Monitoramento de Chuvas Urbanas

   

Em 2020, a Adasa celebrou o Acordo de Cooperação com Ibram, UnB e Caesb, com o objetivo de se estabelecer uma rede de monitoramento de chuvas urbanas. Essa iniciativa é inovadora no Brasil. Para isso, a Adasa, por meio da Superintendência de Drenagem Urbana instalou 40 pluviômetros com transmissão de dados remota.

As estações pluviométricas foram implantadas considerando a extensão das áreas urbanas de cada região administrativa; o critério de, pelo menos, um pluviômetro a cada 25 km2; e a localização das estações dos parceiros. Esta alocação considerou critérios de arredondamento, bem como de garantir, pelo menos, um pluviômetro em cada região administrativa.

Além da rede de monitoramento de chuvas urbanas, as informações obtidas ao longo do tempo permitirão: avanços na melhoria da prestação do serviço público de manejo de águas pluviais e drenagem urbana, bem como identificação de problemas como o desempenho inadequado dos sistemas de drenagem de águas pluviais urbanas, como precariedades na manutenção da rede e alagamentos decorrentes de chuvas acima da média.

A rede de monitoramento de chuvas urbanas intensas (REMURB) totaliza 62 estações pluviométricas, sendo: 40 equipamentos operados pela SDU/Adasa, 2 equipamentos operados pela SRH/Adasa, 13 equipamentos operados pela Caesb, 3 equipamentos operados pelo do IBRAM e 4 equipamentos operados pelo Programa de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos (PTARH) da UnB.

 

Imagem4

Figura 1 – Inventário das estações pluviométricas que compõe a Rede de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas (REMURB).

 

Os dados de chuvas são transmitidos ao Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas – SIMCURB.

O SIMCURB tem como objetivo superar a escassez de dados de registros de chuvas urbanas, a partir da definição de uma rede de monitoramento, composta por equipamentos de medição implantados e operados pelas instituições parceiras (Adasa, Ibram, Caesb, UnB), capaz de gerar séries históricas contínuas de chuvas para ampliar o conhecimento sobre o regime pluviométrico nas áreas urbanas do DF e proporcionar dados para o planejamento, a regulação e a prestação de serviços eficientes de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Essas informações permitirão correlacionar os eventos atípicos com a avaliação de desempenho do sistema de drenagem, como, por exemplo, quando da ocorrência de alagamentos devido a inadequações ou deficiências da implantação do sistema de drenagem ou ainda a precariedades da manutenção ou operação do sistema, diferenciando-as daquelas situações em que os problemas são oriundos de eventos chuvosos intensos (períodos de retorno maiores do que os regulamentares). Ainda, com base nas análises pluviométricas geradas, a calibração de radares meteorológicos que venham a operar na região do Distrito Federal poderá ser realizada, possibilitando compreender e estimar a variabilidade da precipitação em alta resolução e, assim, atuar de modo mais efetivo na prevenção e alarme de eventos extremos, bem como avaliar os efeitos locais do aquecimento global na intensificação destes eventos.

O SIMCURB foi desenvolvido para atender o público em geral com dados básicos, ao mesmo tempo que permite ao público técnico obter informações para tomada de decisão e diversas outras aplicações. Ao acessar, o usuário do sistema encontrará informações básicas (inventário das estações, precipitações diárias e mapa de precipitações) e técnicas (precipitações mais intensas, período de retorno e tabela de precipitações).

 

Imagem5

Figura 2 – Tela inicial do SIMCURB (Sistema de Monitoramento de Chuvas Urbanas Intensas).

 

Como acessar o SIMCURB? O SIMCURB está disponível no sítio eletrônico da Adasa, no ícone identificado na página principal (https://www.adasa.df.gov.br/).