A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participa da II Conferência Internacional de Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL), iniciada neste domingo (24) em Brasília e que se estende até sexta-feira (29). O evento híbrido, que combina sessões presenciais no Museu da República, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade e na Faculdade Mackenzie com transmissão ao vivo e tradução simultânea, conecta especialistas e gestores para promover diálogo, inovação e o aprimoramento de políticas públicas em resíduos sólidos e saneamento.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) marcou presença na terceira e última etapa do Campeonato de Pesca Esportiva do Distrito Federal, realizada no último sábado (16/08), às margens do Lago Paranoá, na Concha Acústica. O evento integrou a programação do Programa Viva o Lago, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema), e reuniu centenas de participantes em atividades que uniram lazer, educação ambiental e incentivo à pesca sustentável.
Na próxima terça-feira (19/8) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoverá um evento que marca a assinatura de 52 novos contratos do Projeto Produtor de Água no Pipiripau. O evento será realizado no Núcleo Rural Santos Dumont – Parque dos Pequizeiros, no período da manhã, reunindo produtores rurais da bacia, além de parceiros e autoridades.
Na última quarta-feira (13/8), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) esteve presente no Seminário Construindo Sustentabilidade , promovido pelo Sinduscon/DF, Comitê Gestor dos Resíduos da Construção Civil (CORC/DF), Novacap e Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema). A Agência foi representada pelo diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, e pela equipe da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS). O encontro reuniu representantes de órgãos públicos e do setor privado para discutir o uso de agregados reciclados em obras públicas e reforçar a importância da gestão sustentável dos resíduos da construção civil (RCC).
Nesta quarta-feira (13/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do II Seminário de Regulação e Meio Ambiente, realizado no Teatro Caesb, em Águas Claras. O evento reuniu representantes de órgãos reguladores, prestadores de serviço, especialistas e a sociedade civil para discutir temas essenciais sobre gestão ambiental, regulação e sustentabilidade no Distrito Federal.
Na última quinta-feira (07/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu o ciclo de palestras “Inovações Tecnológicas em Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas”, realizado no auditório da Agência. O evento reuniu especialistas para discutir soluções modernas, apresentar estudos de caso e compartilhar experiências práticas voltadas à melhoria do sistema de drenagem urbana e ao uso sustentável das águas pluviais.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, na última quarta-feira (06/08), uma visita técnica a trechos de canais de irrigação no Núcleo Rural Jardim II do Paranoá. A ação faz parte de um conjunto de esforços desenvolvidos em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Agência Peixe Vivo. O objetivo é substituir trechos de canais a céu aberto por tubulações e instalar reservatórios lonados, promovendo maior eficiência no uso da água e segurança hídrica para os produtores rurais.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), representada pelo diretor-presidente Raimundo Ribeiro, participou, nesta segunda-feira (4), da cerimônia em comemoração aos 64 anos do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Realizado na sede do órgão, o evento celebrou a trajetória e os avanços alcançados pelo SLU ao longo de mais de seis décadas de atuação no Distrito Federal.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, na última quinta-feira (31), da roda de conversa “Com ciência, com afeto: educação ambiental e participação social em unidades de conservação”, no auditório da Câmara Legislativa do DF. A atividade integrou a programação da 2ª Conferência Distrital de Unidades de Conservação, reunindo representantes do poder público, sociedade civil e academia em torno da preservação das áreas naturais do DF.
Na quarta-feira (30/7), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da 1ª Reunião Ordinária de 2025 da Comissão Distrital para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CDODS), realizada na sede do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF). A instituição foi representada pela superintendente de Resíduos Sólidos, Élen Dânia dos Santos, e pelo coordenador de Regulação de Resíduos Sólidos, Danilo Bijos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta terça-feira (22/07), a Audiência Pública nº 002/2025, com o objetivo de obter subsídios e informações adicionais sobre a minuta de Resolução que propõe alterações na Resolução nº 03/2012. A norma em discussão trata das regras para aplicação de penalidades aos usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Distrito Federal.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) informa que o recente incidente no Aterro Sanitário Ouro Verde, localizado no município de Padre Bernardo (GO), segundo informado pela Caesb, não gerou impacto no abastecimento de água nem no esgotamento sanitário do Distrito Federal.
Os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro e Rogério Rosso receberam nesta terça-feira (8/7) o presidente da Associação dos Produtores Rurais do Rio Preto (APROP), Eduardo Ceolin Tiggemann, para uma reunião institucional voltada ao esclarecimento de dúvidas sobre a retomada da Tarifa de Fiscalização de Uso (TFU) e da Cobrança pelo Uso da Água (CBRH).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) é uma das instituições do Governo do Distrito Federal (GDF) que aderiram ao programa “LAI em Foco”, uma iniciativa da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), por meio da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social (SUBTC), com o objetivo de ampliar o conhecimento da sociedade sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e fortalecer a cultura de transparência na administração pública.
Nesta sexta-feira (04/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou uma visita técnica ao Núcleo Rural Capão Seco para anunciar oficialmente a suspensão da Tarifa de Fiscalização de Uso para Não prestadores (TFU-NP) e da cobrança pelo uso da água para associação de produtores de canais de irrigação. A decisão foi comunicada pessoalmente pelo diretor-presidente da Agência, Raimundo Ribeiro, que explicou o contexto da medida e reforçou o compromisso da Adasa com a justiça tarifária e a gestão participativa dos recursos hídricos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) foi selecionada como entidade piloto em iniciativa da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) voltada ao aprimoramento da gestão de riscos estratégicos no Governo do DF.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará, no dia 22 de julho de 2025, a Audiência Pública nº 002/2025, com o objetivo de discutir a proposta de alteração da Resolução nº 03/2012, que trata da aplicação de penalidades aos usuários dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no DF.
Nesta quinta-feira (26/6), a Adasa deu continuidade à sua participação no 2º ciclo de reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), que ocorre em Fortaleza (CE). Ao longo do dia, a Agência contribuiu com discussões relevantes nas áreas de mediação de conflitos, governança regulatória e comunicação institucional.
Nesta segunda-feira (23/06), teve início, em Fortaleza, o 2º ciclo de reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), que reunirá, ao longo da semana, representantes de agências reguladoras de todo o país para debater temas estratégicos para a regulação dos setores de saneamento, recursos hídricos, energia, transporte, entre outros.
A nova campanha de conscientização da Adasa para o período de estiagem adota uma abordagem criativa e bem-humorada. Protagonizada pela dupla Gotão e Vacilão, a iniciativa utiliza situações cotidianas para incentivar a reflexão sobre o uso responsável da água e estimular mudanças de hábitos — essenciais para a manutenção da segurança hídrica no Distrito Federal.
O Projeto Memorial Internacional da Água (MINA), desenvolvido pela Adasa para a promoção da troca de experiências entre países, sobre recursos hídricos, e a educação ambiental no Distrito Federal, foi o único projeto a receber destaque na cerimônia de comemoração dos 50 anos do Programa Hidrológico Intergovernamental (IHP) da UNESCO, realizada na última quarta-feira (11), em Paris. A apresentação do projeto cativou os participantes e recebeu reações altamente positivas de representantes de diversos países, que o reconheceram como um modelo de compartilhamento colaborativo de conhecimento e fortalecimento da cooperação internacional na gestão sustentável dos recursos hídricos. Segundo o conselheiro da UNESCO, Sérgio Benevides, a repercussão entre os ministros das delegações presentes foi extremamente favorável, evidenciando o potencial do MINA para se tornar uma referência internacional na preservação da água. A iniciativa também recebeu destaque em veículos de comunicação como o portal de notícias UOL e a Rádio França Internacional (RFI), reforçando seu protagonismo no cenário global.
Primeira unidade foi instalada no Assentamento Contagem, na Fercal, e marca o início da execução do Convênio 04/2024, com foco em saúde pública, sustentabilidade e dignidade no campo
Em reunião promovida pela Adasa, representantes de diferentes órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) se reuniram na manhã desta quinta-feira (29/05), na sede da Agência, para discutir os principais desafios enfrentados na prestação dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Distrito Federal. O encontro marcou o início de um diálogo intersetorial, reunindo esforços para identificar soluções conjuntas e aprimorar a regulação dos serviços.
Nesta quinta-feira (29), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, participou da abertura do III Congresso Nacional de Gestão Pública: Regulação, Tributação e Desenvolvimento na Administração Pública Contemporânea. O evento aconteceu no Hotel Royal Tulip, em Brasília, e reuniu autoridades dos três poderes e especialistas da área de gestão pública.
Na terça-feira (27/5), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu a comitiva da Agência Regional de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento do Complexo Nascentes do Pantanal (AGERR Pantanal), que esteve em Brasília para participar do 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.
Na manhã desta segunda-feira (26/05), durante sua participação em painel no 33° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, ressaltou a importância da atuação integrada dos órgãos públicos para o avanço das políticas de saneamento na capital.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) comunica a abertura da Consulta Pública nº 002/2025, com o objetivo de reunir contribuições da sociedade civil, usuários de recursos hídricos e demais agentes interessados para a atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF), especificamente no que se refere ao Subproduto 1.G – Plano de Segurança Hídrica.
Na última sexta-feira (16), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcou presença nas comemorações organizadas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em homenagem ao Dia do Gari. O evento, que começou às 10h e vai até às 17h, celebrou o trabalho essencial dos profissionais da limpeza urbana, que diariamente contribuem para a qualidade de vida na capital federal.
A Secretaria de Estado de Atendimento à Comunidade do Distrito Federal (SEAC/DF), responsável por fortalecer o diálogo entre a população e o Governo do Distrito Federal, instituiu, por meio da Portaria nº 43, de 24 de março de 2025, o Projeto Absorva o Bem.
Nesta terça-feira (13/5), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do seminário "A instalação da Usina Termelétrica de Brasília e seus impactos socioambientais", promovido pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.
Representando a Agência, a superintendente substituta de Recursos Hídricos, Juliana Pinheiro, apresentou as competências institucionais da Adasa e prestou esclarecimentos técnicos sobre as duas outorgas prévias emitidas relacionadas ao empreendimento em debate.
Nesta segunda-feira (12/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) iniciou Curso de Formação em Mediação de Conflitos. Com previsão de término para 17 de novembro de 2025, a iniciativa busca fortalecer uma rede qualificada de mediadores entre servidores da Adasa e de secretarias parceiras, com foco na escuta ativa, no diálogo e na resolução pacífica de demandas institucionais e comunitárias.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou, em 8 de maio de 2025, a Resolução nº 54/2025. A norma estabelece diretrizes para a implantação de sistemas de recarga artificial de aquíferos, utilizando águas de chuva captadas nas coberturas de edificações em lotes ou projeções no Distrito Federal.
Na manhã desta sexta-feira (9/5), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, concedeu entrevista ao programa “É Só Subindo”, da rádio Sucesso Brasília FM, apresentado por Henrique Chaves.
Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) prorrogou, por mais dois anos a partir de 10 de julho de 2025, o prazo de validade do último concurso público realizado pelo órgão, em conformidade ao item 21.5 do Edital nº 1 – Adasa. A prorrogação é válida exclusivamente para o cargo de Regulador de Serviços Públicos, cujo resultado final foi homologado pelo Edital nº 13 – Adasa, de 7 de julho de 2023, publicado no DODF nº 128, em 10 de julho de 2023.
Na manhã desta terça-feira (30/04), a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou Sessão Solene em comemoração aos 65 anos de Brasília, com o objetivo de reconhecer a trajetória política da capital federal e prestar homenagem às autoridades que contribuíram, ao longo das últimas décadas, para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento do Distrito Federal.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) publicou nesta segunda-feira (28/04), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), a Resolução nº 53, que homologa o Reajuste Tarifário Anual (RTA/2025) para os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) informa que suspendeu o pagamento da Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos de domínio do Distrito Federal (CBRH) e da Taxa de Fiscalização dos Usos de Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos (TFU-NP), instituídas pela Lei n° 2.725/2001 e LC 711/2005, regulamentadas pelas resoluções Adasa n° 49 e 50/2024.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu início, nesta segunda-feira (28/04), à Consulta Pública nº 001/2025. O objetivo é reunir contribuições da sociedade civil, usuários e demais agentes interessados para subsidiar a atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF), especificamente em relação ao Subproduto 1.5, referente ao Plano de Ações.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU-DF), realizou nesta terça-feira (15/04) o workshop “Capacitação Técnica para Implantação do ACERTAR Resíduos Sólidos”. O evento ocorreu no auditório do SLU, no Edifício Venâncio 2000, e reuniu representantes de instituições públicas e privadas ligadas à gestão de resíduos sólidos e saneamento.
Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas
A 6ª Conferência da Rede Global de Museus da Água será realizada em novembro, uma semana antes da COP30
O presidente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Ronêy Nemer, esteve na Adasa esta semana acompanhado de pesquisadores da Embrapa Cerrados, que falaram a respeito de um projeto relacionado à adaptação do solo e dos sistemas agrícolas às mudanças climáticas.
Nesta terça-feira (08/04), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para discutir a minuta de resolução do Reajuste Tarifário Anual (RTA/2025) dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no DF. Cerca de 100 pessoas participaram do encontro, realizado no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa, com transmissão por videoconferência.
Nesta segunda-feira (7), o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinicius Benevides, foi oficialmente empossado para um novo mandato à frente da diretoria da Agência.
Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre a possível instalação de uma usina termelétrica no Distrito Federal, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) informa:
Na quinta-feira (03/04), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) sediou a primeira reunião conjunta extraordinária entre o Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF) e os Comitês de Bacia Hidrográfica do Distrito Federal (CBHs). O encontro ocorreu no Auditório Humberto Ludovico e contou com a participação de diversos órgãos envolvidos na gestão dos recursos hídricos.
Foi publicada nesta terça-feira (02/04) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Resolução nº 51 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), que atualiza os procedimentos para a elaboração do Plano de Segurança de Barragem (PSB). A nova norma substitui e revoga parcialmente a Resolução Adasa nº 10/2020, garantindo sua adequação à Lei nº 12.334, de 20 de setembro de 2010, que institui a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).
Entre os dias 24 e 28 de março, a Adasa participou do evento de lançamento do Projeto Irriga-DF, promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em parceria com a Diretoria de Irrigação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A iniciativa, realizada no Assentamento Gabriela Monteiro, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia, teve como objetivo levar políticas públicas, insumos, serviços e tecnologias, em parceria com o Governo Federal, aos produtores rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (RIDE). O projeto contou com a colaboração de diversos atores públicos e privados do setor agropecuário, visando fortalecer o desenvolvimento sustentável da região.
Nesta quinta-feira (27/03), a Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou uma visita técnica ao Aterro Sanitário CGA Baru, localizado no município de Águas Lindas, em Goiás, com o objetivo de conhecer de perto uma instalação privada dedicada à disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos, além de avaliar tecnologias inovadoras aplicadas ao tratamento de chorume.
Nesta terça-feira (25/03), ocorreu o segundo dia das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). As discussões foram conduzidas no âmbito da Câmara Técnica de Saneamento Básico e Recursos Hídricos (CTSan), com destaque para o debate sobre a normatização, pelas agências reguladoras infranacionais, das Normas de Referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
Dentro da proposta de ampliar a divulgação das informações relativas à Cobrança pelo Uso da Água no Distrito Federal, representantes da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) e da Assessoria de Comunicação Institucional da Adasa se reuniram com membros da diretoria dos Comitês de Bacias Hidrográficas do DF para apresentar as iniciativas já implementadas e ouvir sugestões de ações futuras.
Nesta segunda-feira (24/03), diretores e superintendentes da Adasa participaram das Câmaras Técnicas de Governança e Comunicação (CTGCOM) e Saúde e Ouvidoria (CTSOUV) da ABAR, em Aracaju (SE). O evento, que segue até 28 de março, promove o intercâmbio de experiências entre especialistas do setor regulatório.
Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (24), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o atual diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinícius Fuzeira de Sá e Benevides, foi sabatinado por integrantes da Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT) que deram parecer favorável à sua recondução ao cargo por mais cinco anos. Após a aprovação unânime dos deputados distritais, a decisão segue para o plenário da CLDF.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará, no dia 08 de abril de 2025, audiência pública que busca obter subsídios e informações adicionais sobre a minuta de resolução que propõe o Reajuste Tarifário Anual (RTA/2025) dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Distrito Federal.
Nesta terça-feira (18/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) encerrou sua programação em celebração ao Dia Mundial da Água com a entrega do prestigiado Prêmio Guardião da Água. Concedido pela Agência desde 2010, o prêmio reconhece instituições que se destacam na preservação dos recursos hídricos. Em 2023, a premiação ganhou uma nova dimensão, passando a incluir sistemas prediais de água não potável, valorizando iniciativas inovadoras que promovem o reúso da água da chuva e outras práticas sustentáveis.
Neste sábado (15/03), o Parque Sarah Kubitschek foi palco da Caminhada da Água 2025, iniciativa de caráter ambiental que antecipou as celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento, promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e o apoio de diversas instituições do Governo do Distrito Federal (GDF), reuniu mais de 1,5 mil pessoas para reforçar a importância da preservação desse recurso vital à vida.
