
Indicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, Benevides teve seu nome avaliado previamente pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT). Na última segunda-feira (24/3), foi sabatinado pelos parlamentares da Comissão, que aprovaram por unanimidade o parecer favorável do relator do processo, deputado Daniel Donizet (MDB), presidente do colegiado.
Com atuação destacada no setor de infraestrutura há mais de quatro décadas, Vinícius Benevides integra a diretoria colegiada da Adasa desde 2020. É presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR) desde 2022, tendo sido reeleito para novo mandato em 2024.
Engenheiro com pós-graduação em energia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especializações em recursos hídricos e energia na Alemanha, França e Estados Unidos, Benevides exerceu cargos de destaque em instituições públicas e organismos internacionais. Entre eles, a presidência da própria Adasa, a diretoria da Companhia Energética de Brasília (CEB), e funções estratégicas na Aneel e na Eletronorte. Foi ainda um dos coordenadores da proposta que deu origem à Lei das Águas (Lei nº 9.433/97).
No cenário internacional, é membro do Board of Governors do Conselho Mundial da Água (World Water Council), conselheiro honorário permanente da Rede Internacional de Organismos de Bacias (RIOB) e representante da ABAR na diretoria da Aderasa, do Conselho Latino-americano da Água (CLAA) e da Rede de reguladores dos países de língua portuguesa (LusoReg).
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br