Adasa publica chamamento público para contratação de produtores rurais no âmbito do Projeto Produtor de Água no Pipiripau

 WhatsApp Image 2024 08 22 at 16.03.02A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou nesta quarta-feira (21/08), no DODF, o Edital de Chamamento Público n° 1/2024, convocando novos produtores rurais a participarem do Projeto Produtor de Água (PPA) no Pipiripau. 

O objetivo do projeto é garantir a segurança hídrica da bacia do Ribeirão Pipiripau por meio de técnicas de disciplinamento das águas, que reduzem a erosão, evitam o assoreamento, aumentam a recarga do lençol freático e, consequentemente, melhoram a qualidade e a disponibilidade da água na região.
 
Desde sua implementação em 2011, no Distrito Federal, o Programa de Pagamentos por Serviços de Proteção de Recursos Hídricos (PPRH) beneficiou diretamente 210 propriedades rurais, com alocação de mais de R$3,4 milhões em recursos. Esses pagamentos reconhecem as práticas de conservação implementadas pelos agricultores participantes.
 
Além disso, estima-se que mais de R$30 milhões foram investidos na bacia do Projeto Produtor de Água. As ações realizadas incluem reflorestamento, adequação de estradas rurais, cercamento de áreas de vegetação nativa e revestimento do canal Santos Dumont. Essas iniciativas têm proporcionado melhorias na qualidade da água para cerca de 200 mil pessoas em localidades como Sobradinho e Planaltina.
 
“Este projeto, que visa incentivar práticas sustentáveis e a conservação dos recursos hídricos, tem desempenhado um papel importante na melhoria da qualidade da água e na proteção do meio ambiente na região. A participação de novos produtores é fundamental para ampliar o alcance das ações de conservação, garantindo que a bacia do Pipiripau continue a fornecer água de qualidade para as comunidades locais e as futuras gerações”, incentiva o responsável pelo projeto na Adasa, Wendel Lopes. 
 
As inscrições estarão abertas a partir de 2 de setembro de 2024. Os participantes deverão apresentar projetos individuais que promovam serviços ambientais, como práticas de prevenção à erosão e manejo sustentável do solo; restauração ou conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP) ou vegetação nativa em até 20% da área total; e preservação de vegetação nativa existente.
 
Para acessar o edital na íntegra, clique aqui
 

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br