Prepare-se para um sábado de muita diversão, conscientização e atividade física!
No próximo sábado, dia 15 de março, o Parque Sarah Kubitschek vai se transformar no cenário perfeito para mais uma edição da Caminhada da Água, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) em homenagem ao Dia Mundial da Água, celebrado em 21 de março. O evento conta com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), Secretaria de Esporte e Lazer (SELDF), Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF) e Administração Regional do Plano Piloto e promete envolver o público presente em uma jornada de valorização dos recursos hídricos
Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) realizará, no dia 18 de março, o evento "Uso Racional da Água e Mudanças Climáticas". A programação acontece das 10h às 12h e tem como objetivo promover o debate sobre o consumo consciente da água e os impactos das mudanças climáticas no Distrito Federal.
Boletos disponíveis no site da Adasa vencem no dia 15 de abril. Pagamento é obrigatório.
A partir desta sexta-feira (14/03), grandes usuários de água que possuem volumes ou cargas outorgadas sujeitos à Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos e/ou à Taxa de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos no Distrito Federal (TFU-NP), devem acessar o site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para emitir o boleto referente a cada interferência registrada em seu nome.
A Adasa publicou, no DODF desta sexta-feira (14/03), o Edital nº 01/2025/Adasa/SAF/COAC de notificação do lançamento tributário da Taxa de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos no Distrito Federal (TFU-NP), referente ao exercício de 2024.
Na manhã desta segunda-feira (10/03), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e o diretor Vinícius Benevides participaram da sessão solene de outorga do título de Cidadão Benemérito de Brasília ao arcebispo militar do Brasil, Dom Marcony Vinícius Ferreira. O evento ocorreu no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e reuniu autoridades, parlamentares e membros da comunidade religiosa.
Na terça-feira (11/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu início à primeira rodada de debates sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos de domínio do DF. O encontro, que reuniu cerca de 40 participantes, tanto online quanto presencialmente, teve como objetivo esclarecer e sanar dúvidas de técnicos da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater). As próximas edições serão direcionadas aos grandes usuários de recursos hídricos, público-alvo da Cobrança em 2025.
O Dia Internacional da Mulher nos convida a refletir sobre as trajetórias de mulheres que, com determinação e competência, constroem suas histórias em diferentes áreas da sociedade. Em meio a tantas vozes femininas que fazem a diferença, escolhemos contar a trajetória de Cristina de Saboya Gouveia Santos, servidora da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), como uma homenagem a todas as mulheres que, com garra e talento, contribuem para a excelência da Agência.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, participou, nesta quarta-feira (26), de uma entrevista nos estúdios da rádio Novabrasil - Brasília. A implementação da tarifa pelo uso da água para não prestadores de serviços públicos no DF e os impactos ambientais de secas prolongadas foram algumas das pautas abordadas. Ribeiro também detalhou as ações da Adasa no monitoramento de rios e reservatórios, além das iniciativas junto a agricultores e à população urbana, com reuniões e campanhas focadas no uso racional da água.
Nesta quinta-feira (20/02), a Adasa realizou o seminário “Estratégia em Foco”, marcando o lançamento do Planejamento Estratégico 2025-2032 (PEA 2025-2032). O evento reuniu diretores, servidores e colaboradores para conhecer as diretrizes que nortearão a atuação da Agência nos próximos oito anos, destacando a importância da gestão estratégica na tomada de decisões e na melhoria dos serviços regulados, reforçando o compromisso com a segurança hídrica e a eficiência governamental.
A análise de grandes eventos chuvosos registrados em Brasília entre outubro de 2024 e fevereiro de 2025 foi apresentada esta semana pela equipe da Superintendência de Drenagem Urbana (SDU) da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Utilizando dados das 40 estações pluviométricas da Agência que integram o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (SIMCURB), os técnicos mapearam as áreas com maior incidência de chuvas e compararam com registros de alagamentos e inundações divulgados pela imprensa nas mesmas datas e locais monitorados pela instituição.
Nesta terça-feira (18/2), representantes da Agência Reguladora do Paraná (AGEPAR) estiveram na sede da Adasa para conhecer as práticas adotadas na regulação dos serviços de água e saneamento básico no Distrito Federal. O diretor-presidente da AGEPAR, Rubens Bueno, acompanhado do diretor administrativo financeiro, Marcelo Curado, foram recebidos pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e pelos diretores Vinicius Benevides, Rogério Rosso e Apolinário Rebelo.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) disponibiliza em seu site uma área para que os cidadãos consultem informações sobre agentes perfuradores de poços artesianos em situação regular no DF. O objetivo é auxiliar o usuário na busca por empresas legalmente aptas a realizar o serviço e incentivar o cadastro de prestadores no banco de dados da instituição, medida fundamental para a gestão eficiente dos recursos hídricos.
Na manhã desta sexta-feira (14/02), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, deu posse à última leva de aprovados no concurso público realizado em 2022.
Nesta terça-feira (11/02), técnicos da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE) da Adasa realizaram vistoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul, acompanhados por uma equipe da Caesb, para averiguar a denúncia de morte de peixes no Lago Paranoá. Durante a inspeção, os técnicos verificaram diversas etapas do processo de tratamento e a qualidade do efluente final lançado no lago.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), na última sexta-feira (7/2), realizou uma visita técnica à Usina Hidrelétrica (UHE) de Corumbá IV. Promovida pela Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE), a iniciativa teve como objetivo fortalecer a integração entre o Distrito Federal e Goiás na gestão dos recursos hídricos.
A Superintendência de Água e Esgoto (SAE) da Adasa apresentou, nesta terça-feira (6), os resultados da sexta edição da Pesquisa de Satisfação, referente aos anos de 2023 e 2024. O levantamento avalia a percepção dos usuários sobre os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Caesb. O evento ocorreu no auditório Humberto Ludovico e contou com a presença de autoridades, representantes da concessionária e membros da sociedade civil.
Nesta quarta-feira (5/2), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do lançamento da Aliança pelo Desenvolvimento Energético dos Polos e Projetos de Irrigação do Brasil. O evento, realizado no Auditório Observatório Nacional da Transição Energética, marcou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério de Minas e Energia (MME), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Nesta terça-feira (28/01), os servidores efetivos da Adasa se reuniram para celebrar a publicação da Lei Distrital nº 7.640, de 26 de dezembro de 2024, que institui a Gratificação por Habilitação em Regulação de Serviços Públicos (GHRSP) para membros da carreira no DF. Os próprios servidores organizaram um evento para agradecer o empenho da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), representada pelo presidente deputado Wellington Luiz, e da Diretoria Colegiada da Adasa, para garantir a aprovação dessa importante conquista.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) segue fortalecendo seu quadro técnico com a chegada de servidores aprovados em seu último concurso público. Com as sete nomeações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta terça-feira (28/02), a instituição cumpre seu compromisso de convocar todos os candidatos aprovados seis meses antes do prazo de validade do edital.
A Diretoria Colegiada da Adasa aprovou nesta quinta-feira (23) o Plano Anual de Auditoria Interna (PAAI) da Agência para 2025. O documento é o principal instrumento de planejamento das ações de auditoria da instituição e está previsto em seu Regimento Interno, dentro das competências da área de Controle Interno e Compliance (CIC).
Foi publicada no DODF desta quinta-feira (26/12) a Resolução nº 49 da Adasa, que estabelece os procedimentos operacionais para a cobrança pelo uso de recursos hídricos de domínio do Distrito Federal, conforme previsto na Resolução do Conselho de Recursos Hídricos do DF – CRH/DF nº 03/2024.
Foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26/12) a Resolução n° 50 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico no Distrito Federal (Adasa) que estabelece os procedimentos operacionais para implantação, cobrança e recolhimento da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos para não prestadores de serviços públicos no DF (TFU-NP), conforme previsto na Resolução Adasa nº 27, de 28 de setembro de 2023.
Nesta terça-feira (24/12), foram publicadas no DODF, as resoluções da Adasa que estabelecem marcos regulatórios nas bacias hidrográficas do Rio Jardim e Ribeirão Extrema. As normas visam proporcionar maior segurança aos irrigantes na implementação dos plantios, pois garantirá uma forma mais justa de compartilhamento dos recursos hídricos entre todos os diversos usos. Espera-se, com isso, que as bacias mantenham sua vocação agrícola além de estabelecer uma sinergia coletiva em prol da sustentabilidade hídrica local.
O Diário do Distrito Federal (DODF) publicou, nesta quarta-feira (24), a Resolução nº 48 da Adasa, que define diretrizes e procedimentos para a atuação dos caminhões limpa-fossa no DF. A regulamentação foi amplamente debatida antes de sua aprovação, com consultas e audiências públicas envolvendo empresas do setor e a Caesb.
Nesta segunda-feira (23/12), foi realizada a cerimônia de posse dos novos integrantes do Conselho de Curadores da Fundação 193. Criada em 2022, a instituição tem como missão apoiar o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), fortalecendo a conexão entre a Corporação e a sociedade. Entre os empossados está o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, que agora integra o grupo responsável por assegurar que a fundação cumpra sua missão e administre seus recursos com ética e eficiência.
Seis meses após a criação do Serviço de Relacionamento com o Usuário (SRU) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a área comemora os resultados alcançados. Em 2024, a SRU resolveu, de forma consensual, 25 dos 99 processos recebidos, um número significativo que destaca a eficiência do serviço.
Na tarde desta quarta-feira (18), o auditório Humberto Ludovico, na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), foi palco de uma celebração especial de Natal, reunindo funcionários e convidados para a missa ministrada pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Ferreira.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) concluiu o processo de Tomada de Subsídios para a revisão da Resolução nº 21/2016, que estabelece as condições gerais para a prestação e utilização dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Distrito Federal. Os resultados detalhados da Tomada de Subsídios estão disponíveis em relatório publicado no site da Agência, que pode ser acessado por meio deste link.
Nesta segunda-feira (16), o espírito natalino tomou conta dos Restaurantes Comunitários do Distrito Federal. Por meio da campanha Nosso Natal, 17 unidades do programa ofereceram um almoço especial com pratos típicos de Natal por apenas R$ 1. A iniciativa, em sua sexta edição, é idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha.
Entra em vigor nesta quarta-feira (11/12) a Lei Federal nº 14.898/2024, que institui diretrizes para a implantação da Tarifa Social de Água e Esgoto em âmbito nacional. No Distrito Federal, os mecanismos de concessão da Tarifa Social foram estabelecidos pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) desde a publicação da Resolução nº 14 de 2011. Em 2020, a norma que sofreu alterações com a reestruturação tarifária promovida pela Agência, tornou o desconto automático para beneficiários dos Programas Bolsa Família e Morar Bem – Faixa I.
Nesta terça-feira (03/11), 18 novos produtores rurais aderiram ao Projeto Produtor de Água (PPA) no Pipiripau. Realizado no Parque dos Pequizeiros, no Núcleo Rural Santos Dumont (Planaltina), o encontro promoveu a assinatura de novos contratos com produtores e contou com a presença de representantes das instituições parceiras, celebrando mais um marco na iniciativa.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou a Resolução nº 45, de 27 de novembro de 2024, trazendo mudanças significativas para a gestão de resíduos da construção civil na capital federal.
Em um marco para gestão de resíduos sólidos no Distrito Federal, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou a Resolução nº 43, de 22 de novembro de 2024, formalizando a primeira metodologia de auditoria e certificação para o setor. O projeto culminou ainda no lançamento do Manual de Auditoria e Certificação das Informações de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos (ACERTAR RESÍDUOS SÓLIDOS), destacando-se como uma iniciativa inovadora de referência para todo o país.
Na última quinta-feira (28/11), foi realizada a atividade final do projeto Produtor de Água Mirim em 2024. Na edição deste ano, o projeto envolveu 150 alunos de escolas públicas e privadas do Distrito Federal, proporcionando uma experiência enriquecedora e divertida em contato com a natureza. Como resultado, 800 mudas de espécies nativas do cerrado foram plantadas em parceria com o Projeto Produtor de Água no Pipiripau e o Projeto Produtor de Água no Descoberto. Ao longo do programa, foram promovidas oito ações de plantio, distribuídas por quatro regiões de cada bacia hidrográfica.
A Adasa sediará até sexta-feira (29/11) as reuniões das Câmaras Técnicas (CTs) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). A Agência, que é a anfitrião desta rodada de discussões, recebe em seu auditório reguladores e especialistas de todo o país que irão debater aspectos que contribuam para o aprimoramento e o futuro da regulação de serviços públicos delegados no Brasil. O evento, voltado para servidores de agências filiadas à ABAR, conta também com transmissão e participações online.
Entre os dias 25 e 26 de novembro, dirigentes e servidores da Adasa participaram do XVI Fórum Iberoamericano de Regulação (FIAR 2024), realizado em Brasília. O evento, promovido pela Associação de Entidades Reguladoras de Água e Saneamento das Américas (ADERASA) e pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), reuniu reguladores, especialistas e atores do setor de água e esgoto de 19 países que discutiram inovações e desafios da regulação.
Nesta quarta-feira (26), a Adasa teve uma participação especial na abertura da Assembleia Anual da Associação de Entidades Reguladoras de Água e Saneamento das Américas (ADERASA), realizada no contexto do XVI Fórum Iberoamericano de Regulação. Durante o encontro, o projeto do Memorial Internacional da Água (MINA), uma iniciativa da Agência em colaboração com a Caesb e o Governo do Distrito Federal, foi apresentado para representantes de delegações de 19 países.
Na tarde desta terça-feira (19), a Adasa recebeu em sua sede, 22 alunos da UnDF para uma visita técnica. Conduzida pelo coordenador do programa Adasa na Escola, Miguel Sartori, a atividade permitiu que os estudantes conhecessem de perto a rotina e o papel da Agência, além de vivenciar experiências práticas voltadas ao desenvolvimento de habilidades que serão essenciais ao longo de suas trajetórias profissionais.
Nesta terça-feira (12/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da oficina de criação do Polo de Agricultura Irrigada do Distrito Federal, promovida pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e realizada no Auditório do Millenium Convention Center, localizado na Ascade.
Na manhã desta quinta-feira (7/11), a Adasa levou alunos da Escola Classe 05 de Sobradinho, para que pudessem participar de uma atividade prática voltada à educação ambiental. A experiência, que aproximou as crianças da natureza, incluiu o plantio de 100 mudas de espécies nativas do cerrado, como parte do Projeto Produtor de Água Mirim, realizado pela Adasa junto às instituições parceiras do Programa Produtor de Água.
Nesta quarta-feira (06/11), representantes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) participaram do III Seminário de Integração da Fiscalização Ambiental, organizado pelo Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) e realizado no auditório do Departamento de Trânsito (Detran). O evento reuniu especialistas e interessados na área, e abordou o tema “Desafios da Fiscalização no DF”, com foco nas práticas e dificuldades enfrentadas na fiscalização ambiental no Distrito Federal.
Na última quarta-feira, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) formalizou, por meio da Portaria nº 224, a criação da Comissão de Integridade. Essa iniciativa tem como objetivo prevenir e combater práticas de corrupção, fraudes, irregularidades, e desvios éticos, além de promover uma cultura sólida de integridade dentro da instituição.
Nesta sexta-feira (25/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) a Resolução nº 41, de 24 de outubro de 2024. A medida estabelece metas progressivas para universalização do abastecimento de água e esgotamento sanitário em todo o Distrito Federal.
Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (24/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou a minuta de resolução que ajusta critérios de elegibilidade para obtenção da tarifa social aplicada aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no DF às diretrizes da Lei Federal nº 14.898/2024.
Nesta terça-feira (22/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para obter sugestões referentes à minuta de resolução que estabelece diretrizes e procedimentos para o cadastro de interessados na execução das atividades de coleta, acondicionamento, transporte e descarte de resíduos de caixas de gordura, de caixa de passagens, de efluentes de banheiro químico e do lodo provenientes de solução alternativa de esgoto realizadas por caminhões limpa-fossa.
Na última semana, 20 funcionários das superintendências de Recursos Hídricos e de Drenagem Urbana da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participaram de um treinamento, promovido pela Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), para prepará-los para identificar, manejar e conter mamíferos de médio e grande porte, além de répteis, durante as operações em campo.
Nesta segunda-feira (21/10), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, deu posse ao novo ouvidor da Agência, Fernando Martins de Freitas, que assume o cargo pelo período de três anos. A indicação do advogado foi encaminhada à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) pelo governador Ibaneis Rocha, conforme a Lei 4.285/2008.
Na sexta-feira (18/11), ocorreu a cerimônia de entrega dos insumos financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), destinados à revitalização dos canais rudimentares de irrigação e à construção de reservatórios lonados na Bacia do Rio Preto, no Distrito Federal. A ação integra Acordo de Cooperação Técnica cujo objetivo é aumentar a disponibiidade de água na região.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu um passo inovador nesta quarta-feira (16/10) com o lançamento do aplicativo Adasa.Digital. Agora, os cidadãos podem acessar diversos serviços da Agência de maneira rápida, segura e a qualquer hora.
