Notícias

Publicado em 17 Maio 2019      16

O reservatório de Santa Maria atingiu 100% de sua capacidade neste domingo (19/5). Responsável pelo abastecimento da maior parte do Plano Piloto, Lago Sul e Paranoá, o reservatório, que chegou ao volume mínimo de 21,8%, em 5 novembro de 2017, durante o período crítico de escassez hídrica, começou a se recuperar em abril do ano seguinte, em decorrência de novas obras de captação e redução do consumo.

Publicado em 15 Maio 2019      59

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal realiza entre os dias 20 e 24 de maio, quatro oficinas de mobilização para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da bacia. A terceira rodada do encontro faz parte da etapa de consolidação do diagnóstico, desenvolvido em estudo contratado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), que definirá ações prioritárias na região.

Publicado em 14 Maio 2019      27

A Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Fundação de Amparo ao Preso Trabalhador (Funap) acabam de firmar um novo contrato para a inclusão de reeducandos do sistema prisional nos serviços de apoio à Agência. O ato normativo foi publicado nesta quarta-feira (15/5), no Diário Oficial do DF e o período de contratação é de cinco anos. 

Publicado em 13 Maio 2019      50

Em homenagem ao Dia do Ribeirão Sobradinho, celebrado na quinta-feira (9/5), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) promoveram uma série de ações na região de Sobradinho, com o objetivo de estimular a conscientização da população local, quanto à recuperação e preservação do maior rio urbano do DF.

Publicado em 10 Maio 2019      52

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou, nesta segunda-feira (13/5), aviso de Audiência Pública para receber contribuições à minuta de resolução que altera ato normativo anterior, sobre preços públicos cobrados pelo prestador de serviços (SLU) na execução de atividades de gerenciamento de resíduos de grandes geradores, de eventos e da construção civil.

Publicado em 10 Maio 2019      35

A Organização das Nações Unidas (ONU) realiza no início da próxima semana (13 e 14 de maio), em Paris (França),  a “Unesco International Water Conference: Leveraging intersectorality for sustainable water security and peace”. Trata-se de evento para discutir a segurança sustentável da água e da paz, por meio da gestão intersetorial dos recursos hídricos.

Publicado em 10 Maio 2019      40

O 8º Fórum Mundial da Água, realizado em março de 2018 em Brasília, ultrapassou todas as expectativas. A maior edição da história superou em 75% o público de edições anteriores. O custo do evento foi reduzido, gerou milhares de empregos, estimulou o comércio local e, acima de tudo, proporcionou o conhecimento às futuras gerações.

Publicado em 10 Maio 2019      90

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) apresentará neste ano, na 12ª edição da Agrobrasília, três maquetes construídas pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), para demonstrar o ciclo da água, a função das bacias hidrográficas e os efeitos da chuva em solo impermeabilizado.  

Publicado em 07 Maio 2019      83

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) entregou oficialmente, nesta terça-feira (7/5), ao Banco de Alimentos do GDF, os 2.100 kg de alimentos não perecíveis, arrecadados na 8ª Edição da Corrida e Caminhada pela Água, realizada em março. Os produtos serão encaminhados a 72 famílias em situação de vulnerabilidade social, em Ceilândia Norte.

Publicado em 03 Maio 2019      100

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) reuniu especialistas envolvidos na questão do saneamento para discutir a Medida Provisória 868, que atualiza o marco regulatório do setor. A MP, que está em discussão no Congresso Nacional, dá competência à Agência Nacional de Águas (ANA) para editar normas nacionais sobre esse serviço público, retirando a atribuição dos municípios, e abre a participação da iniciativa privada, por meio de parcerias.