Adasa realiza ciclo de palestras sobre drenagem e manejo de águas pluviais

001Nesta terça-feira (21/03), a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou o Ciclo de Palestras sobre Drenagem Urbana no Contexto da Lei de Permeabilidade e Resoluções da Adasa. Cerca de 80 pessoas assistiram às apresentações deste seminário, que é fruto da parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal (SEDUH) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital – NOVACAP.

Os temas abordados incluíam os procedimentos de outorga de direito de uso para o lançamento de águas pluviais em corpos hídricos; os principais problemas regulatórios no manejo de águas pluviais e drenagem urbana; os procedimentos para o licenciamento edilício e a Lei Complementar nº 929/2017; e os principais desafios na aprovação de projetos pela Novacap.

Durante a abertura do evento, o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, destacou que o Brasil tem uma grande carência de projetos neste setor e reforçou que Brasília, mesmo com alguns gargalos, é uma cidade diferenciada e se encontra um pouco mais adiante nesse processo. “O papel de Brasília é exatamente de formular política, formular projetos, formular eventos que tragam uma consciência mais forte, uma consciência mais ampla e um forte compromisso em todas as ações da Adasa, que vão desde o manejo de resíduos sólidos, a parte da drenagem, a questão dos aterros e assim por diante”, analisou.

O diretor lembrou ainda que o ciclo de palestras acontece em um momento extremamente importante, que é a semana do Dia Mundial da Água. “E água tem a ver com a gente, tem a ver com a vida. E eu acredito que esse seminário pode nos ajudar a colocar mais luz. E ao colocar mais luz, colocamos mais consciência, e com mais consciência, nós colocamos mais compromisso”, concluiu.

Integraram a mesa junto com Rebelo, o superintendente de Drenagem Urbana (SDU), Hudson Rocha; o coordenador de outorgas da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), Saulo Luzzi; o assessor especial da Central de Aprovação de Projetos da SEDUH, Tiago Arcoverde; e a representante da Divisão de Meio Ambiente da NOVACAP, Diana Verona. O diretor da Adasa, Felix Palazzo, e o coordenador de Regulação da SDU, Jeferson Costa, também participaram do evento.

“O objetivo principal do encontro foi permitir que os técnicos do setor, arquitetos, engenheiros e projetistas pudessem sanar todas as dúvidas sobre a aplicação da Lei Complementar nº 929/2017, Decreto Distrital nº 44.037/2022 e Resolução Adasa nº 009/2011 no tema drenagem e manejo de águas pluviais urbanas. Esperamos que todos os gargalos com relação a projetos para obtenção de licença e alvará tenham sido resolvidos hoje, aqui, com os técnicos presentes”, arrematou o superintendente de Drenagem Urbana, Hudson Rocha.

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br