Nesta quarta-feira (16/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do seminário sobre a construção democrática do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), organizado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Cada gota de chuva que cai no Distrito Federal não é percebida só pelo cidadão, mas pelo GDF que, para atuar preventivamente na drenagem da cidade, mensura a intensidade da precipitação e a quantidade de água. O acompanhamento é feito pelas 62 estações pluviométricas que integram o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (Simcurb), coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) em parceria com o Instituto Brasília Ambiental, a Companhia Ambiental de Saneamento do DF (Caesb) e a Universidade de Brasília (UnB).
Nesta terça-feira (15/10) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou a Audiência Pública nº 007/2024 com o objetivo de discutir a minuta de resolução que institui a metodologia de Auditoria e Certificação das Informações dos Serviços Públicos de Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos do DF – Projeto Acertar Resíduos Sólidos.
Nesta quarta-feira (16/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) irá lançar o aplicativo Adasa.Digital, uma ferramenta inovadora que promete transformar a prestação de serviços públicos no Distrito Federal. O evento de lançamento ocorrerá na sede da instituição, às 15h.
A Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da 5ª Conferência da Rede Global de Museus da Água (The Global Network of Water Museum - WAMU-NET), realizada na cidade do Porto, em Portugal, de 8 a 11 de outubro.
Nesta terça-feira (8/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para discutir a proposta de resolução que aborda diretrizes para o cumprimento de metas de universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados no Distrito Federal. O texto também estabelece os indicadores de avaliação em termo de cobertura e atendimento e a abrangência de alcance nas áreas urbana e rural e em regiões administrativas do DF. O objetivo é seguir as orientações observadas na Norma de Referência n° 8/2024, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A proposta de resolução apresentada pela equipe da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto da Agência prevê a adoção de quatro indicadores para medir a cobertura e o atendimento dos serviços prestados. São eles: IAA: Índice de atendimento de abastecimento de água; ICA: Índice de cobertura de abastecimento de água; IAE: Índice de atendimento de esgotamento sanitário; e- ICE: Índice de cobertura de esgotamento sanitário.
Para o superintendente da área, Rafael Mello, a proposta de resolução representa um importante marco para a regulação do saneamento básico no Distrito Federal, uma vez que incorpora as metas de universalização de 99% de atendimento do serviço de água e de 90% do serviço de esgotamento sanitário, estabelecidas no Marco Legal do Saneamento Básico. “A proposta está em consonância com a Norma de Referência ANA nº 008/2024, de 10 de maio de 2024, que trata sobre a universalização destes componentes do saneamento básico e objetiva padronizar conceitos, metas e fórmulas de cálculo para monitoramento da universalização destes serviços", destacou.
Dentre os principais pontos previstos na proposta estão:
- A universalização do acesso ao abastecimento de água potável e esgotamento sanitário é de responsabilidade do titular e deve ser entendida como a ampliação progressiva do acesso de todos os domicílios ocupados em todo o conjunto de seus serviços e suas atividades, infraestruturas e instalações operacionais;
- Para fins de monitoramento e avaliação do alcance das metas de universalização, consideram-se a cobertura e o atendimento de 99% (noventa e nove por cento) dos domicílios com água potável e a cobertura e o atendimento de 90% (noventa por cento) dos domicílios com coleta e tratamento de esgotos, até 31 de dezembro de 2033, em todo o território do Distrito Federal, conforme indicadores desta Resolução (Art. 10);
- Fica estabelecido o prazo de até um ano, a ser contado da verificação da não ligação às redes disponíveis ou do início da operação da rede recém-instalada, para que os usuários conectem suas edificações à rede, onde disponível;
- A Adasa e o titular são responsáveis pela verificação do cumprimento das condições e metas do contrato e do Plano de Saneamento Básico do Distrito Federal por parte do prestador de serviços, na forma das disposições legais, regulamentares e contratuais;
- As metas de universalização a serem alcançadas também devem ser definidas no Plano Distrital de Saneamento Básico – PDSB;
- O prestador de serviços deve fornecer as informações para o acompanhamento das metas progressivas de universalização.
Os interessados em contribuir com o texto podem enviar sugestões por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 18h do dia 13 de outubro. A minuta de resolução e demais documentos relacionados com a pauta da audiência estão disponíveis no site da Adasa, na seção "Audiências Públicas em andamento”.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

A audiência pública ocorrerá na sede da Adasa, com início às 10h. A reunião também poderá ser acompanhada por meio da transmissão simultânea por videoconferência. Posteriormente, a gravação será disponibilizada no site da Agência. Os interessados em contribuir podem enviar sugestões para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até às 18h do dia 25/10. A minuta de resolução e os documentos que a fundamentam podem ser conferidos no site da Adasa, na área "Audiências Públicas em andamento" – “Audiência Pública nº 008/2024.
Nesta quarta-feira (3/10), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, participou do Dia Solidário da campanha “Vem brincar comigo”, onde entregou brinquedos arrecadados na Agência por meio do sistema drive-thru montado em frente ao Palácio do Buriti. A iniciativa, liderada pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, visa recolher brinquedos que serão doados para crianças em situação de vulnerabilidade social. Aqueles que não conseguiram participar do Dia Solidário, ainda poderão contribuir com a campanha, que segue até o dia 12 de outubro. A caixa para depósito dos presentes permanecerá na entrada da sobreloja do Buriti até o dia 11/10.
Não deixe de participar desta ação! Traga a sua doação.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública, no dia 24 de outubro, para ouvir a opinião dos cidadãos em relação às novas regras para concessão da tarifa social aplicada aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Distrito Federal.
Realize a leitura do QR code para baixar o aplicativo Adasa Digital!
App Store (Iphone) | Play Store (Android) |
![]() |
![]() |
Nesta semana, João Pessoa está sediando o segundo ciclo de reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), onde foram debatidos os mais diversos temas da regulação, com a participação de autoridades e especialistas renomados do setor.
Nos dias 25 e 26 de setembro de 2024, o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, e a mediadora da Agência, Samira Iasbeck, participaram do V Seminário sobre Pesquisa, Gestão e Conservação dos Recursos Hídricos no Mato Grosso, com o mini curso “Mediação de Conflitos pelo Uso da Água: Experiência do Distrito Federal”.
Recentemente, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou um Portal de Serviços em seu site, dedicado ao requerimento de outorga para perfuração de poços. Esta nova plataforma tem como objetivo facilitar o acesso a informações e simplificar os procedimentos dos serviços oferecidos aos usuários.
Na tarde desta segunda-feira (23/09), servidores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participaram de importantes discussões na Câmara Técnica de Governança e Comunicação (CTGCOM) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). As reuniões técnicas, que ocorrem entre os dias 23 e 27 de setembro, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa, tem como anfitriã a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) e são abertas a servidores e colaboradores de agências associadas à ABAR.
A Adasa abriu nesta segunda-feira (23/09) consulta pública para obter subsídios e informações adicionais referentes ao terceiro subproduto do estudo que resultará na segunda atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF).
Neste sábado (21/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) finalizou a 12ª edição da Semana Lago Limpo no Deck Sul do Lago Paranoá, em celebração ao World Cleanup Day. O evento teve como objetivo alertar e conscientizar a comunidade sobre o descarte correto de resíduos e a importância da preservação dos recursos hídricos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi representada pelo diretor Apolinário Rebelo no XIV Encontro de Economistas do Centro-Oeste (ENEOESTE - 2024), realizado na quarta-feira (18), no auditório SESI Saúde, em Brasília. O evento teve como tema central "Construindo Pontes para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades para a Região Centro-Oeste".
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) está marcando presença no XV Encontro Nacional de Águas Urbanas (ENAU) e no V Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos, que acontecem em Recife, Pernambuco. O evento, que teve início na segunda-feira (16/09), se estenderá até a próxima sexta-feira (20/09).
Em celebração ao World Cleanup Day, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará a 12ª edição da Semana Lago Limpo no Deck Sul do Lago Paranoá, nos dias 19, 20 e 21 de setembro.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) convida todos os usuários, agentes e interessados nos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais a participar da Audiência Pública nº 006/2024, que tem como objetivo obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de resolução que dispõe sobre as metas progressivas de universalização de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, indicadores de acesso e sistema de avaliação no Distrito Federal, em adesão à Norma de Referência nº 08/2024, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA.
Encerrando as comemorações em torno dos 20 anos de atuação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), uma missa de ação de graças foi realizada na sede da instituição nesta quinta-feira (12/09). Conduzida pelo Arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Marcony Ferreira, a celebração reuniu autoridades, convidados, servidores e colaboradores da Agência. Após a cerimônia, houve a inauguração da Galeria da Diretoria Colegiada.
O sentimento no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), na manhã desta quinta-feira (12/09), era de celebração e orgulho. A ocasião marcou duas décadas de trajetória da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que se consolidou como referência nacional no setor de regulação e conquistou reconhecimento internacional. A sessão solene, de autoria do deputado Wellington Luiz, reuniu diversas autoridades, convidados e servidores e colaboradores do órgão regulador.
Até o dia 29 de setembro usuários dos serviços da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) poderão participar da pesquisa de satisfação realizada pela Adasa.
Durante audiência pública realizada nesta quarta-feira (11/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou a proposta de resolução sobre o Marco Regulatório da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Extrema para produtores rurais da região. A reunião foi realizada na sede da Emater, no Núcleo Rural Rio Preto.
Nesta quarta-feira (11/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da abertura do I Encontro Regional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (I ERCOB) da Região Centro-Oeste. O evento, que ocorreu no Auditório Flávio Terra Barth, na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), teve como objetivo promover a troca de experiências, dialogar sobre temas relevantes sobre a gestão dos recursos hídricos e fortalecer a atuação dos comitês.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) convida todos os usuários, agentes e interessados nos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais a participar da Audiência Pública nº 005/2024, que tem como objetivo coletar subsídios e informações adicionais referentes à minuta de resolução que estabelece diretrizes para a implantação de sistemas de recarga artificial de aquíferos.
Para celebrar os 20 anos de atuação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), completados no dia 2 de setembro, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará, na quinta-feira (12/09), às 10h, uma sessão solene em homenagem às duas décadas de operação da instituição.
Nesta segunda e terça-feira (09 e 10/09) a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi palco da 5ª reunião ordinária do Fórum Nacional do Comitê de Bacias Hidrográficas (FNCBH), evento que reuniu representantes de diversas regiões para discutir a gestão de recursos hídricos no Brasil.
Aos membros do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
Assunto: Convocação para a 5ª Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador do FNCBH
É com grande satisfação que a Coordenação do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil - FNCBH, no uso das atribuições que lhe confere o Art. 18, § 2º, do Regimento Interno, CONVOCA V. Sa. para participar da 5ª Reunião Ordinária do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil, a ser realizada no Auditório da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - ADASA, situada à SAIN Estação Rodoferroviária, S/N, Ala Norte, Brasília/DF, nos dias 09 e 10 de setembro de 2024, para deliberar sobre a seguinte pauta:
No último fim de semana, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da Adasa, em parceria com a Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste (ASPROESTE) e a Emater-DF, promoveu uma importante campanha de outorga in loco para os usuários de recursos hídricos do Lago Oeste. Para isso, a Agência mobilizou cerca de 25 colaboradores para cada dia de evento.
Nesta terça-feira (13/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou visitas técnicas às Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em Águas Lindas e Novo Gama.
Desde 2006, a regulação das contas de água no Distrito Federal tem passado por transformações significativas, visando assegurar serviços de qualidade e tarifas justas para os consumidores. Essas mudanças têm sido implementadas com o intuito de aprimorar a transparência e a eficiência na gestão operacional da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), beneficiando tanto os usuários quanto o sistema de abastecimento.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) convocou audiência pública, que será realizada no dia 04/09, às 14h, para obter subsídios e informações adicionais à minuta de resolução que discorre sobre o Marco Regulatório da Bacia Hidrográfica do Rio Jardim.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu representantes da Associação das Empresas Coletoras de Entulhos e Similares do Distrito Federal (Ascoles/DF), que solicitaram uma reunião para discutir problemas enfrentados pela categoria. Eles buscam orientação e colaboração técnica da Agência diante da necessidade do aperfeiçoamento das normas legais e regulamentares do setor.
Nesta quarta-feira (31/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou de um importante evento internacional, onde o Projeto do Memorial Internacional da Água - MINA, coordenado pela Adasa, marcou o início da exposição "Brasília da Utopia à Capital", realizada no Instituto Pernambuco Porto Brasil (IPP), na cidade do Porto, em Portugal.
O Diário Oficial do Distrito Federal divulgou nesta terça-feira (23/07) detalhes sobre o recente Acordo de Repasse nº 2/2024, assinado em 16 de julho de 2024, que assegura a continuidade do Projeto Produtor de Água na bacia do ribeirão Pipiripau, no DF. Tal ato, que se configura como uma ampliação do anterior Acordo de Cooperação Técnica - ACT nº 02/2023, prevê o repasse de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) ao longo de cinco anos, com um valor anual de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), iniciando em 2024 e se estendendo até 2028.
Foi publicada no DODF desta sexta-feira (19/07) Resolução nº 40 de 18 de julho de 2024 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que estabelece as condições gerais da prestação e utilização de serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas prestados pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) no DF.
Nesta quinta-feira (18/07), a Diretoria Colegiada da Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) recebeu representantes do Instituto e do Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer. O encontro contou com a presença de Kadu Niemeyer, neto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, da assessora Renata de Paula e do advogado Alan Guerra.
A Diretoria Colegiada da Adasa, composta pelo diretor-presidente, Raimundo Ribeiro, e pelos diretores Vinicius Benevides, Felix Palazzo, Apolinário Rebelo e Rogério Rosso, recebeu nesta terça-feira (09/07) visita do secretário de Relações Internacionais do Governo do Distrito Federal (Serinter), Paco Britto, do advogado Allan Guerra e do engenheiro Eduardo Fontenelle, representantes do Instituto e do Escritório de Arquitetura e Urbanismo Oscar Niemeyer.
Na quarta-feira (07/03), os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Apolinário Rebelo e Felix Palazzo, receberam, na sede da Agência, o diretor Administrativo Financeiro da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), Marcelo Curado, e o servidor e especialista em regulação do órgão, Luciano Menegazzo.

Na terça-feira (02/07), os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Vinícius Benevides e Apolinário Rebelo, participaram da Sessão Solene em celebração aos quatro anos do novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Nesta quarta-feira (26/06), o superintendente de Recursos Hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, participou de um workshop internacional, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da Pesquisa e Treinamento em Doenças Tropicais (TDR), sobre abordagens multissetoriais para prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) fechou nesta quarta-feira feira (26/06) o primeiro acordo realizado por intermédio do Serviço de Relacionamento ao Usuário da Agência (SRU). O conflito, que envolvia um usuário e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (CAESB), acontecia desde abril de 2021, e já havia gerado diversos processos administrativos, com custos para todas os envolvidos. A resolução ocorreu após a adoção do modelo de Mediação Expedita, que possibilitou que o usuário e a concessionária dialogassem e encontrassem soluções que atendassem a ambos os lados. Dentro do formato participativo e consensual, coube à Adasa facilitar a comunicação entre as partes e conduzir o processo autocompositvo.
A equipe da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) acompanhou diferentes pautas no segundo dia de reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), evento que ocorre na sede da Agepar, em Curitiba.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcou presença no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, realizado em Brasília nos dias 22 a 24 de junho de 2024, com palestras sobre reúso da água e iniciativas para ampliar a valorização dos resíduos de limpeza urbana no Distrito Federal. O evento, considerado o maior sobre resíduos sólidos no mundo, contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, empresários, líderes, gestores, estudantes e comunidade em geral.
Na quarta-feira, (26/06), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou uma visita ao Museu Planeta Água, em Curitiba. O objetivo foi conhecer de perto os aspectos científicos, históricos, culturais, sociais, educacionais e de saúde relacionados à água.
Diretores, superintendentes e técnicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) estão em Curitiba para participar das reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) que acontecem entre os dias 25 e 27 de junho.
A Adasa, representada pelo superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro, está presente no “Workshop on the Multisectoral Approaches for prevention and control of vector-borne diseases” – encontro internacional, vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS), sobre abordagens multissetoriais para prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores.
Entre os dias 25 e 28 de junho, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (AGEPAR) sediará as reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), evento que ocorrerá em formato híbrido, com transmissão ao vivo pela plataforma da ABAR. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) está presente na grade de programação das Câmaras de Saneamento, Recursos Hídricos e Saúde – CTSAN e de Governança, Controle Social, Ouvidoria e Comunicação – CTGCS.
A convite da diretoria da Itaipu Binacional, a Adasa realizou visita técnica à empresa nesta segunda-feira (24/06). Uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, Itaipu proporcionou uma oportunidade para os diretores da Agência trocarem informações e experiências sobre as tecnologias aplicadas na gestão responsável dos recursos hídricos.
Na quarta-feira (19/06), a Adasa sediou a 50ª Reunião Extraordinária do Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH/DF) no auditório Humberto Ludovico. Além da apresentação do Relatório Procomitês 2023 - Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas - o principal destaque da reunião foi a apresentação e a aprovação, por unanimidade, da resolução que estabelece critérios gerais para a cobrança pelo uso dos recursos hídricos no DF.
