Publicado em 22 Maio 2018      53

A Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESEC-AE) completa, em 2018, 50 anos de sua criação. Para celebrar o jubileu de ouro, a importância socioambiental da unidade de conservação para a sustentabilidade e o futuro de Brasília e do Planalto Central do Brasil, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), em parceria com a Academia Planaltinense De Letras, Artes E Ciências (Aplac), o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram), e a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE/DF), irá promover um concurso artístico-literário alusivo à data.

Publicado em 17 Maio 2018      35

O Programa Adasa na Escola foi visitado por mais de 500 alunos no segundo dia da Feira Internacional dos Cerrados - Agrobrasília 2018. Eles assistiram palestra sobre o uso consciente dos recursos hídricos e destinação correta do lixo e participaram de dinâmicas como a pescaria de resíduos e amarelinha ambiental.

Publicado em 17 Maio 2018      125

O Programa Produtor de Água no Pipiripau terá oito novos agricultores no trabalho de recuperação de áreas degradadas e proteção de córregos da região. Os contratos de adesão serão assinados na manhã deste sábado (19/5) com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), no estande da Agência, na Feira Internacional dos Cerrados – Agrobrasília 2018, após palestra sobre o tema.

Publicado em 17 Maio 2018      45

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) instituiu a data de 17 de maio como o Dia Internacional da Reciclagem, com o intuito de chamar a atenção sobre questões ambientais e o consumismo.

Publicado em 16 Maio 2018      17

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) renovou a outorga  do direito de uso de água superficial da Associação de Usuários do Canal Santos Dumont. O despacho foi publicado no Diário Oficial  do DF da última segunda-feira (14/5) e autoriza a captação de 200 litros por segundo.

Publicado em 16 Maio 2018      28

Até o próximo sábado (19/5) cerca de quatro mil agricultores do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais são esperados no Espaço da Agricultura Familiar, na 11ª edição da AgroBrasília.  Treze circuitos temáticos foram montados em uma área de 50 mil m2, onde os visitantes têm a oportunidade de conhecer diversas tecnologias de baixo custo e fácil aplicação nas áreas de Agroecologia, Apicultura, Avicultura, Bovinocultura, Floricultura, Gestão ambiental, Inovação e Gestão Rural, Olericultura, Piscicultura, Saneamento Rural, Suinocultura, Pesquisa e Tecnologia, além do Pavilhão das Organizações Sociais.

O tema central é o uso racional da água. No estande da Emater-DF, o agricultor encontrará técnicos de plantão para explicar e demonstrar as inovações tecnológicas.

Segundo o presidente da Emater-DF, Roberto Carneiro, mesmo depois da feira os técnicos estarão disponíveis nos 16 escritórios da Emater do Distrito Federal, em Padre Bernardo, Formosa e outros estados.

Adasa

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) também vem orientando os visitantes da feira sobre o uso racional dos recursos hídricos. Nesta quarta-feira (16/5), o diretor da Agência, Jorge Werneck, falou sobre os desafios e lições aprendidas com a crise hídrica. A programação inclui temas relacionados à fiscalização do uso dos recursos hídricos,  regularização de barragens e revitalização de canais de irrigação. O programa de educação ambiental “Adasa na Escola” está em exposição no mesmo estande, com orientações sobre o uso racional da água e dinâmicas como a pesca de resíduos, amarelinha ambiental e corrida do lixo seco e úmido.

No sábado, pela manhã, será apresentado o projeto Produtor de Água no Pipiripau, que tem atuado na restauração de áreas degradadas em propriedades privadas, no apoio a produtores rurais para a recuperação e conservação de solo e no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores que preservam áreas verdes. O programa conta atualmente com 177 produtores rurais contratados,e já contribuiu para a implantação de mais de mil barraginhas (pequenas escavações no solo que ajudam a infiltração da água, e evitam a erosão); propiciou o terraceamento em mais de 400 hectares e a readequação de 134 quilômetros de estradas, e estimulou a produção e plantio de 360 mil mudas nativas para o reflorestamento da região.

*Com informações e foto da Agrobrasília

Publicado em 16 Maio 2018      17

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) receberá até as 17 horas do dia 18 de maio as contribuições à minuta de resolução que estabelece os valores de referência para outorga de uso de recursos hídricos no DF.

Publicado em 16 Maio 2018      155

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal publicou nesta quarta-feira (16/5), no Diário Oficial do DF, a Resolução n° 9/2018, que altera resolução de 2016, sobre os preços públicos a serem cobrados pelo prestador de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos da construção civil, a partir de 15 de junho.

Publicado em 15 Maio 2018      48

O diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, destacou em sua palestra, na Feira internacional dos Cerrados, AgroBrasília, o compromisso firmado entre os 172 países que participaram do Fórum Mundial da Água, na defesa dos recursos hídricos.

Publicado em 15 Maio 2018      34

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal(Adasa) iniciou sua participação na Feira Internacional dos Cerrados – Agrobrasília 2018, com seminário sobre A gestão dos recursos Hídricos.