I Fórum de Sustentabilidade do DF reúne autoridades e um grande público na EGOV-DF

Principal02

Na manhã desta terça-feira (29/3), o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Raimundo Ribeiro, abriu o I Fórum de Sustentabilidade do DF, evento promovido pela Escola de Governo (EGOV-DF). Em sua fala, Ribeiro lembrou do papel das crianças na sensibilização de gerações que durante a infância não tiveram acesso a informações sobre práticas capazes de reduzir impactos ambientais.

Segundo o dirigente da Adasa, as organizações públicas e privadas envolvidas com as temáticas ambiental e educativa têm o dever de estimular a conscientização ambiental de jovens e crianças. “Se antes os pais eram os vetores de transformações no lar, hoje é a criança. Por isso, temos que intensificar ações para levar mensagens capazes de despertar a consciência crítica deste público e consequentemente promover uma mudança comportamental na sociedade”.

A afirmação foi endossada pela secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Rocha, em sua fala. A primeira-dama do DF também trouxe ao debate as consequências de ações ambientalmente incorretas na vida da população em situação de vulnerabilidade. “Para quem acha que a responsabilidade de minimizar os impactos da desigualdade é só do governo está enganado, cada um de nós tem essa responsabilidade dentro de casa. Se cada pessoa descartar seu lixo de forma consciente, famílias que vivem da reciclagem terão a sua remuneração garantida”, explicou.   

Também participaram da abertura do Fórum a subsecretária de Meio Ambiente do DF, Maria Silvia Rossi, o secretário de Economia do DF, Itamar Feitosa, a diretora executiva da EGOV, Juliana Tolentino, e a secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida, Adriana Faria. As autoridades presentes realizaram o plantio de um ipê amarelo em frete à sede da EGOV como ato simbólico.  

A primeira palestra do evento foi apresentada pelo regulador da Adasa Miguel Sartori, que trouxe a reflexão sobre a interferência do homem no ciclo da água e na disponibilidade hídrica. Sartori, que é envolvido em projetos de educação ambiental promovidos pela Agência em parceria com outros órgãos, reforçou ainda a importância da proximidade do público infantil com o meio ambiente “Se a nossa geração não está suficientemente sensibilizada, nós pais, tios e avós devemos dar bons exemplos e promover a interação dos nossos filhos, sobrinhos e netos com a natureza. Ninguém ama aquilo que não conhece”, ressaltou.                 

O Fórum contou ainda com palestras de servidores do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF (SEMA).   

Entre o público que acompanhou o evento, estavam presentes os diretores da Adasa Jorge Werneck e Apolinário Rebelo, o superintendente de Planejamento e Programas Especiais, Carlos Pinheiro, o superintendente de Abastecimento de Água e Esgoto, Rafael Machado, e um número expressivo de técnicos e colaboradores da Agência.

.

Interna01  Interna02

 

Interna03


Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br