Na manhã desta sexta-feira (21/06), a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) visitaram o local onde será construída a nova Unidade de Recebimento de Entulho (URE) do Distrito Federal, um passo em direção ao desenvolvimento cada vez mais sustentável da capital.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou na última semana campanha publicitária voltada para a promover hábitos de consumo responsável da água e incentivar denúncias de práticas de irregularidades relacionadas ao uso dos recursos hídricos no DF.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará, na terça-feira (02/07), às 14h, audiência pública, na sede da Emater, para obter subsídios e informações adicionais referente a minuta de resolução que dispõe sobre o Marco Regulatório da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Extrema, localizada no Distrito Federal. O aviso foi publicado hoje, no Diário Oficial do DF.
Como divulgado hoje (10/06) no Diário Oficial do Distrito Federal, a Adasa realizará na quinta-feira (04/07), às 14h, uma audiência pública presencial para obter subsídios e informações adicionais referente a minuta de resolução que dispõe sobre o Marco Regulatório da Bacia Hidrográfica do Rio Jardim, localizada no Distrito Federal.
Neste sábado (08/06), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) esteve presente na cerimônia de inauguração da usina pública de energia solar fotovoltaica, no Parque de Águas Claras. O evento marcou o encerramento das atividades relacionadas a semana do meio ambiente.
Nesta sexta-feira (07/06), a Adasa se uniu a outros órgãos do Distrito Federal para promover a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. O evento, “Conexão Ambiental", realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal do DF (Sema), contou com uma variedade de atividades que envolveram a comunidade e contribuíram para a construção de uma consciência mais sustentável.
Nesta segunda-feira (03/06), o superintendente de Drenagem Urbana (SDU) da Adasa, Hudson Rocha, e o coordenador de Regulação e Outorga da SDU, Jeferson Costa, participaram do Seminário Gestão de Risco e Manejo de Águas Pluviais no Sol Nascente, realizado no Auditório Jayme Golubov da Universidade de Brasília (UnB).
Na manhã desta terça-feira (04/06), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro participou da Sessão Solene em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A iniciativa, que partiu do deputado João Cardoso, abre espaço para a sociedade debater temas ligados ao desenvolvimento sustentável no DF.
Na última quarta-feira (29/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da cerimônia de encerramento da 4ª Gincana de Sustentabilidade do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), realizada na Academia de Bombeiro Militar. A Agência, por meio do Programa Adasa na Escola, foi uma das parceiras do projeto, junto com a Secretaria de Educação (SEEDF), a Fundação 193 e outras instituições.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) é uma das primeiras agências infracionais do Brasil a aplicar a segunda auditoria do Projeto Acertar. O processo que auditou as informações prestadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), finalizado em abril, está disponível para consulta na página institucional do órgão.
Nesta sexta-feira (24/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou de uma cerimônia de entregas do Governo do Distrito Federal durante a AgroBrasília 2024, que neste ano teve como mote "O agro do futuro a gente promove hoje".
De 19 a 24 de maio, diretores e superintendentes da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participaram do 10º Fórum Mundial da Água, realizado em Bali/Indonésia. O evento reuniu mais de 140 países, proporcionando uma plataforma para a troca de experiências, parcerias e acordos de cooperação que buscam fortalecer a gestão dos recursos hídricos globalmente.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou na última sexta-feira (10/05) a Portaria nº 92, que estabelece a Política de Integridade Pública no âmbito da instituição. A medida visa fortalecer a governança pública e garantir a conformidade ética e legal em todas as suas atividades.
A Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcou presença nesta segunda-feira (06/05) na cerimônia de abertura do Seminário Extremos Climáticos e Desastres no Distrito Federal. O evento, promovido pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em colaboração com o Fórum de Defesa das Águas do DF e a própria Adasa, reúne especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para uma série de painéis e oficinas.
No Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (29/04) foi publicada a Resolução nº 36, que define o Reajuste Tarifário Anual - RTA/2023 e a 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos prestados pela Caesb. Das 11 contribuições recebidas em Audiência Pública realizada pela Agência há duas semanas, quatro foram acatadas e duas acatadas parcialmente. O impacto da resolução, que valerá a partir do próximo dia 1º de junho até 31 de maio de 2025, será de 9,88%.
Nesta segunda-feira (29/04), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal (SODF) realizaram uma reunião para discutir a implementação da institucionalização do serviço público de drenagem, buscando alinhar as ações e responsabilidades entre os órgãos envolvidos.
A Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), representada pelo seu diretor-presidente, Raimundo Ribeiro, esteve presente neste sábado (27/04) na cerimônia de lançamento do Sistema de Abastecimento Norte, um investimento de R$ 135 milhões do Governo do Distrito Federal que irá beneficiar 355 mil pessoas que moram em Sobradinho I e II, Grande Colorado, Boa Vista, Taquari, Itapoã e Região dos Lagos. Durante o ato, o governador do DF, Ibaneis Rocha, assinou a Ordem de Serviço que marca o processo de implementação da obra executada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Na manhã desta sexta-feira, (26/04), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) realizaram uma visita conjunta às instalações do Sistema de Captação e Tratamento de Água do Corumbá IV.
Nesta quinta-feira, (25/04), diretores e servidores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcaram presença no II Encontro Nacional das Agências Reguladoras em comemoração aos 25 anos da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), localizado no clube Naval de Brasília.
Nesta quarta-feira (24/04), a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu a visita de três importantes agências reguladoras. A Agência de Regulação de Palmas (ARP) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Ji-Paraná (AGERJI) em Rondônia no período da manhã; e à tarde a Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR). O propósito das visitas foi explorar as práticas e estratégias de regulação, controle e fiscalização de serviços públicos adotadas pela Adasa no DF, com o objetivo de aprimorar as próprias operações e garantir a excelência nos serviços prestados a suas comunidades.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa, Raimundo Ribeiro, acompanhou nesta quarta-feira (24) a Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira de Agências Reguladoras - ABAR que reconduziu Vinícius Benevides como presidente nacional e vice-presidente Centro-Oeste da entidade para o triênio 2024 a 2027.
Nesta quarta-feira (10/04), o Ouvidor da Adasa, Robinson Cardoso, auxiliado pelo chefe da Ouvidoria, César Augusto Campos, apresentou o Relatório do Ouvidor da Adasa, com análise quantitativa e qualitativa das atividades desenvolvidas no ano de 2023.
O Programa Adasa na Escola fechou o mês de março, marcado pelas comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água, com visita ao CEF 301 do Recanto das Emas, onde 847 alunos e 40 professores puderam conhecer as dinâmicas socioeducativas do Programa.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Nº 002/2024
O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA REGULADORA DE ÁGUAS, ENERGIA E SANEAMENTO BÁSICO DO DISTRITO FEDERAL – ADASA, no uso das atribuições regimentais, de acordo com o que estabelece o artigo 28 da Lei nº 4.285, de 26 de dezembro de 2008 e conforme deliberação da Diretoria Colegiada, COMUNICA:
Aos usuários, agentes e demais interessados nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, que realizará a Audiência Pública nº 002/2024, na modalidade presencial e virtual (à distância), por meio da transmissão simultânea por vídeo conferência..
OBJETIVO: Obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de resolução contendo a proposta de Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e da 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Distrito Federal.
DATA: 15 de abril de 2024, com início às 10 horas.
LOCAL: Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa – Sain, antiga Estação Rodoferroviária, térreo, e por de vídeo conferência em link que será disponibilizado na página da Adasa no dia da Audiência.
ENVIO DE CONTRIBUIÇÕES ESCRITAS: pelo endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até às 18 horas do dia 15/04/2024.
DOCUMENTOS: A minuta de resolução e os documentos que a fundamentam ficarão disponibilizados no site da Adasa (www.adasa.df.gov.br) na parte das audiências públicas em andamento.
GRAVAÇÃO: O evento será gravado e a gravação ficará disponibilizada na mesma página da audiência.
INFORMAÇÕES: 3961-4900 ou www.adasa.df.gov.br.
RAIMUNDO RIBEIRO
- Aviso de Audiência Pública nº 02/2024
- Nota Técnica nº 02/2024 ADASA/SEF
- Minuta de Resolução 4ª Revisão Tarifária- Exercício 2023
- Planilha RTP - Revisão Tarifário - Resultados Preliminares
A Adasa abriu nesta quarta-feira (10/04) consulta pública para obter subsídios e informações adicionais referentes a estudo elaborado pela empresa contratada para realizar a segunda atualização do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH/DF).
Na próxima segunda-feira, 15/04, A Adasa realizará audiência pública sobre o Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e a 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A reunião, realizada na modalidade híbrida (presencial e online), pode ser conferida a partir das 10 horas, no auditório Humberto Ludovico, localizado na sede da Agência, ou por meio de vídeo conferência. O link que permitirá a participação virtual será disponibilizado na página institucional do órgão - www.adasa.df.gov.br no dia do evento.
Na manhã desta sexta-feira (05/04), a Adasa realizou uma celebração especial de Páscoa, com missa ministrada pelo Arcebispo Militar do Brasil, Dom Marcony Ferreira, que trouxe uma mensagem de fé e esperança para os servidores, colaboradores e convidados presentes no auditório Humberto Ludovico, na sede da Agência.
Nos dias 3 e 4 de abril, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu um treinamento com o objetivo de apresentar a metodologia de auditoria e certificação das informações utilizadas no cálculo dos indicadores do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS), no âmbito do projeto "ACERTAR Resíduos Sólidos - Distrito Federal".
A Adasa está realizando a revisão da Resolução nº 21/2016, que estabelece as condições gerais da prestação e utilização dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no Distrito Federal. A primeira etapa será a tomada de subsídios, na qual os participantes podem apresentar suas contribuições quanto aos temas a serem regulamentados nestes serviços.
Neste sábado, 30/3, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) reuniu cerca de 1500 pessoas no Parque da Cidade para a realização da Caminhada da Água. O evento marcou o encerramento das celebrações oficiais em alusão ao Dia Mundial da Água na capital.
No último mês, a Resolução da Adasa nº 01, de 2022, que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços tubulares no Distrito Federal, completou dois anos de publicação. O instrumento foi criado com o intuito de tornar mais simples e eficaz o acompanhamento de intervenções em águas subterrâneas, em que processos de perfuração exigem outorga prévia da Agência, contribuindo para uma gestão mais transparente e sustentável dos recursos hídricos e para a coibição de perfurações irregulares no DF.
No sábado (30/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) promoverão a Caminhada da Água. O evento de caráter ambiental fecha a agenda de programações em torno do Dia Mundial da Água, comemorado na última sexta-feira (22/03). A ação ocorrerá no Parque da Cidade Sarah Kubitschek e contará com uma série de atividades voltadas para todos os públicos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará Audiência Pública sobre o Reajuste Tarifário Anual referente ao exercício de 2023 – RTA/2023 e a 4ª Revisão Tarifária Periódica – 4ª RTP dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, prestados pela CAESB. O aviso foi publicado hoje, no Diário Oficial do DF.
Nesta terça-feira (26/03), a Adasa celebrou o Dia Mundial da Água com um evento especial em sua sede, onde reconheceu e premiou iniciativas exitosas de escolas que promovem o uso responsável dos recursos hídricos. Além disso, destacou projetos de reutilização de água em edifícios do Distrito Federal. Desde 2010, a Adasa vem homenageando projetos que contribuem para a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos.
Para discutir os impactos da urbanização no sistema de drenagem, medidas de controle de cheias, ferramentas de alerta de inundações urbanas e melhorias no planejamento e prevenção contra eventos críticos, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta terça-feira (26/03) o ciclo de palestras “Manejo de Águas Urbanas”, evento híbrido que reuniu um público expressivo na sede da instituição, além dos participantes que acompanharam as palestras técnicas virtualmente.
À medida que nos aproximamos do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, as discussões em torno da gestão sustentável dos recursos hídricos e do acesso universal ao saneamento básico ganham destaque. Neste contexto, a Adasa lança nesta quarta-feira (20/03) campanha publicitária para fomentar a conscientização acerca dos desafios do uso responsável da água e da garantia aos serviços de saneamento.
Dando continuidade às comemorações do Mês da Água, a Adasa irá realizar na terça-feira, 26/03, em sua sede, evento alusivo ao Dia Mundial da Água, no qual serão premiadas experiências exitosas relacionadas ao uso responsável dos recursos hídricos desenvolvidas em escolas, bem como ações de reúso em estruturas prediais no DF.
Nesta quinta-feira (14/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS), realizou uma reunião virtual com diversos órgãos públicos e entidades da sociedade civil para apresentar as etapas para a revisão da Resolução nº 21/2016, que estabelece as condições gerais da prestação e utilização dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos na região.
Como parte das comemorações em torno do Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22 de março, a Adasa apresentou o projeto do Memorial Internacional da Água - MINA durante o evento Conexão Brasília Museu Aberto, realizado na terça-feira (12), na embaixada de Portugal. Os detalhes do complexo arquitetônico, que colocará Brasília na vanguarda das discussões globais sobre os recursos hídricos, foram expostos pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e pelo coordenador do projeto e diretor da Agência, Rogério Rosso.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, no último sábado (9), da inauguração de uma rede de abastecimento de água no Assentamento Dorothy Stang, em Sobradinho. A obra, liderada pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), terá tubulação de 9.837 metros e beneficiará cerca de 17 condomínios e mais de 13 mil pessoas em todo o setor.
A Adasa recebeu na terça-feira (27/02) visita técnica da turma de MBA em Governança e Controle da Regulação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O grupo, formado por servidores públicos federais que ocupam cargos efetivos na Controladoria Geral da União (CGU), Forças Armadas e em áreas de regulação estatal e de controle da regulação estatal, esteve na Agência onde conheceu o trabalho desempenhado na regulação dos usos da água, fiscalização dos serviços de saneamento básico, bem como ações relacionadas à Superintendência de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira e Controle Interno e Compliance.
Nesta segunda-feira (26/02), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de resolução que estabelece as condições gerais da prestação e utilização de serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.
Nesta semana, o programa Adasa na Escola (PAE) retomará as visitas educativas às instituições de ensino do Distrito Federal. Neste ano, a meta do PAE é atender entre 50 e 60 escolas, alcançando cerca de 20 mil estudantes.
A equipe da Superintendência de Planejamento e Programas Especiais da Adasa, em conjunto com outros parceiros do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, realizou o plantio de aproximadamente 500 mudas de espécies nativas do cerrado na propriedade do senhor Mauro Cabral, um dos primeiros produtores a assinar contrato com o Projeto.
A Adasa recebeu na quinta-feira (08/02) a equipe da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) que dará apoio à Agência na implementação do Programa de Integridade previsto na Política de Governança Pública, Gestão de Riscos e Compliance da instituição.
A Adasa realizou na tarde desta quinta-feira (08/02) a terceira cerimônia de posse de aprovados no último concurso público da Agência. O evento, que ocorreu no auditório Humberto Ludovico, localizado na sede do órgão regulador, reuniu membros da diretoria, servidores, colaboradores e familiares dos novos integrantes do corpo técnico da instituição.
A Adasa realizou, nos dias 06 e 07 de fevereiro, curso sobre Análise de Impacto Regulatório (AIR). O objetivo foi capacitar os participantes a aplicar conceitos, metodologias e ferramentas de AIR e, também, discutir o problema do descarte inadequado do lodo séptico coletado por caminhões limpa fossa no DF.
A Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) lançou nesta terça-feira (6) o Painel de Transparência Passiva do DF. O novo endereço foi apresentado em reunião que contou com a participação de mais de 100 servidores de ouvidorias do GDF e tratam dos pedidos de acesso à informação. Os dados apresentados no Painel de Transparência Passiva (quando o cidadão procura informações junto ao governo) já estavam disponíveis no Portal da Transparência do DF.
Nesta terça-feira (6/02), a Adasa recebeu representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) para conhecer práticas adotadas na regulação de drenagem urbana e resíduos sólidos do Distrito Federal.
A Adasa abriu, nesta terça-feira (30/01), processo de audiência pública para reunir contribuições à minuta de resolução que estabelece condições gerais da prestação e utilização de serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.
Durante as primeiras semanas de 2024, o Projeto Produtor de Água no Pipiripau doou 10.700 mudas a produtores da bacia, fortalecendo esforços para preservação ambiental na região. A iniciativa, liderada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), contou com o apoio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial, desta terça-feira (26), a Resolução Nº 32, de 21 de dezembro de 2023 que estabelece os níveis altimétricos a serem observados no reservatório do Lago Paranoá no ano de 2024. A medida visa assegurar a sustentabilidade quantitativa e qualitativa dos usos múltiplos dos recursos hídricos do Lago.
As comemorações de Natal já começaram pelo Distrito Federal. Hoje (21), os restaurantes comunitários ofereceram um almoço natalino especial. No restaurante comunitário de Sobradinho II, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o presidente da TCB, Chancerley Santana, o Secretário de Trabalho, Tales Mendes, o Administrador da Fercal, Fernando Maderia e o Administrador de Sobradinho, Gutemberg Tosatte receberam a população local.
Nesta quinta-feira (14/12), durante a XLVI Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica voltado para a implantação de ações de revitalização que englobam a adequação de canais rudimentares de irrigação e construção de tanques lonados na Bacia Hidrográfica do Rio Preto, no Distrito Federal. As melhorias serão executadas com recursos advindos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia do São Francisco.
