Notícias

Publicado em 22 Novembro 2019      5

Os Comitês de Bacias Hidrográficas do Distrito Federal dos afluentes dos rios Preto, Paranaíba e Maranhão, realizarão na terça-feira (26/11), na sede da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), reunião conjunta para fechar questão em torno da proposta de cobrança pelo uso dos recursos hídricos de domínio do DF. A cobrança é um dos instrumentos de gestão previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos, para reforçar a prática do uso racional da água, recuperar as bacias hidrográficas e estimular investimentos em despoluição.

Publicado em 22 Novembro 2019      5

Uma delegação formada por representantes do Governo de Moçambique, acompanhada por membros do Banco Mundial (BIRD) visitará a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), nesta sexta-feira (25/11), a partir das 14h30.  A visita técnica tem o objetivo de conhecer as práticas de gestão e regulação de água, esgoto e drenagem urbana.

Publicado em 21 Novembro 2019      243

O Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) é o vencedor do processo seletivo da banca organizadora do concurso da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A homologação do resultado foi publicada, nesta quinta-feira (21/11), no Diário Oficial do Distrito Federal.

Publicado em 21 Novembro 2019      137

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) realiza na segunda-feira (25/11) audiência pública para receber subsídios à proposta da nova Estrutura Tarifária dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto, cobrados pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). A prestação e utilização desses serviços é regulamentada pela Resolução 14 da Adasa, de 2011, que com a nova estrutura terá que ser alterada. Com isso, a Adasa realizará em uma única audiência duas sessões. A primeira, a partir das 9 horas, para discutir a nova estrutura da tarifa e a segunda, a partir das 14 horas, para debater o novo texto da resolução. 

Publicado em 20 Novembro 2019      38

Estudantes que participam do projeto Produtor de Água Mirim plantarão nesta quinta-feira (21/11), no Núcleo Rural Santos Dumont - Sede QUI - Colégio Santos Dumont, as 100 últimas mudas de espécies nativas do Cerrado das 1,5 mil propostas pela ação. Entre outubro e novembro, 370 crianças e adolescentes de 15 escolas públicas e privadas do Distrito Federal participaram do mutirão em 15 propriedades às margens da Bacia do Ribeirão Pipiripau.

Publicado em 20 Novembro 2019      133

Entra em vigor nesta quarta-feira (20/11) Resolução da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) que define as regras para a instalação do sistema de monitoramento do volume de água de captação superficial. De acordo com a Resolução, o usuário que tiver uma ou mais captações superficiais em determinada unidade hidrográfica, que totalizem a vazão máxima instantânea de captação igual ou superior a 5 litros por segundo (L/s), deverá instalar um sistema de monitoramento em cada uma das captações. O registro dos volumes captados deverá ser encaminhado à Adasa, em princípio, uma vez por mês. Em um primeiro momento será disponibilizado formulário para ser preenchido e assinado pelo requerente, ou representante legal. Nos próximos meses, a Adasa disponibilizará ferramenta para a transmissão de dados em tempo real, por meio de aplicativo.

Publicado em 13 Novembro 2019      177

O crescimento populacional, a impermeabilização do solo, a sedimentação dos rios, o comprometimento do sistema de drenagem pelos resíduos sólidos e a autorização de novos empreendimentos imobiliários foram os principais pontos abordados no seminário sobre “Subsídios dos Planos de Bacias Hidrográficas ao Planejamento Territorial do Distrito Federal”, promovido pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Distrito Federal (Paranaíba-DF, Maranhão e Rio Preto), com o apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) e do Decanato de Extensão da Universidade de Brasília(DEX-UnB). O evento realizado na terça-feira (12/11), no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (UnB), reuniu mais de 200 pessoas, entre representantes do Executivo e do Legislativo do DF e da sociedade civil, e reforçou a importância da integração dos planos de bacia ao Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (PDOT). 

Publicado em 11 Novembro 2019      96

De 24 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR), ocorrerá o XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (SBRH). Com o tema “A Água Conecta”, o evento é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e conta com o apoio institucional da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Publicado em 05 Novembro 2019      109

Durante reunião realizada na sexta-feira (1°/11), na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CRB- Paranaíba), Breno Lasmar, concedeu entrevista para esta Assessoria de Comunicação e Imprensa e falou sobre  a importância da implementação da cobrança pelo uso da água nos afluentes da Bacia do Paranaíba no DF e o desenvolvimento do Plano de Recursos Hídricos na região.  

Publicado em 05 Novembro 2019      321

Na terça-feira (12/11), a partir das 8h30, ocorrerá, no auditório do Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) da Universidade de Brasília (UnB), o seminário “Subsídios dos Planos de Bacias Hidrográficas para Planejamento Territorial do Distrito Federal”. O evento apresentará o estado da arte da gestão de recursos hídricos do DF e os instrumentos de planejamento territorial existentes, como o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-DF) e oferecerá subsídios para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (PDOT).