Complexo Integrado de Reciclagem do DF é inaugurado

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou nesta quarta-feira (2/12) da inauguração do Complexo Integrado de Reciclagem do DF (CIR/DF), localizado na Cidade Estrutural. No local, funcionarão duas centrais de triagem e reciclagem (CTRs), que receberão resíduos provenientes da coleta seletiva, e uma Central de Comercialização (CC).

Durante o processo de planejamento do empreendimento, a Adasa contratou consultoria especializada para realizar análise das estruturas físicas e do layout das unidades e detalhou equipamentos necessários para a operação das centrais. Por meio das contribuições, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) realizou adequações no projeto, como o aperfeiçoamento do fluxo de carga e descarga de resíduos.

O estudo também subsidiou o termo de referência para aquisição de equipamentos que serão usados na triagem, prensagem e enfardamento dos materiais.  O Complexo de Reciclagem possui capacidade para processar até 5 mil toneladas e inicialmente contará com a atuação de 450 catadores de materiais recicláveis contratados.

A construção do equipamento público, realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), foi possível graças ao contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) administrado pela Sema.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) realizará a gestão compartilhada do CIR com a Sema, a Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) e as associações de catadores que atuarão no local.

Assessoria de Comunicação e Imprensa
(61) 3961-4909/4972