Nesta, terça-feira (12/12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), a Companhia de Água e Esgoto do DF (Caesb) e o Conselho de Consumidores da Caesb promoveram o Seminário Anual do Conselho de Consumidores da Caesb. O evento foi realizado no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa, em Brasília.
Nesta segunda-feira (11/12), a diretoria da Adasa recebeu representantes do governo chinês interessados em conhecer o projeto do Memorial Internacional da Água - MINA, que será erguido às margens do Lago Paranoá, com o objetivo de promover aprendizado, reflexões e exposições globais sobre a preservação e uso responsável dos recursos hídricos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu nesta semana dois importantes reconhecimentos concedidos pela Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF).
Na próxima terça-feira (12/12) acontecerá o Seminário Anual do Conselho de Consumidores da Caesb. O evento, promovido pelo Conselho, em parceria com a concessionária de serviços públicos e Adasa, será realizado no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Adasa, a partir das 9h.
Aprovados do último concurso público da Adasa tomaram posse na manhã desta quinta-feira (07/12), em uma cerimônia emocionante no Auditório Humberto Ludovico, na sede da Agência. Os novos servidores André Xavier e Silva Chaves, Hugo Resende, Lucas Sarkis Teixeira Bergo, Marcus Vinicius de Resende Maia Leite e Willian Prado dos Santos foram recebidos pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, demais diretores e colaboradores da instituição.
O Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas – SIMCURB foi um dos três finalistas do Prêmio ANA 2023. O projeto, desenvolvido no âmbito da Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa (SDU), concorreu na estreia da categoria “Entidades Reguladoras Infracionais do Setor de Saneamento Básico”, durante a 8ª edição da premiação que reconheceu o mérito de iniciativas que se destacaram pela excelência em prol dos recursos hídricos e do saneamento básico no Brasil.
Nesta terça-feira (05/12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou os resultados do primeiro estudo gravimétrico realizado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) localizada na Estrutural. Na ocasião, os profissionais da Agência, do SLU e da empresa Valor Ambiental envolvidos no projeto foram homenageados e receberam certificado.
Nesta terça-feira (05/12), a Adasa esteve presente no Encontro de Integração dos Comitês de Bacias - EICOB. O evento reuniu especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil para discutir os impactos e as soluções para o problema ambiental que afeta o planeta.
A Adasa capitaneou, na terça-feira (5/12), visita da delegação do Ministério de Obras Públicas e do Ministério do Meio Ambiente do Chile ao Projeto Produtor de Água do Pipiripau. A missão, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, com o apoio da ANA, teve como objetivo o intercâmbio de conhecimentos referentes a gestão dos recursos hídricos, institucionalidade e governança da água no Brasil.
Uma celebração especial de Natal marcou a manhã desta segunda-feira (04) na Adasa, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal. A missa foi ministrada por Dom Marcony Ferreira, o Arcebispo Militar do Brasil, que trouxe uma mensagem de fé, esperança e fraternidade para os servidores, colaboradores e convidados que estiveram presentes no auditório Humberto Ludovico.
O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF) realizou na quarta-feira (29/11) sua 44ª reunião ordinária. O encontro ocorreu na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e foi presidido pelo secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal (SEMA -DF), Antônio Gutemberg Gomes de Souza.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, participou nesta terça-feira (28) da reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), que aconteceu em formato virtual.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta segunda-feira (27/11) audiência pública para discutir a minuta de resolução que prevê o aperfeiçoamento de módulos contidos no Manual de Revisão Tarifária Periódica dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do DF.
A Adasa recebeu nesta sexta-feira (24/11), visita técnica de delegação chinesa ligada a área de recursos hídricos. Os membros da comitiva, proveniente da terceira província mais populosa do país (Henan), foram recebidos pelos diretores Vinícius Benevides e Apolinário Rebello.
Na manhã desta sexta-feira (24/11), o diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e representantes das Superintendências de Recursos Hídricos e Projetos Especiais da Agência participaram do Encontro em Defesa do Cerrado do Distrito Federal. O evento que teve como tema “Desmatamento no Cerrado do DF - Comprometimento das áreas produtoras de água” aconteceu na UNB de Planaltina e foi promovido pelo Fórum de Defesa das Águas do DF.
Encerrou, nesta quinta-feira (23/11), o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). O evento, que teve como tema 'Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação', contou com o apoio de várias entidades, incluindo a Adasa.
A Diretoria Colegiada da Adasa convocará no mês de dezembro mais cinco aprovados no último concurso realizado pela Agência. A decisão foi tomada após diversas reuniões e ajustes orçamentários/financeiro.
As curvas de referência estabelecidas anualmente pela Adasa definem os valores de volume útil a serem atendidos ao final de cada mês para os reservatórios Descoberto e Santa Maria. As curvas são estabelecidas pela Adasa em articulação com o Grupo de Acompanhamento, constituído pela Caesb, Emater, SEAGRI, SEMA, UnB e o Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Paranaíba-DF.
Nesta terça-feira (14/11), os diretores, Vinícius Benevides, Apolinário Rebelo e Félix Palazzo; o ouvidor Robinson Cardoso; o superintendente de Abastecimento de água e Esgoto (SAE), Rafael Mello, e demais técnicos da Adasa participaram do ato de assinatura de ordem de serviço para implantação da subadutora de água no Gama.
Nesta sexta-feira (10/11), diretores, superintendentes e técnicos da Adasa receberam comitiva francesa responsável pela execução do projeto Maru, que tem como objetivo reforçar o monitoramento dos lançamentos de águas residuais urbanas e o seu impacto nos recursos hídricos, em especial, nos mananciais de abastecimento de água das maiores regiões metropolitanas do Brasil.
Em atenção à Lei nº 7.057/2022, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) inaugura nesta terça-feira (07/11), uma sala de amamentação para usufruto das servidoras, colaboradoras e todas as mães que porventura passarem pela Agência e necessitarem de um espaço exclusivo para atenderem às necessidades dos seus rebentos, um importante passo para a promoção, proteção e apoio à amamentação.
Na terça-feira (07/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará evento para celebrar novo Acordo de Cooperação Técnica - ACT com 13 instituições governamentais para continuidade de programa Produtor de Água no Pipiripau.
Nesta terça-feira (31/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) assinou novo Acordo de Cooperação Técnica - ACT com outras 13 instituições governamentais para continuidade do Programa Produtor de Água no Pipiripau.
Na manhã desta segunda-feira (30/10), a Adasa recebeu 30 estudantes do curso de Gestão Ambiental da UnDF. Além de promover maior integração entre a academia e instituições governamentais, a visita teve como objetivo proporcionar aos estudantes experiências práticas relevantes para o desenvolvimento de habilidades essenciais para suas futuras carreiras profissionais.
Na última sexta-feira (20/10), a Adasa encerrou a sua participação no XIII Congresso ExpoAbar, em São Paulo. Realizado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras - ABAR, o evento reuniu especialistas do Brasil e do mundo para discutir os temas mais relevantes do setor, tendo como foco os desafios da regulação para o desenvolvimento nacional.
No primeiro dia da XIII ExpoAbar, a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), participou de três painéis na tarde desta quarta-feira (18/10).
Neste segundo dia de ExpoAbar (19/10), servidores e colaboradores da Adasa realizaram diversas apresentações que abordaram desde experiências exitosas, análises de impacto regulatório e metodologias para gestão de risco até a oferta de um curso sobre mediação de conflitos em regulação, realizado pela reguladora de resíduos sólidos da Agência, Samira Iasbeck.
Nesta quarta-feira (18/10), teve início o XIII Congresso da ABAR, em São Paulo, e o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, foi um dos convidados pelo presidente da Abar, Vinicius Benevides, para compor a mesa de abertura do evento, junto a outras autoridades do mundo da regulação.
De 18 a 20 de outubro, diretores, superintendentes e técnicos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) participarão do XIII Congresso Brasileiro de Regulação (ExpoAbar), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Neste final de semana (07 e 08 de outubro), a Adasa esteve presente no Campeonato Brasileiro de VA’A Velocidade 2023 com dinâmicas de educação ambiental para a criançada que compareceu ao espaço localizado ao lado da Ponte das Garças, no Lago Sul.
No próximo final de semana, a Adasa estará presente no Campeonato Brasileiro de VA’A Velocidade 2023, onde levará dinâmicas de educação ambiental para a criançada que comparecer ao espaço localizado ao lado da Ponte das Garças, no Lago Sul. O evento esportivo, que reunirá a partir de amanhã (5/10) atletas de sete estados que competem por títulos nacionais e vagas para o Campeonato Mundial, objetiva fomentar a prática de va’a, popularmente conhecido como canoa havaiana, em Brasília
Nesta terça-feira (03/10), a Adasa sediou a 47ª Reunião Ordinária do Conselho de Consumidores da Caesb. O encontro foi pautado por palestra técnica da Agência sobre a Resolução n° 21, de 17 de julho de 2023, que altera a Resolução nº 03, de 13 de abril de 2012. As mudanças apresentadas entrarão em vigor em janeiro de 2024.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no DODF desta sexta-feira (29/09), a Resolução nº 27, que estabelece os procedimentos para cálculo, cobrança e recolhimento da Taxa de Fiscalização dos Usos dos Recursos Hídricos - TFU, no Distrito Federal.
Na manhã desta quinta-feira (28/09), na praça da Bíblia, em Ceilândia, a Adasa participou do lançamento da ação Bueiro não é lixeira, uma iniciativa do SLU em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seape).
Nos dias 27 e 28 de setembro, técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da Adasa participaram do Seminário Nacional para Integração da Regulação de Recursos Hídricos, realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA). O evento ocorreu no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência, em Brasília.
Na manhã desta segunda-feira (25/09), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, deu posse aos primeiros aprovados do último concurso público da Agência. Marcada por muita emoção e alegria dos novos servidores, a cerimônia foi realizada no Auditório Humberto Ludovico, na sede da instituição, e contou com a participação de autoridades, diretores e colaboradores da Agência, além dos empossados Amanda Todeschini, Mateus Bezerra, José da Costa Neto e Hérica do Nascimento e respectivos familiares.
Nesta quinta-feira (21/9), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) reuniu os diversos atores envolvidos no gerenciamento dos resíduos de entulho e construção civil gerados no Distrito Federal para troca de experiências no seminário “Regulação e a Valorização dos Resíduos de Poda, Entulho e Resíduos da Construção Civil”. Mais de 50 pessoas, entre representantes e autoridades de diversas instituições do governo e terceiro setor, participaram do evento.
A Adasa, representada pelo superintendente de Drenagem Urbana, Hudson de Oliveira, participou nesta quinta-feira (21/09) da 28ª Reunião Ordinária do Conselho de Saneamento Básico do Distrito Federal (Consab/DF), ocasião em que apresentou o contrato de concessão firmado entre a Agência e a Novacap, em junho deste ano, voltado para a prestação dos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no Distrito Federal.
A Adasa prorrogou o período para envio de contribuições à minuta de resolução que prevê a regulamentação e implantação da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos - TFU para não prestadores de serviços públicos. O novo prazo, solicitado pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Distrito Federal durante audiência pública realizada na segunda-feira (11/09), vai até o dia 18 de setembro, às 18h.
Conforme deliberado durante a 39ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica Afluentes do Rio Preto-DF, estão abertas as inscrições para o preenchimento de vagas remanescentes em processo eleitoral complementar.
Neste sábado (16/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (SEMA), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), se uniram para realizar a 11° edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul.
Nesta quinta-feira (14/09), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), levaram representantes da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco (CCR Alto São Francisco), membros da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a equipe de projeto da Agência Peixe Vivo para visita técnica à bacia do rio Preto, no Distrito Federal.
Neste sábado (16/09), acontecerá a 11ª edição da Semana Lago Limpo, no Pontão do Lago Sul, das 8h às 12h. A ação acontece no Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), movimento cívico que une cerca de 200 países e milhões de pessoas no mundo em um ato de limpeza global.
Foi publicada no DODF desta terça-feira (22/8), a Resolução n° 26, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece procedimentos gerais para requerimento e obtenção de registro de uso, de outorga prévia e de outorga de direito de uso de recursos hídricos para o lançamento de águas pluviais em corpos hídricos superficiais do Distrito Federal e naqueles delegados pela União e estados.
Raimundo Ribeiro, presidente da Adasa e Vinícius Benevides, presidente da Abar apresentaram a logomarca e realizaram a entrega do projeto Memorial Internacional da Água - MINA, ao presidente do Conselho Mundial da Água, Loic Funchon, e ao presidente honorário, Benedito Braga.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na segunda-feira (11/09), às 10h, audiência pública na modalidade presencial e virtual para obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de regulamentação e implantação da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos - TFU para não prestadores de serviços públicos, criada pela Lei Complementar nº 711, de 13 de setembro de 2005.
A Adasa reuniu na quinta-feira (31/8) seu corpo técnico e administrativo para celebrar os 19 anos da instituição, data comemorada oficialmente no dia 2 de setembro. A festividade, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Agência ao longo de sua trajetória, foi realizada no auditório Humberto Ludovico e no Espaço do Servidor.
A Adasa acaba de lançar um painel de informações que permite aos usuários visualizar estatísticas de manifestações recebidas pela Ouvidoria da Agência.
Nesta segunda-feira (21/08), membros da Diretoria Colegiada da Adasa receberam o secretário de Agricultura do DF, Fernando Antônio Rodriguez, e o subsecretário de Regularização Fundiária, Antônio Barreto. Durante a visita, foram discutidas ações voltadas para o uso sustentável do solo e da água em regiões agrícolas com o objetivo de garantir a segurança hídrica do Distrito Federal e entorno.
A Adasa, com apoio de consultoria contratada e do SLU, deu início nesta segunda-feira (21/08) ao estudo gravimétrico dos resíduos sólidos encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Estrutural. A análise, inédita no Distrito Federal para materiais que ingressam na unidade, possibilitará a identificação dos percentuais dos diferentes componentes presentes nas cargas – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão. O conhecimento dessas características contribuirá para um melhor planejamento da gestão desses resíduos no DF.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) compartilhou em seu site nesta segunda-feira (21/08) proposta de regulamentação da Taxa de Fiscalização de Usos de Recursos Hídricos (TFU) para não prestadores de serviços públicos. A minuta de resolução, voltada para os maiores usuários de água, será objeto de audiência pública que será realizada no dia 11 de setembro, às 10h, na sede da Agência.
Foi publicada no DODF desta quinta-feira (17/8), Resolução n° 25/2023, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece procedimentos gerais para execução integrada – entre Novacap e Caesb - das atividades de inspeção, identificação e correção dos lançamentos irregulares de esgotos sanitários ou outros efluentes no sistema público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas e de águas pluviais no sistema público de esgotamento sanitário.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro, receberam, nesta quinta-feira (17/08), o presidente da Empresa de Regularização de Terras Rurais – ETR, Cândido Teles, e sua equipe técnica. O encontro teve como mote assuntos relacionados ao uso legal de água pela população do campo.
A implementação de instrumentos previstos na Política de Recursos Hídricos do DF foi o tema que norteou a reunião realizada nesta terça-feira (01/08), na sede da Adasa, entre o secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes, o diretor-presidente da Agência, Raimundo Ribeiro, e os diretores Félix Palazzo e Rogério Rosso.
Nesta terça-feira (15/08), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o superintendente de recursos hídricos da Agência, Gustavo Carneiro, receberam o deputado distrital, Eduardo Pedrosa e representantes da comunidade rural Rosely Nunes, que fica em Planaltina.
Na manhã desta terça-feira (25/07), a Diretoria Colegiada da Adasa recebeu a visita do diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, do secretário de Obras, Luciano de Carvalho, do subsecretário da pasta, Aldo Fernandes, e do diretor de Urbanização do órgão, André Vaz. No encontro, motivado pela assinatura do contrato de concessão entre Adasa e Novacap, foram conduzidos assuntos referentes à prestação dos serviços públicos de drenagem.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, esteve na tarde de quarta-feira (26/7) com o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, e com o diretor da Associação Comercial e Industrial do Arapoanga, Rogério Arapoanga, para tratar de demandas das regiões administrativas.
Foi publicado no DODF desta segunda-feira (24/7), Resolução n° 24, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que estabelece as curvas de referência para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria até dezembro deste ano.
Nesta sexta-feira (21/07), foi divulgado o resultado final das análises das inscrições para a gestão do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no Distrito Federal.
Representantes da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) estiveram na sede da Adasa nesta quarta-feira (12/07) para conhecer práticas adotadas na regulação e fiscalização de resíduos sólidos no Distrito Federal. Há dois anos, a Arsesp assumiu a temática e tem buscado conhecer experiências exitosas para aprimorar o serviço oferecido à população paulista.
Nesta segunda-feira (10/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no Diário Oficial (DODF) o resultado final e a homologação do concurso para os cargos de regulador e técnico da autarquia.
Nesta quinta-feira (06/07), o diretor presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu a presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Maranhão (CBH Maranhão), Nilda Oliveira, e a vice-presidente, Andreia Aguiar. A visita foi motivada pelo desenvolvimento de trabalhos conjuntos, como o apoio no II Festival de Turismo de Aventura da Fercal, evento do CBH a ser realizado em setembro.
