Adasa acompanha ações de limpeza em redes de águas pluviais

001A equipe da Coordenação de Fiscalização da Superintendência de Drenagem Urbana da Adasa (SDU) acompanhou de perto ações de limpeza realizadas em bocas de lobo e redes de escoamento de drenagem de águas pluviais no Guará. Os serviços, promovidos pela Novacap, buscam garantir a manutenção e funcionalidade dos sistemas de drenagem, especialmente em áreas mais vulneráveis às chuvas, como é o caso da região. 
 
O trabalho é realizado por caminhões contratados pela companhia que utilizam tecnologia de hidrojatamento, capaz de desentupir trechos de galerias por meio da sucção de resíduos como pedras, folhas e madeiras deslocados pela pressão da água. Antes e depois da limpeza, técnicos contam com a ajuda de robôs para realizar a vídeo inspeção das redes. O equipamento, que funciona como um drone subterrâneo sobre quatro rodas, permite verificar a estrutura das galerias e localizar lançamentos de esgoto clandestino. 
Segundo o coordenador de Fiscalização da SDU, Luciano Leoi, a limpeza regular das redes de drenagem de águas pluviais urbanas é fundamental no enfrentamento de inundações e transbordamentos. “O sistema de drenagem é projetado para captar e conduzir a água da chuva. Quando o volume de chuva que atinge um determinado local é compatível com a capacidade de escoamento daquela rede, e ela não apresenta obstruções e danos, isso garante a eficiência do sistema, contribuindo para o bom funcionamento da cidade e para a segurança das pessoas”, explicou Leoi.
A visita foi acompanhada pelo superintendente de Drenagem Urbana, Hudson Oliveira, que reforçou a importância da manutenção das redes e da realização de ações preventivas e integradas entre os prestadores de serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e de drenagem e manejo de águas urbanas.
 
 
002     003
 
 
Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br