Canal de irrigação de Vargem Bonita é inaugurado por produtores e autoridades

 

Foi inaugurada nesta sexta-feira (2/10) a obra de revitalização do Canal de Irrigação de Vargem Bonita. A intervenção reduzirá perdas causadas pelo desgaste do antigo sistema de abastecimento de manilha, construído há mais de 30 anos, e garantirá a segurança hídrica para cerca de 200 famílias de produtores locais.

 

As propriedades rurais de Vargem Bonita consomem, em média, 45 mil litros de água por dia na produção de hortaliças. Nos últimos cinco meses, foram instalados nove quilômetros de tubos de PVC, que possuem durabilidade maior e permitem a condução mais rápida da água para 66 propriedades da região.

 

As melhorias são uma antiga demanda da comunidade agrícola, acostumada a enfrentar problemas de abastecimento. Segundo o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) Raimundo Ribeiro, as obras garantirão a segurança hídrica na área rural da cidade. “Este governo está se destacando porque entrega obras que a população precisa. Essa obra ajudará muito a população, cada vez mais se faz justiça às comunidades rurais do DF, tão abandonadas na gestão passada “, ressaltou

 

O diretor da Agência Vinícius Benevides destacou a importância da região para o fornecimento de alimentos para o DF. “É uma obra que comunidade aguardava há vinte anos. A promoção da segurança hídrica está diretamente relacionada à segurança alimentar da população e à geração de empregos e renda no campo”. 

 

Durante a crise hídrica enfrentada no Distrito Federal entre 2016 e 2018, a Adasa, a Secretaria de Agricultura do DF (Seagri-DF), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater DF) e a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) iniciaram processo para ampliar a disponibilidade hídrica para produtores rurais do DF.

 

O investimento em tubulações compradas com parte do saldo da tarifa de contingência, foi uma das estratégias instituídas pela Agência e operacionalizada pela Caesb com o objetivo de diminuir perdas em canais de irrigação. Na última semana, a obra de revitalização no Canal do Núcleo Rural Santos Dumont, localizado em Planaltina, também foi entregue aos produtores da região.

 

Segundo o diretor da Adasa Jorge Werneck, o volume de perdas de sistemas antigos de abastecimento de água varia em torno de 50 %. “Os canais de terra têm geralmente uma perda muito grande por infiltração, com a tubulação, elas chegam perto de zero”, explicou.    

 

Além da participação dos diretores da Adasa Raimundo Ribeiro e Vinícius Benevides, o evento contou com a presença do governador Ibaneis Rocha; do secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Candido Teles; do administrador do Park Way, Mauricio Tomaz; do secretário de Governo, José Humberto Pires; do presidente da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), além de deputados da Câmara Legislativa Distrital (CLDF) e de lideranças comunitárias.

 

Foto: Renato Alves / Agência Brasília

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br