Produtor de Água Mirim promoverá plantio de 1,2 mil mudas nativas do cerrado

001Com as mãos sujas de terra e olhar atento, vinte cinco alunos da creche do Centro de Educacional SDA de Planaltina-DF tiveram uma aula prática de cuidados com o meio ambiente na manhã de terça-feira (25/10). A experiência que propiciou o contato dos pequenos com a natureza e resultou no plantio de 200 mudas de espécies nativas do cerrado faz parte da quarta edição do Projeto Produtor de Água Mirim, promovido pela Adasa e parceiros do Programa Produtor de Água do Pipiripau.

A primeira das oito ações programadas até o início de dezembro foi realizada no Núcleo Rural Taquara, na chácara Biofito. Para chegar até o local preparado para o plantio, as crianças cruzaram uma área em processo de recuperação, fruto da última visita do projeto na região.

Para a coordenadora da instituição de ensino, Talita Cardoso, a iniciativa é capaz de criar o senso de pertencimento e laços de afeto das crianças com o planeta, formando adultos mais responsáveis. “Pedagogicamente conseguimos transmitir uma noção sobre os biomas e sobre a questão da própria sobrevivência da natureza”, explicou.  

O Produtor de Água Mirim é desenvolvido sempre no início do período chuvoso no DF. O projeto envolve alunos de escolas públicas e particulares que além de realizarem o plantio de mudas em áreas degradadas nas bacias hidrográficas, são orientados sobre a importância do reflorestamento de árvores nativas do Centro-Oeste para a preservação dos mananciais e para a conservação do solo.

A edição deste ano prevê o plantio de 1,2 mil mudas em oito propriedades rurais localizadas nos núcleos rurais Taquara, Santos Dumont e Pipiripau e no Parque dos Pequizeiros, em Planaltina-DF.

004

003

002

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br