Nesta quinta-feira (06/07), foi divulgado o resultado preliminar de habilitação dos inscritos no processo eleitoral do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no Distrito Federal. Todos foram considerados habilitados.
Nesta segunda-feira (03/07), a Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) da Adasa visitou a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) na Estrutural. A ida ao local faz parte de uma agenda técnica de apresentação das instalações à equipe de consultoria contratada pela Agência.
A equipe da Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa acompanhou na tarde de sexta-feira (30/6) visita técnica promovida pela Terracap às obras do Drenar DF na Asa Norte.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o superintendente de Drenagem Urbana, Hudson de Oliveira, participaram na noite de segunda-feira (26/6) da reunião pública realizada em Sobradinho II para debater demandas trazidas por moradores de condomínios da região do Grande Colorado. Entre os problemas levantados, estão necessidades de melhorias nas redes de drenagem e mediação em questões que envolvem o abastecimento de água por meio de poços tubulares.
A Adasa participou na quarta-feira (28/6) de reuniões da Câmara Técnica de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde (CTSAN) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). O debate, realizado de forma híbrida (presencial e on-line), ocorreu durante a segunda rodada do encontro em 2023, na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
Na manhã desta quinta-feira (29/06), o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu a diretora executiva da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap DF), Deuselita Martins e a chefe do Núcleo de Contratos e Convênios da Funap - DF, Sebastiana Franco de Sousa. O encontrou foi motivado pela necessidade de ampliar a inserção de reeducandos no mercado de trabalho em todo Distrito Federal.
Nesta sexta-feira (30/06), a Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE) da Adasa realizará Oficina de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre o descarte de lodo de fossa séptica por caminhão limpa fossa no Distrito Federal. O tema é complexo e seu enfrentamento requer estudos aprofundados e baseados em evidências para que possam orientar os dirigentes na tomada de decisão sobre as melhores alternativas regulatórias.
Nesta terça-feira (19/6), a Adasa realizou audiência pública com o objetivo de apresentar proposta de revisão tarifária extraordinária (RTE) dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Nesta quinta-feira (22/6) foi publicado no DODF o Reajuste Tarifário Extraordinário (RTE) dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Nesta sexta-feira (16/6), a Adasa premiou a Escola Classe Sítio das Araucárias, em Sobradinho, com o Selo Escola Guardiã da Água. A honraria reconhece instituições de ensino, públicas e privadas, que se destacam com a adoção de práticas sustentáveis, especialmente quanto ao uso racional dos recursos hídricos.
A Adasa sediou na quinta-feira (15/6) a 29° Reunião Ordinária do Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba-DF). Na ocasião, foi aprovado o relatório final das atividades desenvolvidas na gestão 2018/2023 e realizada cerimônia de posse dos membros e da nova diretoria que conduzirá os trabalhos no próximo biênio.
Nesta segunda-feira (12/06), o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) anunciou o resultado da avaliação dos atos normativos inscritos para obtenção do Selo de Boas Práticas Regulatórias e a Adasa foi premiada com um selo padrão ouro e dois selos padrão prata. Instituído pela Secretaria de Competitividade e Política Regulatória (SCPR), o selo tem como objetivo reconhecer e estimular a adoção de boas práticas regulatórias na elaboração de atos normativos infralegais.
Na quarta-feira (7/6), o Distrito Federal dará um importante passo em prol da universalização do saneamento básico. Na ocasião, a Adasa e a Novacap assinarão o contrato de concessão que institucionaliza a regulação dos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas prestados na unidade da federação. O ato oficial ocorrerá durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no Salão Branco do Palácio Buriti.
O Distrito Federal se tornou nesta quarta-feira (7/6) a primeira capital do país a institucionalizar a prestação dos serviços públicos de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. A conquista é fruto da dedicação de servidores e dirigentes da Adasa que se debruçaram na análise do modelo regulatório para elaborar o contrato de concessão assinado entre a Agência e a Novacap, durante cerimônia realizada no Palácio do Buriti.
A pedido do ex-deputado federal e atual presidente do Ibram, Rôney Nemer, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu nesta terça-feira (6/6) a comissão de candidatos aprovados no último certame da agência, realizado em agosto de 2022. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas quanto às perspectivas de nomeação para os próximos meses.
Os três comitês de bacias hidrográficas instalados no Distrito Federal - Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba - DF), Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto (CBH Preto - DF) e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Maranhão (CBH Maranhão – DF) – contam agora com o suporte técnico e administrativo da ABHA Gestão de Águas, entidade que assumiu este mês a função de Secretaria Executiva após chamamento público realizado pela Adasa.
Entre os dias 5 e 9 de junho é comemorada a Semana Nacional do Meio Ambiente, iniciativa que levanta o debate sobre a preservação e conservação dos recursos naturais do Brasil. A criação da semana de conscientização amplia o calendário de ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), pauta que representa um dos maiores desafios da humanidade.
A partir de amanhã - 1° de junho - a Adasa ampliará o horário de atendimento aos cidadãos. Os serviços aos usuários passarão a funcionar entre 7h e 19h, tanto na modalidade presencial quanto por meio de e-mail ou telefone.
Nesta segunda-feira (22/5) o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, acompanhou a visita guiada conduzida pelo secretário de Governo do Distrito Federal, José Humberto Pires, e pelo secretário de Obras, Luciano Carvalho ao Túnel de Taguatinga, considerada a maior obra viária urbana em construção no país.
Na quarta-feira (24/05), a Adasa participou de dois painéis que marcaram o último dia do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Belo Horizonte.
Desde domingo (21/05), diretores, superintendentes e técnicos da Adasa estão participando do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Belo Horizonte.
De 21 a 24 de maio, diretores, superintendentes e técnicos da Adasa irão participar do mais importante encontro do país sobre saneamento e meio ambiente: o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA).
A Adasa participou na terça-feira (2/5) do seminário “Saneamento na Bacia do Rio Melchior”, promovido pela Caesb. O objetivo do encontro foi apresentar o atual cenário do principal corpo receptor de efluentes tratados do Distrito Federal, explicar parâmetros do enquadramento e classes de diferentes pontos do rio e traçar encaminhamentos voltados para preservação da região e conscientização ambiental da população local.
Neste 16 de maio, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, participou das comemorações ao Dia do Gari. O evento, realizado pelo Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), reuniu dezenas de profissionais da área e contou com a participação do governador do DF, Ibaneis Rocha, e demais autoridades.
Nesta quinta-feira (11/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do Fórum: “A grilagem de terra no Distrito Federal e suas consequências ambientais”.
Nesta terça-feira (09/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) iniciou a Consulta Pública 001/2023 para que todos os usuários, agentes e demais interessados possam contribuir para a construção de uma agenda regulatória que espelha os verdadeiros anseios da sociedade.
No último domingo (30/4), foi registrada no Distrito Federal uma chuva de grande intensidade que causou alagamentos e transtornos em alguns pontos da região do Plano Piloto. O fenômeno foi observado pelo Sistema de Monitoramento Chuvas Urbanas Intensas (Simcurb), ferramenta disponibilizada para consulta no site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
Na sexta-feira (28/4) a Adasa participou de reunião na sede da ANA onde foram apresentados os resultados do trabalho realizado pelo Grupo Técnico Operacional da Bacia Hidrográfica do Rio São Marcos (GTO).
Nesta terça-feira (02/05) foi publicada no DODF alterações na Resolução n° 18/2018 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que dispõe sobre operação, manutenção e monitoramento de aterros sanitários do Distrito Federal.
Durante audiência pública realizada nesta segunda-feira (24/4), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou proposta de alteração do Módulo I do Manual de Revisão Tarifária Periódica – MRT, que trata da metodologia de levantamento e valoração da Base de Ativos Regulatória -BAR - dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou ontem (19/04), o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (SIMCURB). Desenvolvida em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a ferramenta online permite visualizar dados de chuvas registrados em áreas urbanas do DF.
Nesta quarta-feira (19/04), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, por meio do projeto Adasa na Escola, de evento da Secretaria de Educação (SEEDF) que destacou a importância do trabalho realizado pelas escolas do campo.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico prorrogou o período de inscrições para o Prêmio ANA 2023. Os interessados em participar da 8ª edição da premiação - que este ano traz como tema “Melhores Ideias para Cuidar das Águas e do Saneamento Básico no Brasil”, devem inscrever o seu projeto até o dia 26 de abril, às 18h, por meio do hotsite https://premio.ana.gov.br.
A partir de quarta-feira (19/04), o internauta que acessar o site da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) poderá conferir o Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (SIMCURB). Na data do lançamento, a equipe da Superintendência de Drenagem Urbana do órgão apresentará, no auditório Humberto Ludovico, às 14h30, as funcionalidades da ferramenta que permite visualizar dados de chuvas registrados em áreas urbanas do DF.
O Adasa na Escola fechou o mês de março com visita à Escola Classe 06 de Ceilândia, onde 730 alunos puderam conhecer as dinâmicas socioeducativas do Programa. Ao todo, já foram atendidos 5.800 alunos, em 11 escolas do Distrito Federal, neste início de ano, marcado pelas comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água.
Nesta semana, a Adasa realizou várias ações em alusão ao Dia Mundial da Água. No domingo (19/03) a agência reuniu mais de duas mil pessoas para uma caminhada de conscientização no Parque da Cidade. Na terça-feira (21/03), lançou o curso “Práticas e Vivências para Sustentabilidade Ambiental” para o aperfeiçoamento de professores da rede de ensino do DF e realizou Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa para técnicos da área. Na quarta-feira (22/03) lançou o Selo Guardião da Água que premiou escolas e alunos pela adoção de bons hábitos de consumo e desenvolvimento de práticas sustentáveis. No mesmo dia, premiou empresas que se destacaram com o reuso da água em Simpósio realizado na instituição.
Fechando a agenda do Dia Mundial da Água, o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Apolinário Rebelo, representou o órgão em evento promovido pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal (IHG-DF).
A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) premiou na tarde do Dia Mundial da Água (22/3) instituições locais que se destacaram na preservação dos recursos hídricos por meio da prática de reúso de água cinza - proveniente de chuveiros, pias, máquina de lavar e outros processos domésticos - e aproveitamento de água da chuva. Os agraciados com a placa “Guardião da Água” foram o SESI Lab e o Edifício Lucena Roriz, em Águas Claras.
A Câmara Legislativa Distrital (CLDF) realizou na noite de ontem (22/3) sessão solene em comemoração ao Dia Mundial da Água. Na ocasião, formam entregues moções de louvor a servidores responsáveis pela preservação dos recursos hídricos do DF.
Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Selo Escola Guardiã, um reconhecimento de instituições de ensino do Distrito Federal que se destacam na adoção de práticas sustentáveis, em especial em relação ao uso racional dos recursos hídricos.
No Dia Mundial da Água, comemorado na próxima quarta-feira (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançará um selo educativo voltado ao reconhecimento de instituições de ensino do DF que apresentarem atividades relacionadas à sustentabilidade ambiental.
Neste domingo (19/03), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizaram a Caminhada da Água, um evento gratuito em alusão ao Dia Mundial da Água, que reuniu centenas de pessoas no Parque da Cidade Sarah Kubitschek. As inscrições para o evento se esgotaram 48h antes do grande dia, no qual foram distribuídos 1500 kits de camiseta e squeeze.
Nesta terça-feira (21/03), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou o Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa. Cerca de 80 pessoas assistiram às apresentações deste seminário, que é fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP.
Entre os dias 22 e 24 de março, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB) realizarão o I Simpósio Água e Ambiente Construído. O órgão regulador sediará o primeiro dia do encontro (22/3), que ocorrerá entre 9h e 17h.
Nessa edição a Adasa e a Caesb unem esforços para comemorar o Dia Mundial da Água trazendo a população do Distrito Federal para uma manhã com diversas atividades no Parque da Cidade.
Atividades educativas e recreativas para as crianças, alongamento e música para toda a família.
Inicia nesta terça-feira (21/3), o curso “Práticas e Vivências para Sustentabilidade Ambiental”. A formação, oferecida pela Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação (EAPE), é promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com órgãos do governo local.
Nesta terça-feira (21/03), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará um Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa. Esta é mais uma das diversas ações que a Adasa programou para a semana do Dia Mundial da Água.
Celebrado em março, o Mês das Águas contará com uma série de atividades que envolverão estudantes, comunidade científica e a população da capital federal em torno da preservação e do consumo responsável dos recursos hídricos.
Nesta terça-feira (28/02), o deputado distrital, Max Maciel, esteve na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para reunião com o diretor-presidente da instituição, Raimundo Ribeiro, além dos demais diretores Vinicius Benevides, Rogério Rosso, Apolinário Rebelo e Félix Palazzo.
Um dos principais reservatórios de abastecimento do Distrito Federal – o Descoberto – atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. As últimas chuvas registradas na capital federal ocasionaram o vertimento da água reservada na barragem no final da tarde de ontem (21/02). A partir do momento que as águas passam a fluir pela estrutura do vertedouro, elas seguem o curso natural do rio Descoberto.
Em audiência pública realizada na terça-feira (14), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu o texto da minuta de resolução que prevê ação integrada entre prestadores de serviços públicos de esgotamento sanitário e de drenagem e manejo de águas pluviais.
ABAR emite nota sobre riscos ao ambiente regulatório do país
A Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) se manifestou a respeito da emenda à Medida Provisória 1.154/2023, que propõe alterar a estrutura de funcionamento do modelo regulatório brasileiro, esvaziando as competências normativas e decisórias de 11 órgãos reguladores setoriais.
O período de inscrição para o processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba -DF) foi prorrogado até o dia 3 de fevereiro, conforme Edital n° 1/2022. O titular eleito e seu suplente terão mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos ao cargo pelo mesmo período a partir da data da posse.
Cerca de mil catadores vinculados à Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) participaram na quinta-feira (22/12) da Natal Solidário dos Catadores e Catadoras da rede. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi uma das instituições convidadas para a solenidade.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) definiu os níveis de água que devem ser mantidos para assegurar a sustentabilidade quantitativa e qualitativa para os usos múltiplos do Lago Paranoá em 2023. A resolução foi publicada no DODF desta sexta-feira (23/12).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) tem novo diretor. A nomeação de Rogério Schumann Rosso, que exercerá mandato de cinco anos, foi publicada na edição extra do DODF de terça-feira (20/12).
Na última sexta-feira (09/12), o Brasil elegeu três representantes no Conselho Mundial da Água. Foram eleitos para o mandato de três anos, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o presidente da ABAR, Vinicius Benevides, e o superintendente de Assuntos Regulatórios na Sabesp, Marcel Sanches.
O período de chuvas no Distrito Federal chegou, mas a prática do uso racional da água não pode ser esquecida pela população. Esta é a mensagem que a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) quer transmitir em sua nova campanha de utilidade pública lançada no início desta semana.
Nesta terça-feira (5/12), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro acompanhou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinicius Benevides, no evento pré Cúpula da ONU sobre águas subterrâneas 2022, em Paris, onde foi assinado o memorando de intenções entre a ABAR e o Office International de L’eau (OiEau) - entidade francesa que atua no desenvolvimento de competências para uma melhor gestão da água.
O diretor da Adasa Vinícius Benevides esteve presente na cerimônia que marcou os vinte e cinco anos da posse da primeira diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quinta-feira (24/11) audiência pública para discutir a alteração da Resolução n° 18/2018, que dispõe sobre operação, manutenção e monitoramento de aterros sanitários do Distrito Federal.
Foi publicado no DODF desta quarta-feira (23/11) os percentuais do Reajuste Tarifário Anual (RTA) de 2022 dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A correção, definida a partir de cálculos realizados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), é 9,64% para a categoria residencial e de 7,46% para a categoria não residencial.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou no DODF desta quarta-feira (23/11) Resolução nº 11, que estabelece os preços públicos a serem cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.
Nesta terça-feira (22/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Manual de Boas Práticas: Controle da erosão do solo e manejo de sedimentos e outros contaminantes em canteiro de obras. O objetivo é compartilhar melhores práticas para a redução dos impactos ambientais negativos das obras civis na qualidade das águas superficiais e assoreamento dos corpos hídricos do Distrito Federal.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta quinta-feira (4/11), audiência pública para receber contribuições à minuta de resolução que aprova o Plano de Exploração dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Distrito Federal entregue pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Cerca de 100 pessoas acompanharam a reunião.
Nesta quinta-feira (3/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do webinário “Mediação, conciliação e arbitramento de Conflitos na Regulação de Serviços Públicos”, realizado pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR).
Com as mãos sujas de terra e olhar atento, vinte cinco alunos da creche do Centro de Educacional SDA de Planaltina-DF tiveram uma aula prática de cuidados com o meio ambiente na manhã de terça-feira (25/10). A experiência que propiciou o contato dos pequenos com a natureza e resultou no plantio de 200 mudas de espécies nativas do cerrado faz parte da quarta edição do Projeto Produtor de Água Mirim, promovido pela Adasa e parceiros do Programa Produtor de Água do Pipiripau.
