O objetivo da ação socioambiental, promovida pelo CBMDF desde 2019, é de sensibilizar militares, professores, pais e alunos sobre a importância da redução de resíduos sólidos em quartéis, escolas e residências. Além da meta fomentar práticas que estimulem a separação de resíduos com alto valor agregado. Dentre os desdobramentos da gincana, está a destinação de materiais recolhidos nas escolas participantes para instituições que realizam seu reaproveitamento na confecção de lentes de grau e cadeiras de rodas. 

Segundo o sargento Ronei Lima, membro da comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) da corporação, o CBMDF possui uma política institucional forte em defesa da sustentabilidade em suas práticas diárias, o que lhe conferiu o título, concedido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), de primeiro bombeiro verde do Brasil.  "A gincana é um dos projetos desenvolvidos dentro da comissão A3P. As parcerias com órgãos como a Adasa são fundamentais para que a gente consiga conscientizar tanto o público interno, quanto o externo da importância de uma cultura que envolva a questão da sustentabilidade", afirmou o militar.  

Nesta quarta edição da gincana, a equipe do Adasa na Escola visitou 21 das 23 escolas inscritas na competição, sensibilizando um número expressivo de alunos sobre o uso racional da água, a destinação adequada de resíduos sólidos e a preservação do cerrado. As ações pedagógicas, realizadas em instituições da rede pública de ensino, contribuíram para que o programa superasse a meta de atendimentos previstos para o primeiro semestre de 2024.

"Este ano participamos mais ativamente da gincana, fornecendo palestras para todas as escolas que agendaram conosco, o que contou como pontuação prevista no regulamento. Atendemos instituições com 900 e até mil alunos, colaborando para que o programa alcançasse 16 mil alunos, provenientes das todas as regiões administrativas do DF, até o término do mês de maio. São parcerias significativas que nos possibilitam chegar em mais gente", explicou o coordenador do Adasa na Escola, Miguel Sartori.   

Entre as premiações recebidas pelas instituições de ensino vencedoras da 4ª Gincana de Sustentabilidade, foi concedido pela Adasa o selo "Escola Guardiã da Água" e a pulseira que tornou oficialmente os alunos envolvidos em guardiões dos recursos hídricos.

Presente na solenidade, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou que o objetivo educativo da gincana "é a chave para perpetuar a espécie humana”. “O que está sendo plantado através de uma ação como essa, com a cooperação de todos os órgãos, é o futuro. Essa meninada que hoje foi agraciada representa o alvo que todos nós temos, de todo o trabalho desenvolvido em prol da sustentabilidade ambiental”, acrescentou.  

A ação educativa promovida pelo CBMDF envolveu, além das escolas, 23 Grupamentos Bombeiros Militar do DF, que levaram aos participantes trabalhos sobre “Preservação da Água”, “Profissão Bombeiro Militar" e atividades de prevenção de incêndios e acidentes. As ações resultaram em 12 toneladas de material reciclável encaminhados para os projetos Reciclotech, Lacre do Bem, Tampa Mania e Banco de Leite do DF.

 
 Gincana1  Gincana2

 

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br