A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu representantes da Associação das Empresas Coletoras de Entulhos e Similares do Distrito Federal (Ascoles/DF), que solicitaram uma reunião para discutir problemas enfrentados pela categoria. Eles buscam orientação e colaboração técnica da Agência diante da necessidade do aperfeiçoamento das normas legais e regulamentares do setor.
Durante a conversa, a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen dos Santos, destacou que a revisão da Resolução 14/2016, que estabelece preços públicos a serem cobrados por prestadores de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos no DF, prevê a discussão de alguns pontos levantados. O novo texto será elaborado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira (SEF) e pela Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) e será submetido ao processo de consulta e audiência pública em outubro deste ano para receber contribuições de toda a sociedade.
Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental (Ibram), enfatizou a necessidade de aperfeiçoar a legislação do setor, possibilitando a melhoria do gerenciamento dos resíduos de entulho e da construção civil e um tratamento justo e adequado aos transportadores desses resíduos, que prestam um serviço importante para a sociedade.
O diretor da área de Resíduos Sólidos da Agência, Apolinário Rebelo, lembrou que a Ascoles/DF também está em contato com o Ibram, com o SLU e com a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), onde há uma sensibilidade no sentido de encaminhar propostas de atos legais para a melhoria das políticas públicas do DF.
Presente na reunião, o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, salientou o papel da Agência em prestar apoio a demandas que contribuam para que o serviço público atinja cada vez mais o nível de excelência que a população exige.
A coordenadora de estudos econômicos Cristina de Saboya e os superintendentes substitutos de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira, Diogo Barcellos, e de Resíduos Sólidos, Silvo Alcântara, também participaram do encontro.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br