Reguladores da Adasa apresentam painéis no segundo dia de evento

 1Neste segundo dia de ExpoAbar (19/10), servidores e colaboradores da Adasa realizaram diversas apresentações que abordaram desde experiências exitosas, análises de impacto regulatório e metodologias para gestão de risco até a oferta de um curso sobre mediação de conflitos em regulação, realizado pela reguladora de resíduos sólidos da Agência, Samira Iasbeck.

O dia começou com a apresentação da coordenadora de Informações Hidrológicas, Juliana Pinheiro, que falou sobre a regulação da qualidade das águas superficiais por meio do índice de conformidade ao enquadramento (Ice). 

Em seguida, o coordenador de apoio ao sistema de gerenciamento de recursos hídricos do distrito federal (COAR), Wendel Lopes, apresentou a experiência do Programa Produtor de Água, destacando as principais ações do projeto na Bacia do Ribeirão Pipiripau e na Bacia do Descoberto, que tem como objetivo a manutenção do volume e qualidade de água nos recursos hídricos do DF.

Logo depois, o superintendente de Drenagem Urbana (SDU), Hudson Rocha, apresentou  proposta de reforma regulatória para a reestruturação legal e institucional de águas pluviais urbanas. “A indefinição de órgãos responsáveis pelo setor e a falta de profissionais capacitados caracterizam-se como os grandes desafios para aplicação de uma regulação efetiva desse componente do saneamento básico. A institucionalização do serviço público de drenagem proposta pode contribuir para melhoria do processo de governança e proporcionar maior eficácia e eficiência na gestão dos serviços”, explica. 

O regulador Leandro Diniz falou sobre a aplicação de metodologia de gestão de risco para análise da segurança hídrica de zonas urbanas e a avaliação da continuidade do fornecimento de água em situação de escassez hídrica.

Ao longo dia, ainda foram realizadas apresentações sobre a avaliação de resultados da resolução sobre condições gerais da prestação dos serviços de resíduos Sólidos, apresentado pela superintendente de resíduos sólidos, Élen dos Santos; Governança regulatória e regulação infranacional: a experiência do Qualireg, apresentado por Dennis Valle; O planejamento e regulação dos serviços de drenagem, apresentada por Hudson Rocha; Saneamento em áreas rurais, informais e isoladas, apresentado pelo superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE), Rafael Melo, e a mediação do debate sobre sustentabilidade dos serviços de resíduos sólidos: principais pontos jurídicos em debate, feita pelo diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro.

Para fechar a participação da Adasa neste segundo dia, com chave de ouro, a reguladora Samira Iasbeck conduziu uma oficina de diálogo em regulação, com o tema: Participação social na prevenção e solução de conflitos. “Saber dialogar é importante para diversas situações, seja para construir uma boa agenda e análise de impacto regulatório, para fazer a implementação de políticas públicas ou até mesmo para trabalhar com  processos de ouvidoria, porque não se resolve e media conflitos sem o diálogo”, pontuou Iasback.

O Congresso segue até o final desta sexta-feira (20/10).

   3  5
 6  7  8
 9    

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br