Notícias

Publicado em 22 Fevereiro 2018      16

Mais de 140 paises já confirmaram presença no 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.  Do total de adesões, mais de 10 chefes de Estado estão com presença confirmada no evento. Os números foram divulgados durante sessão especial no Senado Federal para instalação da subcomissão temporária que vai discutir a participação do parlamento no Fórum.

Um encontro preparatório para o evento internacional com juristas, promotores e parlamentares latino-americanos já foi agendado pelo presidente da subcomissão, senador Jorge Viana (PT-AC).  “Será uma ação conjunta entre quem faz e quem opera as leis”, afirmou o senador, que antecipando-se às decisões já protocolou proposta de emenda constitucional que assegura ao cidadão o acesso à água como direito fundamental.  O debate exclusivo no Fórum sobre o papel do parlamento na questão do direito à água será no dia 20 de março.

WhatsApp Image 2018 02 22 at 16.59.39

Para o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal e co-presidente do Comitê Internacional Organizador do Fórum, Paulo Salles, que participou da cerimônia no Senado, o maior legado desse evento mundial estará na na nova visão da sociedade sobre a questão da água.

O tema da oitava edição do Fórum será “Compartilhando a Água”, que propõe a descentralização de gestão. “Compartilhar evoca sentimento, diálogo. E desse diálogo de compartilhamento de responsabilidade que nós vamos tirar experiências, criar elementos de cooperação e desta forma estaremos garantindo a qualidade e conservação do meio ambiente, a justiça social que deve presidir as relações da humanidade com a água e o equilíbrio econômico necessário para o desenvolvimento”, afirmou.  “Nosso grande mote e objetivo é tornar a água uma prioridade das políticas públicas”

Publicado em 22 Fevereiro 2018      12

Financiamento de 100 milhões de dólares será investido em iniciativas destinadas a recursos hídricos, resíduos sólidos e urbanização

Publicado em 19 Fevereiro 2018      279

 

O período de inscrições para o processo eleitoral dos três Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do DF foi prorrogado. As entidades que quiserem participar terão até o dia 26 de março de 2018 para se inscrever.

As vagas se dividem da seguinte forma: sete para membros do poder público, sete para representantes de organizações civis, como ONGs e universidades, e nove para setores de usuários das águas – indústria, energia, abastecimento, lazer, pesca. O tempo de permanência nos comitês é de três anos, e a participação não é remunerada.

Os interessados deverão acessar o edital, conforme a localidade da bacia para exercer as atividades, com informações, regras, cronograma e formulários de inscrição: http://www.adasa.df.gov.br/regulacao/conselhos-e-comites 

 

COMITÊ DO MARANHÃO E COMITÊ DO PRETO

Os participantes deverão levar o formulário (modelo I) anexo do edital preenchido e os documentos à Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal), e protocolar na Superintendência de Recursos Hídricos – SRH.

Endereço: SAIN Estação Rodoferroviária de Brasília, S/N – Ala Norte – CEP: 70631-900, Brasília, DF.

 

COMITÊ DO PARANOÁ

Os participantes deverão levar o formulário (modelo I) anexo do edital preenchido e os documentos ao Ibram (Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal – Brasília Ambiental) e entregá-los à Superintendência de Estudos, Programas, Monitoramento e Educação Ambiental – SUPEM/IBRAM.

Endereço: SEPN 511, Edifício Bittar, Bloco C – Brasília – DF, CEP 70750-540.

O resultado preliminar das inscrições e credenciamento está previsto para 30/03.

 

Publicado em 16 Fevereiro 2018      112

A montagem do 8º Fórum Mundial da Água já está a todo vapor. Desde 5 de fevereiro, uma equipe com cerca de 100 pessoas, entre montadores, produtores, arquitetos e assessores, trabalha diariamente para construir o cenário do maior encontro sobre água do planeta, que acontece entre 18 e 23 de março, em Brasília.

Publicado em 15 Fevereiro 2018      119

Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos até 2030 é o que estabelece o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas. Mas garantir água de qualidade depende de vários fatores, como a preservação de ecossistemas naturais, o controle da poluição e o tratamento e destinação adequada de efluentes domésticos e da indústria.

Publicado em 08 Fevereiro 2018      1613

Reservatório do Descoberto: Meta de 50% estabelecida pela curva de acompanhamento foi atingida na tarde desta quinta-feira (08)

Publicado em 07 Fevereiro 2018      334      Marcela Palma
Obra permitirá que irrigantes continuem a dispor da água para a produção de alimentos inclusive no período de seca e, ao mesmo tempo, aumente a quantidade de água que chega ao Reservatório do Descoberto.
 
Publicado em 06 Fevereiro 2018      273      Marcela Palma

 Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realiza no dia 27 de fevereiro audiência pública sobre uma proposta de resolução que estabelece a regulamentação dos procedimentos para implantação, operação, manutenção, monitoramento e encerramento de aterros sanitários destinados à disposição final de rejeitos no Distrito Federal.

Publicado em 05 Fevereiro 2018      368      Gabriela do Vale
 O Programa Produtor de Água do Pipiripau conta com a adesão de mais 15 agricultores da região. A assinatura dos contratos ocorreu na sexta-feira (02), durante a Colônia de Férias Ambientalmente Divertida, no Núcleo Rural Santos Dumont, em Planaltina, promovida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e os parceiros do projeto.
 
Publicado em 02 Fevereiro 2018      358      Gabriela do Vale

Na manhã desta sexta-feira (02), a Diretoria Colegiada da Adasa apresentou aos colaboradores da Agência a estrutura, a logística e infraestrutura, o processo temático e os destaques do FMA