Audiência pública discute ação integrada entre prestadores de serviços de esgotamento sanitário e de drenagem e manejo de águas pluviais

imageedit 8 8960390698

Em audiência pública realizada na terça-feira (14), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) discutiu o texto da minuta de resolução que prevê ação integrada entre prestadores de serviços públicos de esgotamento sanitário e de drenagem e manejo de águas pluviais.

A proposta tem como objetivo evitar e solucionar casos de interconexões cruzadas entre redes de esgotos e sistemas de águas pluviais. No DF, apesar da existência e operação de sistemas independentes - classificados como sistema separador absoluto (SSA*) - o descarte irregular de esgoto residencial, de empresas e indústrias em sistemas de drenagem ainda representa um problema ambiental e de saúde pública.

Presidida pelo diretor da Adasa Félix Palazzo, a audiência contou com a participação do ouvidor da Agência, Robinson Cardoso; do superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto (SAE), Rafael Machado; do superintendente de Drenagem Urbana, Hudson Oliveira; da representante da Secretaria Geral, Carolina Rolim; e do assessor jurídico-legislativo, Ciro de Freitas.

A exposição do tema foi realizada por Leandro Antonio Diniz Oliveira, da Adasa, e Aline Batista de Oliveira, da Caesb. Cerca de 70 pessoas acompanharam a reunião, que aconteceu de forma híbrida.

A Adasa receberá contribuições escritas ao texto pelo endereço eletrônico ap-001-2023@adasa.df.gov.br, até o dia 19 de fevereiro de 2023, às 18h. As sugestões serão analisadas e respondidas pela área técnica e o conteúdo da análise será disponibilizado no site do órgão.