Comunicação na pauta das reuniões técnicas da ABAR

capa

A equipe da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) acompanhou diferentes pautas no segundo dia de reuniões das Câmaras Técnicas da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), evento que ocorre na sede da Agepar, em Curitiba. 
 
Na quarta-feira (26/06), o superintendente de Planejamento e Programas Especiais da Adasa, Carlos Pinheiro Neto, e a chefe da Comunicação Institucional da Agência, Roberta Nobre, participaram da reunião da Câmara de Governança, Controle Social, Ouvidoria e Comunicação (CTGCS) da ABAR, onde atuam como secretário executivo e coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação. 
 
O encontro marcou o primeiro debate sobre o tema Comunicação no encontro técnico. O painel contou com apresentações da Adasa, da ANA e da AGENERSA. Na ocasião, a coordenadora do GT da CTGCS apresentou os pilares da Comunicação da Adasa e falou sobre o “Plano de Comunicação para Agências Reguladoras: Conexão, Transparência e Confiabilidade”, publicação desenvolvida pela ABAR em parceria com a Adasa.     
 
A ferramenta, idealizada para subsidiar a implementação de ações de comunicação em agências reguladoras que ainda não possuem o serviço ou que desejam trazer inovações para suas organizações, está disponível para download no site da ABAR. 
 
De acordo com Roberta Nobre, o modelo cumpre o propósito que levou à criação da própria CTGCS, permitir a troca de experiências. “A criação da Câmara Técnica de Governança, Controle Social, Ouvidoria e Comunicação irá oportunizar uma troca de experiências importante entre equipes de comunicação de agências de tamanhos, culturas, políticas e tempo de consolidação diferentes. Teremos este espaço para incentivar um brainstorming focado no crescimento e alinhamento de estratégias voltadas para o planejamento de cada instituição”, ressaltou. 
 
Para o secretário geral da CTGCS, Carlos Pinheiro, o encontro trouxe resultados positivos que superaram sua expectativa. “Os trabalhos apresentados foram riquíssimos e além de diagnosticar as principais dificuldades da área, deixaram um legado para agências infracionais que enfrentam o desafio de estruturar o serviço de comunicação institucional”, concluiu. 
 
Entre o público que acompanhou a reunião da CTGCS de forma presencial, estavam os diretores da Adasa, Apolinário Rebelo, responsável pela Comunicação da Agência, Félix Palazzo, o ouvidor Robinson Cardoso e o superintendente de Drenagem Urbana do órgão regulador, Hudson de Oliveira.    
 
Passo a passo
 
O modelo de plano de comunicação disponível para download no site da ABAR está dividido em três seções. A primeira mostra um passo a passo para se criar um plano de comunicação. As diferentes etapas, que vão desde a análise das necessidades e contexto até a implementação e o monitoramento do plano, estão detalhadas no documento. A segunda parte da publicação é um plano de comunicação-modelo que pode ser adaptado para a realidade de cada agência reguladora. Contempla objetivos gerais, posicionamento, público-alvo, mensagens-chave e estratégias de comunicação, entre outras dimensões de um planejamento de comunicação. A última parte do documento é um plano de comunicação da Adasa.
 
 mail mail 2  WhatsApp Image 2024 06 27 at 17.50.51 1 
 WhatsApp Image 2024 06 27 at 17.50.51 2 WhatsApp Image 2024 06 27 at 17.50.51 3   
 

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br