De 17 a 21 de outubro, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) participou da V Feira de Ciências da Embrapa Hortaliças. Com o mote “Pesquisadores do futuro: Inclusão de crianças e jovens do DF e entorno no mundo da Ciência", o evento reuniu cerca de 5 mil participantes.
No Dia das Crianças (12/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, por meio do programa Adasa na Escola, ação interativa no Zoológico de Brasília. O objetivo foi sensibilizar adultos e crianças sobre a importância do uso racional da água e do descarte correto dos resíduos sólidos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) recebeu no último mês alunos do Centro de Ensino Fundamental (CEF 2) da Estrutural para uma manhã de atividades educativas na sede do órgão. A ação faz parte da parceria do Programa Adasa na Escola com a Universidade de Brasília (UnB), campus Ceilândia.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) dá início nesta quarta-feira (5/10) à consulta pública que trata do reajuste anual dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.
Nesta sexta-feira (01/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e demais instituições parceiras, celebraram os 10 anos da assinatura do primeiro contrato do Produtor de Água no Pipiripau.
Nesta sexta-feira (01/07), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) irá celebrar os 10 anos da assinatura do primeiro contrato do Produtor de Água no Pipiripau. Na ocasião serão apresentados os resultados do projeto na bacia hidrográfica e entregues cheques simbólicos a sete novos produtores rurais cadastrados. Com a incorporação das novas propriedades, o projeto alcança a marca de 210 contratos assinados desde a sua implementação.
Nesta sexta-feira (24/06), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), representada pelo diretor Apolinário Rebelo, participou do lançamento do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal em evento realizado no Parque de Exposições Granja do Torto.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), visitou hoje (6/6), a Escola Classe 05 de Sobradinho, instituição que foi escolhida por se destacar na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis, que incluem a reutilização de água dos bebedouros e da cozinha, e o plantio de espécies nativas na região do ribeirão Sobradinho.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou um workshop para apresentação de propostas de remodelagem de processos relacionados às informações utilizadas para cálculo de indicadores do Plano de Distrital de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PDGIRS). As propostas apresentadas fazem parte do Produto 2 do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Agência e o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) para o aprimoramento de processos de geração e gestão das informações produzidas pelo prestador dos serviços públicos.
Nesta quinta-feira (2/6), o diretor presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, participou da solenidade de posse dos diretores Hélvio Guerra e Ricardo Tili na Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Na oportunidade, Ribeiro também representou a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) irão celebrar na segunda-feira (6/6) o Dia Mundial do Meio Ambiente, data comemorada em 5 de junho. O evento será realizado na Escola Classe 05 de Sobradinho, instituição de ensino escolhida por se destacar na adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.
Na sexta-feira (27/5) cerca de 600 estudantes da Escola Classe 05 de Sobradinho assistiram a aula espetáculo do projeto de educação ambiental Adasa na Escola. Durante a visita que marcou o início das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) realizadas pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), foram abordados temas relacionados à missão institucional do órgão.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, elogiou nesta segunda-feira (23/5) a entrevista concedida pelo presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinícius Benevides, que também é membro da diretoria colegiada do órgão, à jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense.
Nesta quinta-feira (19/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), reuniu representantes de empresas perfuradoras de poços para apresentar a Resolução nº001, de 16 de março de 2022, que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços manuais e tubulares no DF.
Nesta sexta-feira (13/05), o diretor-presidente da Agência Reguladora de águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e o diretor da Adasa e presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinicius Benevides, receberam o secretário de obras do Distrito Federal, Luciano Carvalho, e o subsecretário de acompanhamento ambiental e políticas de saneamento da secretaria de obras do DF, Aldo Fernandes. Na reunião foram abordados possíveis trabalhos conjuntos.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) retomou, na semana passada, as atividades da “Ouvidoria Itinerante” para esclarecer dúvidas em relação aos serviços prestados e receber denúncias ou reclamações de prestadores de serviços regulados pela Agência.
a última quinta-feira (28/04), a Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR) realizou a primeira Assembleia Geral Ordinária de 2022, ocasião em que estiveram reunidos dirigentes de agências reguladoras federais e infranacionais, para eleger a nova diretoria da entidade.
A equipe da Superintendência de Recursos Hídricos da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou na sexta-feira (29/4) da formatura de alunos do curso de formação de policiais ambientais do DF. A solenidade ocorreu no Batalhão de Policiamento Ambiental (BPMA), na Candangolândia.
A Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta terça-feira (5/4) audiência pública virtual com o objetivo de apresentar proposta de reajuste tarifário anual dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Se encerra hoje (31/3) o mês em que diversos países voltam seus olhos para os desafios acerca de um dos ativos mais valiosos do mundo – a água. O enfoque dado nesta época em prol da valorização desse recurso essencial à vida surgiu há trinta anos, na ocasião em que Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou – durante a Eco 92 – a criação do Dia Mundial da Água, data celebrada em 22 de março.
Na manhã desta terça-feira (29/3), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, abriu o I Fórum de Sustentabilidade do DF, evento promovido pela Escola de Governo (EGOV-DF). Em sua fala, Ribeiro lembrou do papel das crianças na sensibilização de gerações que durante a infância não tiveram acesso a informações sobre práticas capazes de reduzir impactos ambientais.
Nesta quarta-feira, 24/03, os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançaram, no 9º Fórum Mundial da Água, publicação referente à oitava edição do evento, que aconteceu em 2018, no Brasil.
As atividades alusivas ao Dia Mundial da Água começaram desde o mês passado, quando a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou a Gincana da Água 2022.
Na data em que se celebra o Dia Mundial da Água (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do evento “Um Mergulho na Fonte da Vida”, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF), no restaurante Comunitário de Sobradinho II.
Começou hoje (21/3), em Dakar (Senegal), a 9ª edição da maior conferência global sobre água: o Fórum Mundial da Água, com o tema “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança, nesta segunda-feira (21/3), a campanha institucional referente ao Dia Mundial da Água. O objetivo é incentivar o consumo responsável dos recursos hídricos do Distrito Federal, bem como informar a população sobre as diversas formas de se economizar, reutilizar e preservar esse bem tão precioso.
Foi publicado no DODF de quinta-feira (17/3) resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços tubulares e manuais no DF.
Após mais de um ano de atendimentos remotos e híbridos em razão da pandemia, 890 alunos das escolas classe 403 Norte e Dom Bosco, em São Sebastião, conheceram na última semana as dinâmicas socioeducativas do Programa Adasa na Escola.
Na próxima terça-feira (15/3) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública por videoconferência
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) encerra no domingo (13/3) o período de inscrições para a 4ª Edição do curso Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas escolas do DF. As aulas ocorrerão na modalidade híbrida, com encontros síncronos e presenciais, entre os dias 22 de março e 5 julho deste ano.
Nesta quarta-feira (09/03), o deputado distrital, Reginaldo Veras, esteve na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) irá se unir a ciclistas de diversas instituições governamentais no Passeio Ciclístico da Água, que ocorrerá no dia 19 de março, na Floresta Nacional de Brasília (Flona).
Foi publicado no DODF desta quinta-feira (3/3) o resultado do Fórum que elegeu os novos membros do Conselho de Consumidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Os conselheiros irão atuar como um canal de comunicação entre usuários dos serviços de saneamento, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a concessionária.
Na última sexta-feira (18/02), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o diretor Vinícius Benevides se reuniram com representantes da Emater e da CLDF, para receberem as demandas acerca da área rural da região administrativa de Brazlândia.
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), acaba de lançar a Gincana da Água.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e os diretores Vinícius Benevides e Jorge Werneck participaram na segunda feira (14/2) da 76ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro ocorreu de forma virtual, com transmissão direta da sede do órgão, em Marselha, na França, e contou com a presença de cerca de 60 representantes de diversos países.
Nesta sexta-feira (25/02), o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e os diretores, Vinicius Benevides e Apolinário Rebelo, receberam o diretor de Gás Natural do Ministério de Minas e Energia, Dr. Aldo Barros Jr. e equipe. A visita de cortesia teve como tema assuntos relacionados ao Programa Novo Mercado de Gás.
O reservatório de Santa Maria, localizado no Parque Nacional de Brasília, atingiu na tarde desta segunda-feira (14/2) 100% do seu volume útil. O evento ocorre um ano após o primeiro transbordamento de 2021, quando o reservatório alcançou 1.072 metros, o que corresponde a 61,31 milhões de metros cúbicos de água.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) está realizando uma pesquisa junto à população do DF para mensurar índices de satisfação relacionados aos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A coleta dos dados, referentes aos anos de 2020 e 2021, acontece por telefone e em residências até o dia 23 de fevereiro.
O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, e o diretor Vinícius Benevides receberam nesta terça-feira (1/2) a ministra-conselheira da Embaixada da Indonésia em Brasília, Makhya Suminar, e o assessor de Assuntos Políticos, Albert Leopold Pondaag. Durante a visita, foi apresentada a proposta do país, que é candidato a sediar, na província de Bali, o 10º Fórum Mundial da Água, em 2024.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou nesta terça-feira (25/1), em audiência pública virtual, proposta de alteração da Resolução nº 14/2011, que estabeleceu as condições gerais para a prestação e utilização dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do DF. A reunião, presidida pelo diretor Jorge Werneck, contou com a participação de mais de 80 pessoas.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará nesta terça-feira (25/01), às 10h, audiência pública virtual para obter subsídios e informações para alteração da Resolução nº 14/2011, que trata das condições gerais para a prestação e utilização de serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do Distrito Federal.
No final da tarde de ontem (13/01), o reservatório do Descoberto atingiu sua cota máxima de 1.030 metros. A intensidade das chuvas dos últimos dias contribuiu para que o manancial - responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal – vertesse quase um mês antes comparado ao último período chuvoso.
No apagar das luzes de 2021, mais uma boa notícia para o Distrito Federal. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) firmaram convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para promover ações de conservação de água e solo na bacia hidrográfica do rio Descoberto, com investimentos de 2 milhões para a região. O convênio, que prevê ações de revitalização ambiental, terá vigência de três anos.
O Governo do Distrito Federal (GDF) promove até o dia 2 de janeiro campanha de arrecadação de donativos para assistência humanitária às vítimas das chuvas torrenciais que vem afetando o sul da Bahia nas últimas semanas.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quarta-feira (15/12), em sua sede, um encontro com jornalistas locais de diferentes veículos de comunicação. O objetivo foi fortalecer o relacionamento com a imprensa, que indiretamente contribui com o trabalho realizado pelo órgão, à medida que apura e noticia informações de interesse público ao mesmo tempo que desperta na população a necessidade de mudanças de hábitos.
Nesta quinta-feira (9/12), data em que se comemora o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o prêmio de 100% no cumprimento do Índice de Transparência Ativa (ITA) 2021.
Foi publicada nesta terça-feira (7/12) resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que define os níveis altimétricos da água que devem ser mantidos no lago Paranoá em 2022. A medida, estabelecida anualmente pela Agência, desde 2010, tem o objetivo de garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos para os usos múltiplos do manancial.
Nesta quarta-feira (1/12), às 14h30, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará, em parceria com Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad/GO), Seminário sobre Segurança de Barragens. O evento faz parte do quadro de metas do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão).
Foi publicada no DODF desta segunda-feira (29/11), Resolução n° 11 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que trata do reajuste anual dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil. O ato normativo altera a Resolução nº 14, de 15 setembro de 2016.
O XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), com o apoio do Governo de Minas Gerais, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e de outras instituições parceiras, chegou ao fim nesta sexta-feira (26/11), após sete dias de intensos debates que envolveram diversos temas relacionados à gestão da água e do saneamento básico.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e os diretores Vinícius Benevides, Jorge Werneck e Apolinário Rebelo participaram na terça-feira (23/11) da cerimônia de assinatura do Marco Regulatório da bacia hidrográfica do rio São Marcos.
A abertura do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizada em modelo híbrido (presencial e on-line) na noite de domingo (21/11), reuniu mais de 800 pessoas, entre representantes de órgãos públicos e privados, pesquisadores, profissionais de diversos setores, estudantes e membros da sociedade civil.
Começa amanhã (21/11), em Belo Horizonte (MG), o XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que nesta edição tem como tema central “Água em Pauta: Múltiplas Dimensões”.
O canto das cigarras que anuncia a chegada do período de chuvas no Distrito Federal traz também um alerta sobre o acúmulo de lixo em bocas de lobo e galerias pluviais, problemas que provocam enchentes e alagamentos já conhecidos pela população. Pensando nisso, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou nesta quinta-feira (18/11), no Youtube, campanha de conscientização para provocar o cidadão sobre a importância do descarte correto de resíduos.
Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (17/11) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), na modalidade híbrida, foi discutida proposta de resolução para instituir o Manual de Elaboração e Avaliação dos Projetos do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) para os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb).
Foi realizada nesta terça-feira (16/11) a 75ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro, que ocorreu de forma híbrida, contou com a participação presencial de representantes de diversos países, na sede do órgão, em Marselha (FR), e de membros do quadro de governadores que acompanharam virtualmente a sessão. Entre eles, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, e os diretores da Agência Jorge Werneck e Vinícius Benevides.
Confira como foi a participação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal no segundo dia do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª ExpoABAR. O evento, realizado em Foz do Iguaçu (PR), reúne mais de 800 pessoas que participam, até amanhã (12/11), de painéis, palestras e debates sobre todos os setores regulados da infraestrutura nacional.
Até sexta-feira (12/11), o XII Congresso Brasileiro de Regulação reunirá representantes de agências reguladoras nacionais, estaduais, municipais e intermunicipais, autoridades governamentais, acadêmicos, especialistas e membros da sociedade civil em torno da discussão sobre o “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, tema central da edição deste ano do evento que é considerado o mais importante sobre a temática do país.
Cerca de 800 pessoas acompanharam a solenidade de abertura do XII Congresso Brasileiro de Regulação, no auditório do Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, reúne representantes de 60 agências ligadas à Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), concessionárias e prestadoras de serviços públicos, entidades e órgãos governamentais, especialistas na temática regulatória, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade civil.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcará presença no maior evento sobre temas regulatórios realizado no país - o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª ExpoABAR. O encontro bianual, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), será realizado na modalidade presencial, entre os dias 10 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).
Na quinta-feira (4/11), o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) Vinícius Benevides recebeu das mãos do governador em exercício, Paco Britto, homenagem durante cerimônia do prêmio “Melhores do Ano 2021”.
Em audiência pública realizada nesta sexta-feira (5/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou minuta de resolução que disciplina diretrizes para implantação e gestão do aproveitamento e reúso de água não potável em edificações residenciais, comerciais e públicas no DF.
O diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e vice-presidente Centro-Oeste da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Vinícius Benevides, participou, na quarta-feira (27/10), de reunião para lançamento do relatório “The Governance of Regulators – Driving Performance at Brazil’s Eletricity Regulatory Agency”, produzido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Na próxima sexta-feira (5/11) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública por vídeoconferência, às 10h, para colher contribuições relacionadas ao texto da minuta de resolução que traz diretrizes para o aproveitamento de água pluvial e reúso de água cinza (proveniente de chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e máquinas de lavar roupa) em edificações residenciais, comerciais e públicas.
Entrou em vigor nesta sexta-feira (1°/10) Resolução nº 96/2021, da Agência Nacional de Águas (ANA), que delega atividades de fiscalização e sanção de uso de rios de domínio da União localizados no DF à Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).
Nesta sexta-feira (24/9), a Adasa recebeu a visita cortesia do presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos – AGR, Marcelo Nunes de Oliveira.
Na ocasião estiveram presentes o presidente Raimundo Ribeiro e o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro. O objetivo foi conhecer melhor o funcionamento da agência e estreitar o relacionamento.
Este ano, a 10ª edição da Semana Lago Limpo, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) desde 2011, e a 2ª Regata Ecológica Naval da Marinha do Brasil ocorreram de forma concomitante com o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). No evento conjunto, realizado neste sábado (18/9) com o apoio de voluntários e de outras instituições, mais de duas toneladas de resíduos foram retiradas do Lago Paranoá.
O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é um movimento cívico que une 180 países e milhões de pessoas ao redor do mundo para limpar o planeta, em um único dia. A quarta edição do evento será realizada no próximo sábado (18/9). Em Brasília, a limpeza será feita no perímetro do Lago Paranoá, cartão postal da capital do país.
A Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) aprovou, nesta quarta-feira (26/8), a revisão do segundo ciclo da sua Agenda Regulatória (AR), referente ao biênio 2021-2022. O objetivo é atualizar os cenários e incorporar novas demandas do ambiente regulatório.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) se tornou a primeira entidade reguladora do país a aplicar a metodologia completa do Projeto Acertar. O método, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com a Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), possibilita a avaliação precisa de dados fornecidos por empresas prestadoras de serviços públicos de água e esgotamento sanitário ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Com o objetivo de contribuir para a inclusão digital de crianças e adolescentes, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou, nesta sexta-feira (30/7), doação de equipamentos de informática para sete escolas da Coordenação Regional de Ensino de Sobradinho.
