Adasa acompanha operação dos reservatórios do DF


WhatsApp Image 2023 11 16 at 21.35.05

As curvas de referência estabelecidas anualmente pela Adasa definem os valores de volume útil a serem atendidos ao final de cada mês para os reservatórios Descoberto e Santa Maria. As curvas são estabelecidas pela Adasa em articulação com o Grupo de Acompanhamento, constituído pela Caesb, Emater, SEAGRI, SEMA, UnB e o Comitê de Bacia Hidrográfica – CBH Paranaíba-DF. 

O objetivo do instrumento de apoio à gestão dos recursos hídricos é otimizar a operação dos reservatórios e garantir o suprimento necessário para o abastecimento humano durante a estiagem e, ao mesmo tempo, preservar parte relevante do volume útil para facilitar a recuperação plena dos reservatórios durante o próximo ciclo de chuvas. 

Destacamos que os sistemas Descoberto, Santa Maria e Corumbá IV operam de forma integrada no sistema de distribuição de água do DF, de modo a reforçar a segurança hídrica local.

Considerando que o Distrito Federal se encontra no início do período chuvoso, a perspectiva é que haja um aumento de volume útil dos reservatórios a cada mês, ao longo de todo esse período.  

Os registros diários dos reservatórios do Descoberto e Santa Maria são acompanhados diariamente pela Adasa e podem ser consultados pela população no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH) disponível no site da Agência.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br