Adasa participa de seminário na ANA

WhatsApp Image 2023 09 28 at 10.52.39 1Nos dias 27 e 28 de setembro, técnicos da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) da Adasa participaram do Seminário Nacional para Integração da Regulação de Recursos Hídricos, realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Fórum Nacional de Órgãos Gestores das Águas (FNOGA). O evento ocorreu no Auditório Flávio Terra Barth, na sede da Agência, em Brasília.

Direcionado aos secretários de estado e aos dirigentes dos órgãos gestores de recursos hídricos de todo o país, o seminário teve como objetivo apresentar os procedimentos e sistemas utilizados pela ANA para a regulação do uso dos recursos hídricos, assim como as normas atuais sobre esse tema.

O encontro também possibilitou a troca de experiências sobre os procedimentos, sistemas e normas utilizados pela ANA e pelas unidades da Federação, além de incentivar a integração entre os sistemas de outorga e a adoção de bases de dados comuns relacionadas à regularização de usos de água.

A ideia é pactuar diretrizes e estratégias para a integração nacional de procedimentos e sistemas de regulação dos usos de recursos hídricos.

“Durante o evento, apresentamos a situação atual do DF na implementação dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos, nossas experiências e desafios. Além disso, juntos aos demais participantes, avaliamos os desafios relacionados à regulação dos recursos hídricos em todo o Brasil. Identificamos a necessidade de fortalecer a integração entre os órgãos gestores/outorgantes de recursos hídricos, promovendo a colaboração, o intercâmbio de informações e ações conjuntas em prol de uma regulação mais eficiente e sustentável de nossas águas”, contou o coordenador de outorga da Adasa, Saulo Luzzi.

Além de Luzzi, também participaram do evento o superintendente de recursos hídricos da Adasa, Gustavo Carneiro, e a reguladora da Agência, Adriana Maniçoba.

WhatsApp Image 2023 09 28 at 10.52.32 1