Publicado em 22 Julho 2019      21

Entrou em vigor nesta segunda-feira (22/7) decreto do GDF que define a data de 1º de janeiro de 2021 para o início da cobrança da disposição final de resíduos da construção civil, gerados por órgãos da administração direta, indireta e empresas públicas do Distrito Federal. O objetivo é garantir que os órgãos públicos, que tenham obras em andamento ou para serem licitadas no futuro, realizem a previsão orçamentária para a destinação final desses resíduos.

Publicado em 22 Julho 2019      64

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) publicou nesta segunda-feira (22/7), no Diário Oficial do DF, o aviso de Audiência Pública para reunir subsídios ao Relatório de Análise do Impacto Regulatório na alteração da estrutura tarifária da Caesb, em substituição à cobrança de consumo mínimo de 10m³, revogada pela Câmara Legislativa do DF. A audiência foi marcada para o dia 13 de agosto, das 9 às 12 horas, na sede da Agência. O estudo entrou em consulta pública nesta segunda-feira.

Publicado em 22 Julho 2019      60

A partir desta segunda-feira, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lança um novo serviço: o Podcast “Adasa no Ar”, para a divulgação de ações, programas e outras notícias na área de regulação.

Publicado em 18 Julho 2019      142

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) coloca em Consulta Pública, nesta segunda-feira (22/7), o Relatório de Análise de Impacto Regulatório da alteração da estrutura tarifária dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.  Com a nova estrutura, a Adasa pretende corrigir distorções, incentivar o uso racional da água e aperfeiçoar o mecanismo de concessão da tarifa social, sem comprometer a receita da Companhia de Saneamento Básico do DF (Caesb) para a prestação dos serviços.

Publicado em 16 Julho 2019      64

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta terça-feira (16/7) audiência pública para receber subsídios à minuta de resolução que define os critérios a serem observados na instalação de equipamentos para o monitoramento de volumes captados em corpos hídricos do DF e naqueles delegados pela União e Estados. Segundo o superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Antonio Carneiro, a medida atingirá 25% dos usuários outorgados, principalmente médios e grandes produtores rurais, o que corresponde a 80% do total de vazões outorgadas.

Publicado em 15 Julho 2019      93

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizará nesta sexta-feira, às 15 horas, workshop para jornalistas sobre o estudo de mudança da estrutura tarifária da Caesb. Devido à complexidade do tema, o órgão regulador reunirá a imprensa para detalhar o relatório de aproximadamente 140 páginas. O estudo será submetido à consulta pública por aproximadamente 20 dias.

Publicado em 09 Julho 2019      208

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realiza na terça-feira (16/7) Audiência Pública para obter contribuições à minuta de resolução que define os critérios a serem observados na instalação de equipamentos para o monitoramento de volumes captados em corpos hídricos de domicílio do DF e naqueles delegados pela União e Estados.

Publicado em 03 Julho 2019      97

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) conseguiu a aprovação de novos recursos para o projeto de revitalização do Canal Santos Dumont, localizado em Planaltina. O dinheiro é proveniente da cobrança pelo uso da água da Bacia Hidrográfica do Paranaíba, conforme estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos. Parte do que é cobrado dos estados e do Distrito Federal é revertida em obras de melhoria e preservação dos recursos hídricos.

Publicado em 01 Julho 2019      248

Os reservatórios do Descoberto e de Santa Maria fecharam o mês de junho com níveis acima das metas estabelecidas pela Resolução nº 8, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que servem de parâmetro para o monitoramento e manutenção da segurança hídrica no DF. A barragem do Descoberto, que de acordo com as projeções poderia atingir o volume útil de 92%, terminou o mês com 99,3%. A do Santa Maria, que seria de 96%, de acordo com a meta, fechou com 99,9%.

Publicado em 28 Junho 2019      229

No próximo ciclo chuvoso, o Lago do Rio Descoberto, principal manancial de abastecimento do Distrito Federal, receberá a semeadura direta de espécies nativas em mais 10 hectares da área de reserva biológica. O plantio faz parte do projeto de restauração ecológica de áreas de Cerrado de Proteção Ambiental do Rio Descoberto, na recuperação da vegetação local e preservação hídrica. Supervisionado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) o projeto é integrado por instituições governamentais (Caesb, Emater, Ibram e Seagri) e empresas comprometidas com ações de sustentabilidade como o Na Praia, evento realizado no DF, às margens do lago Paranoá. Parte do valor dos ingressos é revertida na compra de sementes.