Publicado em 18 Fevereiro 2020      70

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou nesta terça-feira (18/2) o Mapa Interativo do Cadastro de Outorgas e Registros de Uso de Recursos Hídricos no DF, com informações relativas ao direito de uso da água concedido pelo órgão regulador. O mapa traz a localização do ponto outorgado, a identificação do titular, a finalidade de uso da água e a vazão máxima de captação.

Publicado em 13 Fevereiro 2020      71

O diagnóstico e prognóstico do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF (Paranaíba-DF) foram apresentados durante reunião pública realizada na terça feira (11/2) na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O objetivo do Plano, que está em fase final de elaboração, é indicar ações e investimentos para garantir a quantidade e qualidade da água dos rios Paranoá, Descoberto, São Bartolomeu, Corumbá e São Marcos, para os próximos 20 anos.

Publicado em 12 Fevereiro 2020      204

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta terça-feira (11/2) audiência pública para discutir e receber subsídios à minuta de resolução que definirá os limites de competência da Companhia de Saneamento Básico (Caesb) sobre o lançamento irregular de esgoto na rede pública de drenagem. O objetivo é identificar e coibir o lançamento de esgoto sanitário em sistemas de drenagem pluvial e a consequente poluição de mananciais como o Lago Paranoá e o Descoberto, que abastecem o Distrito Federal.

Publicado em 11 Fevereiro 2020      62

O Monstro do Lixo, mascote da campanha de utilidade pública da Agência Reguladora de Águas Energia e Saneamento Básico (Adasa) sobre os efeitos do descarte irregular dos resíduos sólidos na drenagem urbana, tem nome a partir de agora: Lixo Papão.

Publicado em 05 Fevereiro 2020      95

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quarta-feira (5/2) reunião de trabalho para avaliar os aspectos legais para a institucionalização do serviço público de drenagem e manejo de águas pluviais urbanas no DF. O estudo foi apresentado pelo consultor jurídico Wladimir Antonio Ribeiro e reuniu, além de servidores da Agência, representantes da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Secretaria de Obras do DF e da Secretaria Nacional de Saneamento, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, além de convidados da Prefeitura de Teresina (PI) e do governo da Bahia.

Publicado em 05 Fevereiro 2020      161

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança nesta quinta-feira (6/2) ação no Facebook para definir o nome do personagem que foi mascote da campanha de utilidade pública “O retorno do lixo derramado”, veiculada em dezembro de 2019. A identidade do mostro gelatinoso será decidida por meio de enquete na rede social e o resultado será anunciado no dia 11 de fevereiro.

Publicado em 31 Janeiro 2020      600

O reservatório do Descoberto atingiu sua capacidade máxima na madrugada desta sexta-feira (31/1). O principal reservatório da capital, responsável pelo abastecimento de mais de 60% da população do Distrito Federal, não alcançava 100% do seu volume útil desde o dia 20 de junho de 2019. A intensidade das chuvas no início deste ano contribuiu para recuperação do reservatório, após um período de precipitação abaixo da média. O volume útil de água do Reservatório do Descoberto é de 72 milhões de m³.

Publicado em 27 Janeiro 2020      337

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) inicia nesta semana  a "Ouvidoria Itinerante” para esclarecer dúvidas em relação aos serviços prestados pela Agência e receber denúncias ou reclamações de prestadores de serviços regulados pelo órgão. O atendimento será no dia 6 de fevereiro, na Rodoviária do Plano Piloto, das 13 às 17 horas.

Publicado em 21 Janeiro 2020      283

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará no dia 11 de fevereiro audiência pública para a obtenção de subsídios à minuta de resolução que definirá os limites de competência da Companhia de Saneamento Básico (Caesb) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) em relação ao lançamento irregular de esgoto na rede pública de drenagem. O objetivo é deixar claro a responsabilidade da Caesb na identificação de lançamentos irregulares, com o intuito de proteger os mananciais de abastecimento.

Publicado em 09 Janeiro 2020      322

Os Comitês de Bacia do DF (Paranaíba DF, Preto e Maranhão) criaram um novo canal de comunicação. São os novos sites que saíram da hospedagem pública (página da Adasa) para adquirir independência no domínio “.com.br”.