O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, representou a agência na solenidade de sanção da lei que cria a Universidade do Distrito Federal Jorge Amaury (UnDF). O ato, realizado nesta quarta-feira (28/7) pelo governador Ibaneis Rocha, representa um marco histórico para educação pública no DF.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará no dia 3 de agosto, às 9h, audiência pública virtual para obter subsídios e informações adicionais referente a minuta de Resolução que sugere diretrizes para a instituição do Cadastro de Agentes Perfuradores de Poços no DF.
No dia 28 de julho comemoramos o Dia do Agricultor. A data foi instituída em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou nesta sexta-feira (2/7), no DODF, Resolução n° 8 que estabelece as curvas de referência para o acompanhamento do volume útil dos reservatórios do Descoberto e do Santa Maria até dezembro de 2021.
A diretoria colegiada da Adasa participou, na terça-feira (29/6), da 74ª Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro foi realizado de forma híbrida, com participação virtual e presencial de representantes de diversos países, na sede do órgão, em Marselha, na França.
Foi publicado no DODF desta quarta-feira (23) chamamento público da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), voltado para produtores rurais da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau interessados em participar do programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no âmbito do Projeto Produtor de Água.
Produtores rurais do DF terão mais um incentivo para participar de programas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), como o Produtor de Água. Isso porque a compensação financeira pela recuperação e conservação ambiental terá um orçamento garantido, justamente no ano em que foi lançado, na ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), a Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-diretor da agência Antonio Luiz Barbosa Alencastro. O advogado fez parte do quadro da diretoria do órgão no período entre setembro de 2007 e agosto de 2009.
Com a chegada do período de estiagem na região Centro-Oeste, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) lança nesta segunda-feira (21/6) campanha de utilidade pública, que aborda por meio da literatura de cordel a importância da manutenção do consumo responsável da água. Com o conceito “Água, Use, Não Abuse e Economize”, as ações planejadas se estenderão até o início de outubro, quando geralmente se intensificam os efeitos da seca no DF.
Você já conhece o Adasa Na Escola? Trata-se de um programa educativo da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que utiliza de diversas ferramentas lúdicas com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes das escolas do DF a se tornarem os guardiões da água e atuarem como multiplicadores da prática do consumo consciente. E agora temos mais uma novidade: atendimento a escolas bilingues.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) abriu consulta pública para colher contribuições e informações adicionais referente ao Relatório da Análise de Impacto Regulatório (AIR) que trata do processo de alocação negociada de água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Extrema.
Nesta sexta-feira (30 de abril) foi publicada resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) sobre alterações na estrutura tarifária e nos valores das tarifas da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que entrarão em vigor no dia 1º de junho.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) abriu nesta segunda-feira (24/5) consulta pública para colher contribuições e informações adicionais referente ao Relatório da Análise de Impacto Regulatório (AIR) que trata do processo de alocação negociada de água na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Jardim.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentou, em audiência pública virtual realizada na segunda-feira (12/4), conforme previsto no Contrato de Concessão firmado entre a concessionária e o poder concedente, proposta de alteração das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).
Na última sexta-feira (14/05), a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) participou de audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara Legislativa, para discutir a situação do Rio Melchior, que tem sido afetado por vazamentos criminosos de despejos de esgoto.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu, em audiência pública realizada por videoconferência na terça-feira (6/4), minuta de Resolução que define normas para que recursos destinados pela concessionária de abastecimento de água e esgotamento sanitário para Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no DF, estejam previstos nas tarifas de água e esgoto.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na terça-feira (06/04), audiência pública virtual para obter subsídios e informações adicionais referente a minuta de resolução que estabelece normas para o reconhecimento, na tarifa dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de valores destinados pela concessionária para o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), e disciplina as regras para análise dos projetos prioritários e a forma de apresentação de seus resultados.
Na última quinta-feira, 1º de abril, o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro; e os diretores Vinícius Benevides e Jorge Werneck participaram da 73º Reunião de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC). O encontro ocorreu de forma virtual, com transmissão direta da sede do órgão, em Marselha, na França, e contou com a presença de cerca de 60 representantes de diversos países.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) acaba de lançar, nesta quarta-feira (24/3), o Manual de Outorgas. O documento, que já está disponível para download, poderá ser utilizado como ferramenta para orientação e análise no processo de concessão de outorgas, contribuindo para uma gestão mais transparente e sustentável dos recursos hídricos do DF.
Este ano começou com um desafio para a equipe do Programa Adasa na Escola: realizar as apresentações de forma remota, em função da pandemia de Covid-19. As ações educativas tiveram início na segunda-feira 15/3, com a participação de 592 alunos do Ensino Infantil ao Ensino Médio da Escola Salesiana de Brasília. O encontro ocorreu por meio da plataforma Teams e teve boa aceitação dos estudantes e dos professores.
Nesta segunda-feira (22), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) assinou, junto com outras 16 instituições, o Termo de Cooperação Técnica para a implementação do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal, que tem como objetivo estabelecer eixos de desenvolvimento e as condições estruturantes para o planejamento das ações do setor pelos próximos 20 anos.
Na última sexta-feira (5/2), a Diretoria Colegiada da ADASA recebeu visita do Secretário de Agricultura do Distrito Federal, Candido Teles de Araújo. Durante o encontro, foram elencadas possíveis ações conjuntas em busca de maior articulação e integração entre os órgãos, com o objetivo de repensar o Distrito Federal por meio de um plano de desenvolvimento rural.
Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança campanha institucional com o objetivo de destacar a importância da água no cotidiano da população brasiliense.
Com o conceito Quem tem água, cuida. O maior presente é ter água no futuro, as peças publicitárias incentivam a manutenção do consumo responsável dos recursos hídricos no ambiente rural e urbano.
A Diretoria Colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu na manhã desta quarta-feira (3/2) visita do diretor-presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite, e do diretor de Urbanização da companhia, Sérgio Lemos. O objetivo do encontro foi fortalecer a integração e articulação entre os órgãos no que tange à necessidade de aprimorar a prestação dos serviços públicos de drenagem urbana e manejos das águas pluviais no Distrito Federal.
A Diretoria Colegiada da Adasa, no momento em que o Projeto Produtor de Água no Pipiripau é reconhecido mundialmente por obter o segundo lugar no prêmio Water ChangeMaker oferecido pela Global Water Partnership - GWP, vem a público celebrar a parceria com as instituições que diuturnamente trabalham para o alcance dos objetivos do Projeto.
Nesta segunda-feira (25/01), os diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) Felix Palazzo e Apolinário Rebelo visitaram as instalações da Usina de Tratamento Mecânico Biológico do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), localizada no P Sul, em Ceilândia. A ida ao local faz parte de uma programação para que os novos membros da diretoria colegiada da Agência conheçam as estruturas operacionais da autarquia.
O Projeto Produtor de Água na Bacia do Ribeirão Pipiripau, coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), é um dos 12 finalistas do concurso "Water ChangeMaker Awards" (Produtores de Mudanças em Relação à Água). A premiação, promovida pela Global Water Partnership (GWP), reconhece iniciativas mundiais que promovem mudanças socioambientais por meio de questões relacionadas à água. A escolha do vencedor do prêmio será decidida por júri técnico e votação popular, que ocorre até o dia 25 de janeiro por meio de plataforma on-line.
Nesta sexta-feira (22/01), diretores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) realizaram visita ao Aterro Sanitário de Brasília (ASB). Essa é a primeira de duas visitas programadas para que a nova diretoria colegiada possa conhecer a estrutura das instalações do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).
O aperfeiçoamento da metodologia utilizada pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) na composição da tarifa dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) foi apresentado nesta terça-feira (12/01) durante audiência pública realizada virtualmente.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) manterá aberta até o dia 25/1 consulta pública para receber contribuições à minuta de resolução que altera o ato normativo n° 09, de 13 de julho de 2016, que estabelece diretrizes para a constituição, organização e funcionamento do Conselho de Consumidores dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do DF. O objetivo da revisão é melhorar o funcionamento do órgão consultivo e aumentar a efetividade das ações e atribuições do colegiado.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na terça-feira (12/01), audiência pública virtual para obter subsídios e informações adicionais referente à minuta de Resolução que institui os demais módulos que completarão o Manual de Revisão Tarifária – MRT dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Distrito Federal.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF) prorrogou até o dia 10 de fevereiro, as inscrições para o credenciamento e a participação no processo seletivo para preenchimento das vagas destinadas à sociedade civil no Comitê Distrital da Reserva da Biosfera do Cerrado (CDRBC).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) abriu nesta semana o período de consulta pública à minuta de resolução que altera o ato normativo n° 09, de 13 de julho de 2016, que estabelece diretrizes para a constituição, organização e funcionamento do Conselho de Consumidores dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do DF. O objetivo da revisão é melhorar o funcionamento do órgão consultivo e aumentar a efetividade das ações e atribuições do colegiado.
O almirante Rodolfo Henrique de Saboia é o novo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Saboia tomou posse do cargo nesta sexta-feira (8/01) durante cerimônia realizada na sede da Agência, no Rio de Janeiro. Em razão da pandemia no novo Coronavírus, o evento contou com a participação de convidados por meio de plataforma online.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) adiou, de 1º de janeiro para 1º de junho de 2021, o reajuste anual tarifário dos serviços prestados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A decisão foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta segunda-feira (21/12).
Nesta sexta-feira (18/12), a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal - Adasa, representada pelo diretor Félix Palazzo, participou da Campanha Nosso Natal 2020, uma ação social idealizada por Mayara Noronha Rocha, primeira-dama do DF, sob a coordenação da Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância, com apoio de outros órgãos do GDF.
Com o objetivo de garantir a sustentabilidade e assegurar os usos múltiplos do Lago Paranoá, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou, no DODF desta quarta-feira (16/12), resolução que define os níveis mínimos da água que devem ser mantidos no manancial durante o próximo ano. A medida é estabelecida anualmente, desde 2010.
O ex- procurador do Distrito Federal Felix Palazzo assumiu na terça-feira (8/12) cargo na diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). No final de novembro, a indicação de Palazzo foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), após sabatina, e em 1º de dezembro foi aprovada pelo plenário.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou nesta quarta-feira (2/12) da inauguração do Complexo Integrado de Reciclagem do DF (CIR/DF), localizado na Cidade Estrutural. No local, funcionarão duas centrais de triagem e reciclagem (CTRs), que receberão resíduos provenientes da coleta seletiva, e uma Central de Comercialização (CC).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) alcançou 100% do Índice de Transparência Ativa (ITA) em 2020. O índice, realizado em forma de ranking pela Controladoria-Geral do DF (CGDF), analisa se órgãos, secretarias e entidades públicas do Distrito Federal estão cumprindo a Lei Distrital de Acesso à Informação (LAI). Para atingir a meta, os órgãos devem divulgar nos respectivos sítios eletrônicos, informações de interesse coletivo e de caráter institucional, relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.
Foi publicada no DODF desta terça-feira (2/12), Resolução n° 20 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) que trata da revisão periódica e de reajuste anual dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) no gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil. O ato normativo altera a Resolução nº 14, de 15 setembro de 2016. (http://www.adasa.df.gov.br/images/stories/anexos/8Legislacao/Res_ADASA/Resolucao014_2016.pdf)
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará na segunda-feira (16/11), audiência pública virtual para receber subsídios e informações adicionais à minuta de Resolução que altera o ato normativo n° 14, de 15 setembro de 2016, que trata dos preços públicos cobrados pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) nas atividades de gerenciamento dos resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.
A diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) deu início na última semana a uma série de reuniões que realizará com prestadores de serviços regulados pelo Agência e órgãos envolvidos com atividades desempenhadas pela instituição. O objetivo dos encontros é discutir desafios da gestão de recursos hídricos e a qualidade dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana no DF.
A partir do dia 1º de dezembro, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) implementará a primeira etapa do retorno gradual das atividades presenciais. Portaria nesse sentido foi publicada na edição desta quinta-feira (12/11) no Diário Oficial do Distrito Federal.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou na quarta-feira (11/11) do lançamento da campanha "Nosso Natal 2020", realizado no Salão Nobre do Palácio do Buriti. A ação solidária, idealizada pela primeira-dama do DF, Mayara Noronha, e coordenada pela Subchefia de Políticas Sociais e Primeira Infância do GDF, tem como objetivo arrecadar itens alimentícios para compor cestas natalinas que serão destinadas a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade, cadastradas no Sistema de Ajuda Humanitária (Ajudah).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quarta-feira (14/10) solenidade virtual para homenagear autoridades, instituições e representantes da sociedade civil que se destacaram na gestão, recuperação e preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal, em 2019. O evento, alusivo à Semana da Água, comemorada anualmente no mês de março, foi adiado em decorrência da pandemia de Covid-19. Dos 13 premiados, cinco receberam o troféu “Guardião da Água” e oito foram condecorados com placas de reconhecimento.
Os Comitês de Bacias Hídrográficas do Distrito Federal aprovaram, por unanimidade, moção conjunta que recomenda a criação de uma Câmara Técnica, no âmbito do Conselho do Meio Ambiente do DF, para propor a regulamentação do reúso dos efluentes das estações de tratamento de esgotos na irrigação. A decisão foi durante reunião conjunta realizada na quinta-feira (15/10), por meio virtual.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) realizará na próxima quarta-feira (14/10), às 15 horas, cerimônia em homenagem a autoridades, instituições e representantes da sociedade civil que atuaram, em 2019, na gestão, recuperação e preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal. O evento estava previsto para a Semana da Água, comemorada em março, mas teve que ser adiado, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Devido ao risco de contaminação, a cerimônia será por meio virtual, pela plataforma Teams.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) está lançando uma nova ferramenta que permitirá o acesso e acompanhamento de informações sobre a qualidade da água dos rios no Distrito Federal. O Painel de Qualidade das Águas Superficiais do DF foi lançado nesta quarta-feira (14/10), na cerimônia de premiação de autoridades, instituições e representantes da sociedade civil, que contribuem, de alguma forma, para a boa gestão dos recursos hídricos no DF.
As placas com a indicação da qualidade das águas do Ribeirão Sobradinho, impróprias para banho e consumo, estão sendo derrubadas por vândalos. Em sete meses de instalação, parte da sinalização localizada próximo a um restaurante rural, no Condomínio Mansões Entre Lagos, já foi derrubada pela terceira vez. O ato irresponsável adquire proporção maior quando o popular desavisado usa a água das cachoeiras e se contamina.
Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia encontrarão novidades no retorno do calendário presencial da rede pública de ensino do Distrito Federal. Além de implementar protocolos para evitar contaminações pela Covid-19, a direção da escola realizou melhorias estruturais, durante a quarentena, baseadas no Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal. A publicação, criada por meio de um acordo de cooperação entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aborda práticas ambientalmente responsáveis em instituições de ensino, além de métodos para sua aplicação.
A Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) e a Condição de Segurança da Barragem do Paranoá foram os temas escolhidos pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do DF para duas palestras realizadas na sexta-feira (2/10), em reunião extraordinária conjunta, por meio virtual.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) prorrogou por mais 30 dias o sistema de trabalho remoto, em decorrência do risco de contaminação pelo coronavírus, e instituiu grupo de trabalho para apresentar propostas de retomada gradual das atividades presenciais, desde que observadas as ações de prevenção ao contágio da Covid-19. A portaria foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial do DF.
Foi inaugurada nesta sexta-feira (2/10) a obra de revitalização do Canal de Irrigação de Vargem Bonita. A intervenção reduzirá perdas causadas pelo desgaste do antigo sistema de abastecimento de manilha, construído há mais de 30 anos, e garantirá a segurança hídrica para cerca de 200 famílias de produtores locais.
A campanha "Vem Brincar Comigo" de doação de livros e brinquedos infantis para crianças em situação de vulnerabilidade no Distrito Federal foi prorrogada por mais sete dias pelo GDF. Com isso, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) continua recebendo os itens, na sede do órgão, no horário das 8 às 18 horas. O Sistema drive-thru funcionou somente na quarta-feira (31/9).
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) inicia nesta semana a "Ouvidoria Itinerante” para esclarecer dúvidas em relação aos serviços prestados pela Agência e receber denúncias ou reclamações de prestadores de serviços regulados pelo órgão. O atendimento será no dia 6 de fevereiro, na Rodoviária do Plano Piloto, das 13 às 17 horas.
A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentará nesta quinta-feira (30/5) e nos dias 6, 7 e 27 de junho o conteúdo do guia “Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal” a professores e representantes das 14 regionais de ensino do DF. A ação conjunta com a Subsecretaria de Educação Básica (SUDEB) será realizada no Gama, Ceilândia, Sobradinho e Plano Piloto, e faz parte da Política de Educação Ambiental Formal da Secretaria de Educação do DF. O objetivo é levar aos profissionais de educação, o material didático-pedagógico disponível na Biblioteca Virtual da Agência e propor caminhos para a implementação de práticas sustentáveis e métodos de aplicação da temática ambiental nas escolas.
Como um país que é desértico em grande parte, com apenas dois dias de chuva por ano, e escasso em recursos naturais, pode garantir abastecimento de água para 8,5 milhões de pessoas? A história de Israel, que possui 69 anos de existência e uma extensão equiparada à de Sergipe, revelou a experiência de uma região que transformou o desafio de garantir a disponibilidade hídrica em ganho ambiental.