Planos

   

Plano Nacional de Recursos Hídricos
http://pnrh.cnrh-srh.gov.br

Plano de Recursos Hídricos do São Francisco
http://www.ana.gov.br/prhbsf/index.htm

Tocantins - Araguaia
http://www2.ana.gov.br/Paginas/servicos/planejamento/planoderecursos/Tocantins-Araguaia.aspx

Paranaíba
http://www.paranaiba.cbh.gov.br/PRH.aspxobs: em elaboração.

Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos - PGIRH
Encontra-se concluída e  aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos (CRH-DF) a revisão do Plano de Gerenciamento Integrado de Recursos Hídricos do DF - PGIRH.

Produtos Finais:
Volume 1 - Diagnóstico
Volume 2 - Prognóstico
Relatório Síntese

 

PGIRH

Por iniciativa do Governo do Distrito Federal, em uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Consórcio das empresas Golder Associates Brasil e Fahma Planejamento e Engenharia Agrícola Ltda., iniciou os trabalhos da elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (PGIRH), em dezembro de 2003 e concluiu em dezembro de 2006.

O PGIRH é um Instrumento de planejamento distrital, pactuado entre o Poder Público, os usuários e a sociedade civil, onde se define como conservar, recuperar e utilizar os recursos hídricos das bacias hidrográficas. Seu objetivo é subsidiar as ações do Conselho de Recursos Hídricos e da entidade gestora, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA), a partir da definição de orientações técnicas, estratégicas e de cunho institucional necessárias para a gestão integrada dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, em seus aspectos quantitativos e qualitativos.

Foram desenvolvidos estudos na Área do DF e Entorno Imediato abrangendo 8.763 km², na escala 1:50.000, e em áreas mais abrangentes, 67.280 km², na escala 1:100.000, incluindo os estudos de Diagnóstico das Disponibilidades Hídricas, Uso do Solo e Cobertura Vegetal, Diagnóstico e Prognóstico das Demandas Hídricas , Alternativas de Compatibilização das Disponibilidades e Demandas Hídricas, Articulações para a Gestão, Sistema de Informações e Sócio-economia.

Em 2010 foi aberto processo licitatório para contratação de empresa para elaborar a revisão e atualização do PGIRH. A empresa vencedora do certame, a ECOPLAN Engenharia Ltda. iniciou os trabalhos em abril de 2011. Conforme estabelecido em conjunto com a ADASA, a área de estudo do trabalho de atualização do PGIRH ficou limitada a extensão do Distrito Federal e parte das áreas do entorno imediato, excluindo-se do escopo do trabalho as bacias dos rios Paranã, Urucuia e ribeirão Entre Ribeiros. A nova área de estudo totaliza 8.760,9 km², sendo aproximadamente 5.800 km² no DF.

Em 14 de junho de 2012, durante a Segunda Reunião Ordinária do Conselho de Recursos Hídricos do DF a revisão do PGIRH foi aprovada por unanimidade.