Notícias

Publicado em 02 Julho 2020      21

O Novo Marco Regulatório na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Pipiripau está em vigor. A resolução conjunta entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Águas (ANA) estabelece regras para o uso dos recursos hídricos na bacia, com o objetivo de subsidiar a gestão desses recursos e orientar os diferentes usuários quanto aos riscos de conflitos no período de estiagem. 

Publicado em 02 Julho 2020      32

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) participará na próxima semana - entre os dias 6 e 10 de julho - da primeira edição digital da AgroBrasília, feira de agronegócios para empreendedores rurais. O evento será realizado a partir da plataforma digital https://digital.agrobrasilia.com.br, devido à necessidade de distanciamento social, provocada pela pandemia do novo coronavírus. 

Publicado em 25 Junho 2020      83

O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal aprovou por unanimidade, na quarta-feira (24/6), o Plano de Recursos Hídricos dos Afluentes Distritais do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba-DF). Foi durante a 37ª reunião extraordinária do órgão, por videoconferência. O CRH é um órgão articulador, consultivo que delibera sobre temas hídricos no DF e ações demandadas pelos comitês de bacia. 

Publicado em 23 Junho 2020      122

A Pandemia por Covid-19 transformou o modo de viver mundo afora. Muitos se perguntam quando a vida voltará ao normal. E especialistas respondem que nada será como antes. Mas a Secretaria de Meio Ambiente e parceiros têm uma sugestão de algo que cada morador do Distrito Federal pode seguir fazendo. E lançam o chamado em uma campanha de educação ambiental: Reduza, Reaproveite, Recicle e Continue Acertando na Gestão dos seus Resíduos.

Publicado em 19 Junho 2020      156

A rede de monitoramento hidrológico da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) foi a melhor avaliada entre todas as entidades estaduais responsáveis pela execução do programa Progestão. O Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA) tem o objetivo de incentivar financeiramente os estados e o Distrito Federal no investimento de ações que fortaleçam o gerenciamento dos recursos hídricos. O acesso ao incentivo é condicionado ao cumprimento de metas. 

Publicado em 15 Junho 2020      370

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) prorrogou por mais 30 dias o regime de trabalho remoto. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (15/6) no Diário Oficial do DF. O procedimento extraordinário de emergência de saúde pública para o enfrentamento da Covid-19 vem sendo adotado desde a segunda semana de março, sem prejuízo à qualidade dos serviços prestados.

Publicado em 11 Junho 2020      244

O Comitê de Bacia Hidrográfica do Paranaíba-DF aprovou na quarta-feira (10/6), por unanimidade, o Plano de Recursos Hídricos dos Afluentes Distritais do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba-DF), em reunião extraordinária, realizada por videoconferência. O Plano é um dos instrumentos da Política Distrital de Recursos Hídricos, e tem o objetivo de apontar ações para garantir a quantidade e qualidade da água nas bacias hidrográficas dos rios Paranoá, Descoberto, São Bartolomeu, Corumbá e São Marcos, nos próximos 20 anos.

Publicado em 10 Junho 2020      270

O isolamento social decorrente do risco de contaminação pelo novo coronavírus no Distrito Federal, contribuiu para o aumento de 3% no consumo de água, nos meses de março e abril, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em março, quando o isolamento começou a vigorar a partir da segunda quinzena, o consumo diminuiu 0,3%, em relação a março do ano anterior. Em abril, o consumo foi maior, quando comparado com 2019: 4,9%. Os dados, representados por volume consumido são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), a partir de informações da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).

Publicado em 08 Junho 2020      201

Brasília conquistou na sexta-feira (5/6) o segundo lugar entre as capitais brasileiras no Ranking ABES da Universalização do Saneamento 2020. A 4ª edição do prêmio, realizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), avaliou 1857 municípios, representando cerca de 70% da população do país e mais de 33% dos municípios brasileiros. Um dos objetivos do ranking é apresentar um panorama da situação do país em relação à universalização do saneamento. Este ano, como consequência da pandemia da Covid-19, a premiação de entrega do selo ocorreu de forma virtual.

Publicado em 05 Junho 2020      180

A partir desta segunda-feira (8/6) a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) passará a arrecadar cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, neste período de pandemia do novo coronavírus. O ponto de coleta será instalado na portaria principal da sede da Agência, mas quem não puder entregar pessoalmente, pode ligar para os telefones 3961 4949 ou 3961 4976, para a retirada da doação no domicílio. Servidores e colaboradores da Adasa também farão doações.