Notícias

Publicado em 08 Novembro 2018      86

Cerca de 350 alunos de 13 escolas da rede pública e particular de ensino do Distrito Federal participam da segunda edição do projeto Produtor de Água Mirim, realizado pelo Grupo de Trabalho de Educação Ambiental (GT6), do Programa Produtor de Água do Pipiripau. A ação consiste na orientação teórica e prática sobre a importância do reflorestamento de árvores nativas do cerrado, para a preservação dos mananciais e conservação do solo. O objetivo é sensibilizar o aluno sobre a necessidade da prática sustentável e torná-lo multiplicador desse conhecimento.

Publicado em 07 Novembro 2018      151

Com o objetivo de fortalecer os comitês de Bacias Hidrográficas do Distrito Federal, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), criou uma coordenação para dar suporte técnico e administrativo aos colegiados. Entre as atribuições da Coordenação de Agência de Bacias Hidrográficas, prevista na Resolução nº20, de 11 de outubro, estão o apoio à discussão e elaboração do mecanismo de cobrança pelo uso das águas dos rios distritais, e a emissão de pareceres sobre projetos a serem financiados por essa arrecadação.

Publicado em 05 Novembro 2018      181

Estudo contratado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal identificou 187 pontos com bom potencial para a captação de água subterrânea no DF. Por ser uma fonte mais limpa ecom menor dependência da sazonalidade das chuvas, a água subterrânea pode representaruma reserva estratégica importante para complementar o abastecimento público, principalmente em momentos de escassez hídrica. Atualmente, segundo o estudo realizado pelo Departamento de Geologia da UnB, cerca de 15% do abastecimento no DF é feito por meio de poços tubulares.

Publicado em 29 Outubro 2018      31

Um  sistema de monitoramento de irrigação em tempo real já está em pleno funcionamento na Unidade Hidrológica do Alto Rio Jardim, na Bacia do Rio Preto. O programa, implantado  pelos grandes irrigantes da região, tem o objetivo de fiscalizar o cumprimento  do Acordo de Alocação Negociada de Água para o uso racional e compartilhado, firmado pelos usuários e homologado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

Publicado em 29 Outubro 2018      38

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) autorizou a liberação de recursos para a revitalização do Canal Santos Dumont, localizado em Planaltina. O projeto consiste na tubulação em PVC e polietileno da adutora principal de 9.800 metros. Foram liberados R$ 3,2 milhões - do saldo gerado pela Tarifa de Contingência cobrada durante o período crítico da crise hídrica de 2016 - para a compra do material pela Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb). 

Publicado em 29 Outubro 2018      100

Durante o mês de outubro, 42 policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental do DF (BPMA-DF) participaram de orientação oferecida pela Adasa sobre proteção e gestão de recursos. As aulas, presenciais e de ensino a distância, fazem parte do curso anual de atualização de agentes, promovido pela Polícia Militar do DF (PMDF).

Publicado em 29 Outubro 2018      84

A Ouvidoria da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará audiência pública no dia 7 de novembro, para definir e regulamentar os procedimentos de atendimento e atividades do setor. O objetivo é fortalecer a implementação da ouvidoria como unidade administrativa, estabelecida pela Portaria nº 15/2017. 

Publicado em 29 Outubro 2018      168

Entrou em vigor, no início de novembro, a Resolução 18/2018 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), que regulamenta procedimentos para implantação, operação, monitoramento, manutenção e encerramento dos aterros sanitários no DF.  A iniciativa do órgão regulador é pioneira no Brasil e estabelece, entre outras determinações, a exigência de estudo técnico sobre a viabilidade de aproveitamento energético dos gases produzidos pelos resíduos aterrado.

Publicado em 03 Julho 2018      37

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participará do Curso de Policiamento Ambiental que será realizado a partir de 10 de setembro. O objetivo é capacitar os policiais militares sobre a legislação relativa ao gerenciamento dos recursos hídricos; os instrumentos disponíveis para a gestão, como a outorga de direito de exploração; procedimentos de fiscalização e penalidades, no caso de uso irregular.

Publicado em 29 Junho 2018      217

A Escola Jardim de Infância e Casa de Vivência, em Planaltina, modelo de Escola Sustentável desenvolvido pelo programa Adasa na Escola, recebeu nesta sexta-feira (29/6) o projeto Clima Escola, de medição meteorológica. O objetivo é orientar a criança sobre as mudanças climáticas e identificar formas de adaptação para enfrentá-las.