Adasa leva conteúdo do Guia Trilhas e Caminhos às Regionais de Ensino do DF

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentará nesta quinta-feira (30/5) e nos dias 6, 7 e 27 de junho o conteúdo do guia “Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal” a professores e representantes das 14 regionais de ensino do DF. A ação conjunta com a Subsecretaria de Educação Básica (SUDEB) será realizada no Gama, Ceilândia, Sobradinho e Plano Piloto, e faz parte da Política de Educação Ambiental Formal da Secretaria de Educação do DF. O objetivo é levar aos profissionais de educação, o material didático-pedagógico disponível na Biblioteca Virtual da Agência e propor caminhos para a implementação de práticas sustentáveis e métodos de aplicação da temática ambiental nas escolas.

A elaboração do guia teve como ponto de partida o projeto Escola Sustentável, vinculado ao programa de educação ambiental Adasa na Escola. O estudo sobre iniciativas para a redução de gastos com água e energia na Escola Jardim de Infância e Casa de Vivência, em Planaltina, originou as primeiras discussões para a elaboração do manual.

A proposta é estabelecer o que pode ser feito para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na escola. O manual Trilhas e Caminhos traz desde sugestões de intervenções físicas que podem ser adotadas na unidade escolar à inclusão de métodos de ensino e pesquisa, recursos pedagógicos e sugestões de oficinas, entre outros.

Participaram da elaboração do guia as seguintes instituições: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF); Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema/DF); Faculdade de Educação - Universidade de Brasília (FE/UnB); Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Escola Técnica de Brasília (ETB); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (ICMBio/Apa); Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Instituto Federal de Brasília (IFB/CSAM); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF) e o Movimento Nossa Brasília.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
(61) 3961-4909/4972