Estudo contratado pela Adasa contribuirá para o aprimoramento da gestão de resíduos sólidos no DF

 

Imagem IA Adasa, com apoio de consultoria contratada e do SLU, deu início nesta segunda-feira (21/08) ao estudo gravimétrico dos resíduos sólidos encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulhos (URE), localizada na Estrutural. A análise, inédita no Distrito Federal para materiais que ingressam na unidade, possibilitará a identificação dos percentuais dos diferentes componentes presentes nas cargas – como madeira, metal, azulejo, concreto, plástico e papelão. O conhecimento dessas características contribuirá para um melhor planejamento da gestão desses resíduos no DF.

De acordo com a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen Dânia dos Santos, o estudo constitui um importante instrumento de planejamento. “A gravimetria nos permite conhecer as diferentes frações de resíduos que chegam na unidade. A partir desse conhecimento, é possível traçar diretrizes regulatórias visando ampliar a valorização dos diversos materiais identificados”, explicou.

Desde 2018, a URE, que opera na área do antigo Lixão da Estrutural, recebe resíduos provenientes de podas, da construção civil e os recolhidos nas ruas pelo Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU). Em média, a unidade recebe 120 mil toneladas de resíduos mensalmente.

 

 Imagem II

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br