Adasa discute projetos voltados para o reúso de água em diferentes regiões do DF

capa matéria 26.7 1

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, esteve na tarde de quarta-feira (26/7) com o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, e com o diretor da Associação Comercial e Industrial do Arapoanga, Rogério Arapoanga, para tratar de demandas das regiões administrativas.

Na primeira agenda, Medeiros trouxe à Agência projetos idealizados no âmbito da Administração que preveem melhorias nas quadras das asas Sul e Norte. O escoamento da água de chuva e o reúso foram apontados como necessidades de moradores e prefeitos das quadras. “Se unirmos forças e ampliarmos a interlocução com o próprio governo e com órgãos como a Adasa conseguiremos promover um trabalho melhor para a sociedade”, pontuou.

Na segunda reunião, foram discutidas necessidades voltadas para o desenvolvimento socioeconômico da região do Arapoanga. A nova cidade satélite, criada em dezembro de 2022, tem cerca de 47 mil moradores. “Nossa preocupação junto à Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e ao Pró DF Arapoanga é buscar soluções para revitalizar a região. Vemos o aproveitamento da água das chuvas como um projeto que pode ser implantado. Queremos alavancar o comércio, mas sem esquecer a questão ambiental”, afirmou Rogério Arapoanga.    

Na próxima semana a Adasa enviará equipe técnica para analisar a viabilidade de projetos de reúso e aproveitamento de águas pluviais na Feira do Arapoanga, onde atualmente funcionam 106 bancas. 

Para o diretor-presidente da Adasa, pautas que envolvem o aproveitamento de fontes não potáveis de água no DF são consideradas estratégicas. “A implementação de sistemas de reúso de águas cinza e aproveitamento de água da chuva contribuem significativamente para nos distanciar de uma situação de escassez hídrica. O combate ao desperdício é um desafio que o governo e a população devem enfrentar”, ressaltou Ribeiro.  

Também estiveram presentes nas reuniões o presidente da Associação dos Feirantes do Arapoanga, Toninho de Araújo, o superintendente de Água e Esgoto da Adasa, Rafael Mello, o regulador da Superintendência de Recursos Hídricos, Saulo Luzzi, e o chefe de gabinete da Agência, Roberto da Silva.

foto II matéria 26.7

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br