
Nesta terça-feira (09/12), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu o troféu do Prêmio Ipê de Inovação em Transparência 2025, concedido pelo Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal (CTCS), órgão vinculado à Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O reconhecimento foi atribuído ao Painel de Informações sobre Resíduos Sólidos, plataforma que organiza e apresenta dados da gestão de resíduos sólidos urbanos no Distrito Federal de maneira clara, interativa e facilmente acessível, fortalecendo a transparência pública e o controle social.
Em sua segunda edição, o Prêmio Ipê registrou recorde de participação, com 42 iniciativas inscritas, número que supera mais que o dobro dos 19 projetos enviados no primeiro ano e demonstra o avanço contínuo dos órgãos públicos do Distrito Federal em iniciativas de inovação, governança aberta e acesso à informação.
Durante a premiação, o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, destacou o empenho técnico que resultou na criação do painel. “Nós trabalhamos alguns anos para colocá-lo em operação, utilizando todo o conhecimento e capacidade da nossa equipe, mas também da nossa área de tecnologia, de TI, e saiu um painel extremamente interessante, com uma infinidade de dados totalmente acessíveis ao cidadão. Então ficamos muito felizes e surpresos com essa premiação”, ressaltou.
Acompanhada da servidora Carmem Lígia Lopes, a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen Dânia dos Santos, apresentou o processo de desenvolvimento da ferramenta e destacou as motivações que impulsionaram sua criação. Explicou que, desde 2018, a Adasa realiza o cálculo dos indicadores do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, inicialmente divulgados por meio de relatórios técnicos com mais de 130 páginas, o que dificultava o acesso mais amplo às informações.
“Com o tempo, percebemos que esses dados, embora fundamentais para o planejamento e a gestão dos serviços, não estavam chegando de forma acessível à sociedade e aos diversos atores envolvidos. Diante disso, tomamos a iniciativa de desenvolver um painel mais intuitivo, interativo e informativo, que pudesse apoiar a tomada de decisões, promover a transparência e ampliar a consciência da população e das instituições governamentais sobre a realidade dos resíduos sólidos urbanos no DF”, afirmou.
A conquista reforça que o painel da Adasa não apenas cumpre as diretrizes de transparência pública, mas se diferencia ao disponibilizar informações de maneira inovadora e didática, ampliando o controle social, o acompanhamento cidadão e a eficiência da gestão pública. Em um cenário de maior engajamento com o Prêmio Ipê, a vitória simboliza um avanço concreto na cultura de transparência e na governança aberta no Distrito Federal.
Ainda não conhece o Painel de Informações sobre Resíduos Sólidos?
Clique aqui e fique por dentro de todas as informações compartilhadas!
Você também pode baixar o app Adasa Digital na sua loja de aplicativos e acompanhar tudo de forma prática, com as informações na palma da sua mão.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br