil. O ato normativo altera a Resolução nº 14, de 15 setembro de 2016. (http://www.adasa.df.gov.br/images/stories/anexos/8Legislacao/Res_ADASA/Resolucao014_2016.pdf)

Publicado em 13 Novembro 2020      1323

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na segunda-feira (16/11), audiência pública virtual para receber subsídios e informações adicionais à minuta de Resolução que altera o ato normativo n° 14, de 15 setembro de 2016, que trata dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) nas atividades de gerenciamento dos resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.

Publicado em 19 Novembro 2020      1487

A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu início na última semana a uma série de reuniões que realizará com prestadores de serviços regulados pelo Agência e órgãos envolvidos com atividades desempenhadas pela instituição. O objetivo dos encontros é discutir desafios da gestão de recursos hídricos e a qualidade dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana no DF.

Publicado em 12 Novembro 2020      1394

A partir do dia 1º de dezembro, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) implementará a primeira etapa do retorno gradual das atividades presenciais. Portaria nesse sentido foi publicada na edição desta quinta-feira (12/11) no Diário Oficial do Distrito Federal.  

Publicado em 14 Novembro 2020      1608

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou na quarta-feira (11/11) do lançamento da campanha "Nosso Natal 2020", realizado no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A ação solidária, idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha, e coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância do GDF, tem como objetivo arrecadar itens alimentícios para compor cestas natalinas que serão destinadas a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Sistema de Ajuda Humanitária (Ajudah).

Publicado em 19 Outubro 2020      1488

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quarta-feira (14/10) solenidade virtual para homenagear autoridades, instituições e representantes da sociedade civil que se destacaram na gestão, recuperação e preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal, em 2019. O evento, alusivo à Semana da Água, comemorada anualmente no mês de março, foi adiado em decorrência da pandemia de Covid-19. Dos 13 premiados, cinco receberam o troféu “Guardião da Água” e oito foram condecorados com placas de reconhecimento.

Publicado em 19 Outubro 2020      1448

Os Comitês de Bacias Hídrográficas do Distrito Federal aprovaram, por unanimidade, moção conjunta que recomenda a criação de uma Câmara Técnica, no âmbito do Conselho do Meio Ambiente do DF, para propor a regulamentação do reúso dos efluentes das estações de tratamento de esgotos na irrigação. A decisão foi durante reunião conjunta realizada na quinta-feira (15/10), por meio virtual.

Publicado em 08 Outubro 2020      2581

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) realizará na próxima quarta-feira (14/10), às 15 horas, cerimônia em homenagem a autoridades, instituições e representantes da sociedade civil que atuaram, em 2019, na gestão, recuperação e preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal. O evento estava previsto para a Semana da Água, comemorada em março, mas teve que ser adiado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Devido ao risco de contaminação, a cerimônia será por meio virtual, pela plataforma Teams.

Publicado em 14 Outubro 2020      2732

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) está lançando uma nova ferramenta que permitirá o acesso e acompanhamento de informações sobre a qualidade da água dos rios no Distrito Federal. O Painel de Qualidade das Águas Superficiais do DF foi lançado nesta quarta-feira (14/10), na cerimônia de premiação de autoridades, instituições e representantes da sociedade civil, que contribuem, de alguma forma, para a boa gestão dos recursos hídricos no DF. 

Publicado em 06 Outubro 2020      2177

As placas com a indicação da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, impróprias para banho e consumo, estão sendo derrubadas por vândalos. Em sete meses de instalação, parte da sinalização localizada próximo a um restaurante rural, no Condomínio Mansões Entre Lagos, já foi derrubada pela terceira vez. O ato irresponsável adquire proporção maior quando o popular desavisado usa a água das cachoeiras e se contamina.

Publicado em 08 Outubro 2020      2630


Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia encontrarão novidades no retorno do calendário presencial da rede pública de ensino do Distrito Federal. Além de implementar protocolos para evitar contaminações pela Covid-19, a direção da escola realizou melhorias estruturais, durante a quarentena, baseadas no Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal. A publicação, criada por meio de um acordo de cooperação entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aborda práticas ambientalmente responsáveis em instituições de ensino, além de métodos para sua aplicação.

Publicado em 03 Outubro 2020      2067

A Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e a Condição de Segurança da Barragem do Paranoá foram os temas escolhidos pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do DF para duas palestras realizadas na sexta-feira (2/10), em reunião extraordinária conjunta, por meio virtual.

Publicado em 13 Outubro 2020      1815

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) prorrogou por mais 30 dias o sistema de trabalho remoto, em decorrência do risco de contaminação pelo coronavírus, e instituiu grupo de trabalho para apresentar propostas de retomada gradual das atividades presenciais, desde que observadas as ações de prevenção ao contágio da Covid-19.  A portaria foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do DF.

Publicado em 02 Outubro 2020      2088

Foi inaugurada nesta sexta-feira (2/10) a obra de revitalização do Canal de Irrigação de Vargem Bonita. A intervenção reduzirá perdas causadas pelo desgaste do antigo sistema de abastecimento de manilha, construído há mais de 30 anos, e garantirá a segurança hídrica para cerca de 200 famílias de produtores locais.

Publicado em 01 Outubro 2020      1838

A campanha "Vem Brincar Comigo" de doação de livros e brinquedos infantis para crianças em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal foi prorrogada por mais sete dias pelo GDF. Com isso, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) continua recebendo os itens, na sede do órgão, no horário das 8 às 18 horas. O Sistema drive-thru funcionou somente na quarta-feira (31/9).

Publicado em 27 Janeiro 2020      2748

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) inicia nesta semana  a "Ouvidoria Itinerante” para esclarecer dúvidas em relação aos serviços prestados pela Agência e receber denúncias ou reclamações de prestadores de serviços regulados pelo órgão. O atendimento será no dia 6 de fevereiro, na Rodoviária do Plano Piloto, das 13 às 17 horas.

Publicado em 29 Mai 2019      3025

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentará nesta quinta-feira (30/5) e nos dias 6, 7 e 27 de junho o conteúdo do guia “Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal” a professores e representantes das 14 regionais de ensino do DF. A ação conjunta com a Subsecretaria de Educação Básica (SUDEB) será realizada no Gama, Ceilândia, Sobradinho e Plano Piloto, e faz parte da Política de Educação Ambiental Formal da Secretaria de Educação do DF. O objetivo é levar aos profissionais de educação, o material didático-pedagógico disponível na Biblioteca Virtual da Agência e propor caminhos para a implementação de práticas sustentáveis e métodos de aplicação da temática ambiental nas escolas. 

Publicado em 12 Julho 2017      2329

 Como um país que é desértico em grande parte, com apenas dois dias de chuva por ano, e escasso em recursos naturais, pode garantir abastecimento de água para 8,5 milhões de pessoas? A história de Israel, que possui 69 anos de existência e uma extensão equiparada à de Sergipe, revelou a experiência de uma região que transformou o desafio de garantir a disponibilidade hídrica em ganho ambiental.