Estudo inédito permitirá manejo mais eficiente de resíduos volumosos, poda e construção civil

42Nesta terça-feira (05/12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) divulgou os resultados do primeiro estudo gravimétrico realizado na Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) localizada na Estrutural. Na ocasião, os profissionais da Agência, do SLU e da empresa Valor Ambiental envolvidos no projeto foram homenageados e receberam certificado.

“Nos últimos três meses, realizamos um trabalho crucial de gravimetria que nos permitiu entender em profundidade os tipos e quantidades de resíduos que chegam à nossa unidade de deposição de resíduos da construção civil”, destacou Apolinário Rebelo, na abertura do evento. “Apesar dos desafios iniciais na criação e local de depósito, vimos rapidamente a autonomia, tranquilidade e segurança da equipe envolvida. Grande parte do sucesso deste trabalho é creditada a esses trabalhadores, frequentemente anônimos, mas indispensáveis para o funcionamento de qualquer máquina ou conclusão de projetos planejados neste setor”, concluiu.

Além de Rebelo, participaram do evento os demais diretores da Adasa, Raimundo Ribeiro, Vinicius Benevides, Felix Palazzo, e Rogério Rosso; o ouvidor da Agência, Robinson Cardoso, o secretário executivo de Projetos Especiais do DF, Sérgio Cardoso; o diretor adjunto do SLU, Marcus Tadeu de Andrade; e o representante da Valor Ambiental, Rodolfo Braga.

Realizado em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e com a empresa Valor Ambiental, o estudo de gravimetria permitiu identificar os percentuais dos diferentes componentes – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão - presentes em mais de mil toneladas de resíduos analisados.

“Agora será possível traçar diretrizes regulatórias para ampliar a valorização desses diferentes materiais, oriundos principalmente da construção civil, dos papa-entulhos e dos locais de descarte irregular. Com isso, será possível definir alternativas tecnológicas mais viáveis para o tratamento desses resíduos que chegam na URE”, explicou a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen Dânia dos Santos.

De acordo com o diretor adjunto do SLU, Marcos Andrade, o estudo de gravimetria irá subsidiar o projeto da nova URE.  Ele se surpreendeu com o percentual de madeira e plásticos encontrados nas cargas de Resíduos de Construção Civil (RCC) analisadas e destacou a necessidade de se pensar melhores formas de se aproveitar essa madeira na própria URE.

“Todo mundo que vier a trabalhar, ou que está trabalhando com a RCC, poderá aproveitar esse trabalho que foi feito na gravimetria. Nós percebemos, por exemplo, que o nível de aproveitamento é de 17% das 120 mil toneladas mensais, que foi mencionado, e obviamente nós precisamos avançar. Com o estudo, podemos melhorar os procedimentos e os protocolos utilizados e até propor novos mais eficientes. Portanto, nós estamos muito satisfeitos e otimistas com esse resultado”, relatou.

Rodolfo Braga, da Valor Ambiental, destacou a alegria de ter contribuído com esse projeto e disponibilizou a empresa para trabalhos futuros “Nos sentimos honrados em participar e colaborar com esse trabalho, um trabalho de suma importância para conhecermos o que é descartado, prospectando estudos e direcionando demandas da maneira mais eficiente possível. Seguimos prontos e dispostos a colaborar e participar junto à ADASA e ao SLU no que for preciso”, compartilhou.

Por fim, o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou ainda o trabalho integrado entre os órgãos participantes que permitiram a realização do estudo de forma tão organizada e contundente e que agora permitirá um planejamento mais eficiente para o tratamento desses materiais. “Eu quero agradecer a todos que participaram desse trabalho e que mostraram a importância da interação entre as pessoas, os órgãos e a área privada. Nós aprendemos que ninguém faz nada sozinho e que precisamos uns dos outros para nos estimular e nos completar. Nós temos a missão de prestar um serviço à sociedade, que já nos paga antecipadamente por isso. Por isso, nós temos que apresentar resultados e fazer o melhor que pudermos. Parabéns pelo esforço e pela dedicação de todos”, arrematou.

1 3 4 5

6 8 9 12