Câmara Técnica da ABAR discute práticas de Comunicação e Governança em agências reguladoras

 Na tarde desta segunda-feira (23/09), servidores da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participaram de importantes discussões na Câmara Técnica de Governança e Comunicação (CTGCOM) da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). As reuniões técnicas, que ocorrem entre os dias 23 e 27 de setembro, no auditório da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), em João Pessoa, tem como anfitriã a Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) e são abertas a servidores e colaboradores de agências associadas à ABAR.

A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo secretário executivo da CTGCOM e superintendente de Planejamento e Programas Especiais da Adasa, Carlos Pinheiro Neto, que estava acompanhado pelos diretores da Agência, Apolinário Rebelo e Rogério Rosso, e pelo ouvidor da ARPB, Marcus Barreto. Os presentes receberam as boas-vidas do presidente da ABAR, Vinicius Benevides, que se juntou à reunião de forma online, destacando a relevância da estruturação das áreas de Comunicação e Governança para o sistema regulatório brasileiro.

Carlos Pinheiro explicou que os painéis dariam continuidade ao que foi discutido em junho, nas Câmaras Técnicas realizadas em Curitiba. “Daremos sequência ao ponta pé que marcou o início do debate sobre o tema Comunicação, compartilhando experiências e conhecimentos que ajudem a desenvolver um modelo eficaz nas agências do setor. Da mesma forma, daremos sequência às discussões sobre Governança e Controle Social”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o conhecimento gerado na CTGCOM promove a integração entre agências associadas à ABAR.   

Roberta Nobre, chefe da Assessoria de Comunicação Institucional da Adasa, moderou o Grupo de Comunicação, que contou apresentações dos jornalistas Manuel Montenegro, assessor de imprensa da ABAR, e Ana Carolina Bendlin, chefe da Assessoria de Comunicação Social da Agência Reguladora do Paraná (AGEPAR). Eles abordaram, respectivamente, a aplicação do Plano de Comunicação e Ações Exitosas em agências reguladoras, destacando o papel fundamental do setor em aumentar a visibilidade das instituições, fornecer informações claras e acessíveis aos cidadãos e apoiar processos de tomada de decisões. Durante o painel, também foram apresentados os benefícios institucionais que podem ser alcançados por meio da análise do clipping e resultados de uma pesquisa realizada pela ABAR em 2022, que avaliou o atual patamar de agências reguladoras na área de Comunicação e propôs avanços para superar desafios.

A segunda parte do encontro contou a participação do chefe do Controle Interno e Compliance da Adasa, Dennis Monteiro do Valle, e da consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-Brasil) e doutora em Sociologia e Meio Ambiente, Maria Galleno. Juntos, eles exploraram o conceito de Governança e o arcabouço normativo que possibilitou a evolução das práticas de gestão de riscos e controle interno no ambiente regulatório. A discussão foi enriquecida por estudos de caso, incluindo a aplicação da Política de Governança, Gestão de Riscos e Compliance da Adasa.

Em sua fala de encerramento, Dennis do Valle enfatizou a relevância do tema para as agências reguladoras, sublinhando a necessidade de sensibilizar a alta gestão nos processos de implementação da Governança. “O apoio que recebemos da nossa diretoria, em especial do diretor e corregedor da Adasa Rogério Rosso, foi fundamental para a implementação do Comite de Governança da Agência. Na Adasa, colocamos a Gestão de Riscos dentro do nosso Mapa Estratégico como um objetivo para garantir a continuidade dos serviços públicos e os usos múltiplos da água no DF. Quando conseguimos gerir os riscos contribuímos para que os objetivos da instituição sejam alcançados”, concluiu.

   CGCOM III
 CGCOM Interna CGCO IV

 

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br