Notícias

Publicado em 24 Julho 2017      21      Noeli Menezes Soares

Um acordo de cooperação técnica visando gerar um legado de conhecimento técnico e científico para o tema água está em discussão entre o 8º Fórum Mundial da Água e a Universidade de Brasília (UnB). A parceria prevê a realização de atividades antes, durante e depois do Fórum Mundial, que acontece entre 18 e 23 de março de 2018 em Brasília. A Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) é co-organizadora do evento.

Publicado em 12 Julho 2017      162

 Como um país que é desértico em grande parte, com apenas dois dias de chuva por ano, e escasso em recursos naturais, pode garantir abastecimento de água para 8,5 milhões de pessoas? A história de Israel, que possui 69 anos de existência e uma extensão equiparada à de Sergipe, revelou a experiência de uma região que transformou o desafio de garantir a disponibilidade hídrica em ganho ambiental.

Publicado em 12 Julho 2017      215

A Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal) liberou mais de R$ 39,5 milhões da Tarifa de Contingência para a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal). A empresa teve parte do pedido de utilização dos recursos arrecadados com a taxa aprovada pela Agência. A liberação foi publicada no Diário Oficial do DF nesta quarta-feira (12).

Publicado em 07 Julho 2017      223      Andrea Chaves Braga

Amanhã (8), a Escola Classe Córrego do Meio de Planaltina vai propor um dever de casa diferente para alunos, professores e moradores da região: formar uma força tarefa junto com um grupo de caminhada do Distrito Federal (Cerratense) e o Ecomuseu para limpar as três cachoeiras formadas ao longo de dois quilômetros do ribeirão Sobradinho, um dos rios mais poluídos do DF. Cerca de 30 alunos de 10 a 12 anos integrarão o grupo de voluntários.

Publicado em 06 Julho 2017      93      Noeli Menezes Soares

A partir desta semana, um novo tema dá o tom dos debates na plataforma “Sua Voz”. Até 16 de julho, Governança será alvo das discussões envolvendo Clima, Pessoas, Urbano, Desenvolvimento, Ecossistemas e Financiamento. Qualquer pessoa, mesmo sem ser especialista na área, pode sugerir alternativas que contribuam para a concepção, implementação e avaliação de políticas ou projetos envolvendo a gestão integrada de recursos hídricos.

Publicado em 05 Julho 2017      80

Os Comitês Nacionais da América do Sul do Programa Hidrológico Internacional da Unesco para América Latina e Caribe (Conaphis) saíram do Fórum das Águas com a tarefa de montar um cronograma e apresentar até agosto uma minuta de documento com questões relevantes para os recursos hídricos de seus países, como subsídio ao Processo Sub-Regional da América do Sul no 8º Fórum Mundial da Água. O encontro foi realizado na semana passada, no Museu de Inhotim, em Brumadinho (MG).

Publicado em 05 Julho 2017      80

Buscar meios para incentivar o financiamento em tecnologias inovadoras, capazes de economizar água e ampliar a segurança hídrica está em debate na sala “Financiamento”, na plataforma “Sua Voz”. O tema é o quinto da série do 8º Fórum Mundial, que visa ampliar a discussão sobre o uso responsável da água. O intuito é reunir ideias e compartilhar experiências, conhecimentos e práticas que considerem a sustentabilidade a longo prazo.

Publicado em 04 Julho 2017      83      Noeli Menezes Soares

A água é fundamental para toda a atividade humana. A maneira como ela é utilizada e gerenciada possui papel crítico no desenvolvimento sustentável, que requer o compartilhamento da água com a participação de diferentes setores. “Desenvolvimento” é o sexto tema da série do 8º Fórum Mundial da Água, que tem apresentado as principais discussões dentro da plataforma ‘Sua Voz’ nos temas Clima, Pessoas, Urbano, Ecossistemas e Financiamento.

Publicado em 04 Julho 2017      225

A ADASA (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) esclarece que o os fatos ocorridos na região do Boqueirão estão sendo investigados, em parceria com o IBRAM (Instituto Brasília Ambiental), a CEB (Companhia Energética de Brasília), e a CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do DF), no sentido de identificar que fatores determinaram a mortandade de peixes.

Publicado em 03 Julho 2017      252      Noeli Menezes Soares

O volume útil dos reservatórios do Descoberto e de Santa Maria ficou acima dos 46% previstos na Curva de Acompanhamento, criada pela Adasa (Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF) para monitorar a situação dos níveis dos mananciais a partir de parâmetros predefinidos, como vazão dos afluentes e captação de água pela Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do DF). O volume útil do Descoberto fechou o mês de junho em 47,98%, quase dois pontos percentuais acima da meta. O desempenho do nível de Santa Maria foi ainda melhor e ficou em 48,90%, quase três pontos percentuais a mais que o previsto.