TAREFA 1 - Elaboração de uma Atividade sensorial com água por professor(a) da Escola que explore a dinâmica da água na Natureza (precipitação, evaporação, infiltração, vazão...). A atividade deve privilegiar o emprego de materiais naturais, preparada para o ar livre (apresentar a tarefa em vídeo de até 8min).
Critérios:
1 - Significância para o desenvolvimento da consciência ecológica;
2 - Estímulo à curiosidade;
3 – Contextualidade;
4 – Criatividade.
TAREFA 2 - Realizar uma fotografia em um corpo d’água* (solicitamos que a atividade seja realizada pelo(a) aluno(a)) que capture um instante de beleza cênica, da vida animal ou da conexão homem-natureza.
*Lagoas, rios, ribeirões, riachos...
Critérios:
1 - Criatividade;
2 - Singularidade da cena;
3 - Qualidade técnica (enquadramento, foco...).
TAREFA 3 – A equipe deverá produzir uma “reportagem” sobre o tema “o mal uso da água” (desperdício, contaminação da água entre outros) no ambiente escolar ou no entorno dela. A reportagem deve ter duração máxima de 5min, com tomada de cenas do cotidiano e/ou locais em que ocorra o problema, incluindo uma entrevista (moradores ou pesquisadores ou funcionários do serviço público relacionado à questão) e um conteúdo que apresente as consequências e o desrespeito à Legislação ambiental.
OBS: A filmagem deverá ser feita com o aparelho celular na posição horizontal.
Critérios:
1 - Roteiro do vídeo (envolve a criatividade dos takes propostos);
2 - Conteúdo da matéria (envolve trazer informações alinhadas ao tema);
3 - Imagens (envolve a variedade de cenários).
TAREFA 4 - Produção de uma obra de arte (escultura, figura ou imagem) com o lixo recolhido nas imediações do Lago (se o deslocamento até lá for complicado, pode ser substituído pelo lixo recolhido nas imediações da escola, que pode comprometer o escoamento da água pelo sistema de drenagem urbana) que transmita um alerta sobre os danos ambientais.
Critérios:
1 – Criatividade;
2 - Originalidade da ideia;
3 - Mensagem da obra.
TAREFA 5 - Produzir uma maquete que mostre uma ação humana que cause danos à qualidade e à quantidade da água no Lago Paranoá ou noutro reservatório de água do Distrito Federal (enfatizar a importância das águas subterrâneas no Ciclo Hidrológico). Enviar um vídeo (duração de até 5 min) do(a) aluno (a) explicando sobre o problema retratado na maquete.
Critérios:
1- Criatividade;
2 - Beleza artística;
3 - Pertinência da problemática;
4 - Domínio na exposição.
No caso de empate, a Equipe COPE levará em consideração os seguintes pontos: (1) a escola enviou todas as atividades; (2) votação da fotografia (Tarefa 2) no Instagram da Adasa.