Notícias

Publicado em 16 Janeiro 2019      73

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) – empresa pública federal com mais de 30 anos de experiência na instalação, operação e manutenção de estações hidrometeorológicas no Brasil - inicia nesta semana parceria com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) para cuidar da rede de monitoramento de recursos hídricos do DF. O convênio foi assinado em outubro de 2018 e busca maior eficiência no acompanhamento da disponibilidade hídrica nas bacias hidrográficas da região.

Publicado em 15 Janeiro 2019      126

O advogado Raimundo Ribeiro assumiu na segunda-feira (14/1) o cargo de diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). Ele ocupa a vaga de Israel Pinheiro Torres, que encerrou seu mandato em novembro do ano passado.

Publicado em 10 Janeiro 2019      112

A partir de 1º de fevereiro, serão efetuadas ações junto aos usuários da água do DF para a instalação de hidrômetros em suas captações de água. A hidrometração está prevista na Resolução 350 da Adasa, de 2006, sendo uma das condicionantes constantes em todos os atos de outorga de direito de uso da água emitidos pela Agência.  

Publicado em 08 Janeiro 2019      70

Mais de 60 voluntários participaram na segunda-feira (7/1) do mutirão de plantio de espécies nativas do cerrado, no reservatório do Descoberto. A ação, desenvolvida pelo projeto Descoberto Coberto, coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), em parceria  com o  “Na Praia” e o WWF Brasil, encerra o ciclo de atividades sustentáveis para neutralizar as emissões de carbono da 4ª temporada do projeto cultural, realizado entre junho e setembro do ano passado.

Publicado em 08 Janeiro 2019      103

Tomou posse nesta terça-feira (8/1), a nova diretoria da Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), presidida pelo engenheiro elétrico Fernando Leite, que ocupou por cinco vezes o comando da concessionária. A empresa é um dos serviços públicos regulados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), representada na cerimônia de posse pelos diretores Jorge Werneck e José Walter Vazquez.

Publicado em 07 Janeiro 2019      230

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) passou a disponibilizar em seu site dados diários sobre nível de água e chuva acumulada em 12 pontos considerados críticos, assim denominados pela sua importância no abastecimento humano e na produção agrícola no DF. Por meio de painéis interativos do Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH), os usuários podem conferir informações transmitidas por estações telemétricas, posicionadas em córregos e ribeirões, alguns localizados em afluentes do Lago Paranoá e do reservatório do Descoberto.

Publicado em 03 Janeiro 2019      167

O Projeto Descoberto Coberto, coordenado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), realiza na segunda-feira (7/1) o mutirão de plantio de espécies nativas do cerrado, por meio de semeadura direta. A ação, em parceria com o “Na Praia” e o WWF Brasil, encerra o ciclo de atividades sustentáveis para neutralizar as emissões de carbono da 4ª temporada do projeto cultural Na Praia, realizado de junho a setembro do ano passado. O “Na Praia” e o WWF Brasil executaram a semeadura de mais de 2 toneladas de sementes nativas do cerrado, que possibilitaram a restauração de 33 hectares no entorno do reservatório.

Publicado em 02 Janeiro 2019      92

Os serviços públicos regulados pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), estão sob novo comando, definido pelo governador Ibaneis Rocha.

Publicado em 27 Dezembro 2018      562

A barragem do Descoberto atingiu, na madrugada desta quinta-feira (27/12), o nível máximo do seu volume útil e verteu. A última vez que isso ocorreu foi em 9 de abril de 2016 – mesmo ano em que foi decretado o início da situação crítica de escassez hídrica no Distrito Federal. O racionamento de água na capital foi suspenso em junho de 2018 e a Resolução que declarou o fim da situação crítica de escassez hídrica entrou em vigor no dia 21 de dezembro de 2018. 

Publicado em 26 Dezembro 2018      181

 

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal lançarão no dia 26 o livro “Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal”. O objetivo é oferecer opções à escola e ao professor de práticas sustentáveis e métodos de aplicação no ensino.