Na última quinta-feira (6/11), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) promoveu, por meio da Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS), uma Oficina sobre Compostagem e Hortas Comunitárias, no auditório da Administração Regional de Ceilândia. O encontro reuniu moradores, lideranças comunitárias e representantes de instituições públicas para debater soluções sustentáveis para o aproveitamento de resíduos orgânicos no ambiente urbano.
“A Adasa acredita na regulação como instrumento de transformação social e promoção da sustentabilidade. Iniciativas como esta oficina reforçam o nosso compromisso com uma atuação próxima da comunidade, focada na valorização dos resíduos e no fortalecimento da participação cidadã”, destacou o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, na abertura do evento.
Para a superintendente de Resíduos Sólidos, Élen Dânia Santos, a compostagem comunitária é uma importante estratégia para reduzir resíduos, produzir adubo de qualidade e fortalecer práticas de agricultura urbana e agroecologia. “A regulação moderna também deve incentivar soluções sustentáveis e inclusivas que façam sentido para as cidades”, acrescentou.
A oficina contou com a participação do Projeto Floresta da Nasaré e do Instituto Filhas da Terra, representados pela Nasaré da Silva e Wanderlei Souza, respectivamente, que apresentaram experiências de hortas coletivas e cultivo agroecológico. A Emater-DF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Administração Regional de Ceilândia e a Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema) também contribuíram com orientações técnicas e ações voltadas à valorização dos resíduos e à conscientização ambiental.
Com caráter educativo e prático, a iniciativa reforça o compromisso da Adasa com a educação ambiental, a participação social e o fortalecimento de soluções sustentáveis no manejo dos resíduos sólidos.
![]() |
![]() |
|
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br


