Adasa participa do II Seminário de Regulação e Meio Ambiente

 WhatsApp Image 2025 08 13 at 14.09.15

Nesta quarta-feira (13/08), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou do II Seminário de Regulação e Meio Ambiente, realizado no Teatro Caesb, em Águas Claras. O evento reuniu representantes de órgãos reguladores, prestadores de serviço, especialistas e a sociedade civil para discutir temas essenciais sobre gestão ambiental, regulação e sustentabilidade no Distrito Federal.
 
Diversas autoridades compuseram a mesa de abertura, incluindo o presidente da Caesb, Dr. Luiz Antônio Almeida Reis; o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro e o diretor da Agência, Félix Palazzo; o diretor de Regulação e Meio Ambiente da Caesb, Haroldo Toti; o presidente da Emater-DF, Dr. Clayson Duval; o major do Comando do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Emerson Roberto Araújo Melo; a superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, Dra. Ana Paula Fioreze; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná - CBH-PR, Dr. João Ricardo Reiser; entre outros.
 
Luiz Antônio Reis, anfitrião do evento, abriu a mesa enfatizando a importância do diálogo e da colaboração entre as diversas instituições. “Estamos iniciando o segundo seminário de regulação na Caesb. Iniciativas como esta são fundamentais para alinhar propósitos, aprofundar discussões e fortalecer nosso compromisso conjunto,” declarou.
 
Ele seguiu com sua fala destacando o papel histórico da parceria entre Caesb e Adasa. "Ao longo dos anos, construímos uma parceria sólida, com respeito mútuo às atribuições institucionais e um compromisso comum: assegurar à população do Distrito Federal o abastecimento de água e o tratamento de esgoto com excelência. Nosso trabalho conjunto é complementar e essencial. A regulação estabelece padrões e metas, e a operação busca superá-los diariamente com eficiência e responsabilidade”, acrescentou o presidente da companhia.
 
Aproveitando a conexão estabelecida por Reis, Raimundo Ribeiro reiterou que o compromisso da Adasa está na busca contínua pela união de esforços, com o objetivo de oferecer um serviço público de excelência. “Embora a regulação seja frequentemente vista como um mero instrumento de fiscalização e expedição de normas, é na verdade um processo complexo, dinâmico, essencial para equilibrar interesses públicos e privados”, sublinhou.
 
O presidente da Adasa lembrou ainda que, frequentemente, imersos nas rotinas diárias, podemos esquecer que o cidadão é o verdadeiro foco dos serviços prestados. “É ele quem nos une. Caesb, Adasa, ANA, Seagri, Emater e outras instituições existem justamente para servi-lo. Nosso dever primordial é construir, em conjunto, soluções para os desafios enfrentados pela sociedade, utilizando nossa experiência e conhecimento para atender às suas necessidades. Em essência, todas as ações devem ser orientadas ao cidadão. É imprescindível mantermos essa consciência”, concluiu. 
 
Em seguida, Clayson Duval, presidente da Emater-DF, trouxe uma perspectiva do campo à discussão, destacando a dedicação da empresa à gestão ambiental e à produção de água. “A Emater tem, ao longo dos anos, demonstrado grande preocupação com a questão ambiental, especialmente no que diz respeito à produção de água. Diariamente, buscamos integrar as regulamentações ambientais e as normas de uso da água aos nossos produtores rurais, facilitando seu entendimento e aplicação.”, compartilhou.
 
Ele também enfatizou a importância das ações conjuntas para o bem-estar ambiental e social, frisando a interdependência entre campo e cidade para garantir qualidade de vida. “Diante do crescimento populacional no DF, precisamos de mecanismos para garantir a oferta de alimentos — como hortaliças, frutas e grãos — assegurando, ao mesmo tempo, o acesso e a disponibilidade de água para todos”, refletiu.
 
Por fim, Duval ressaltou o importante papel da área rural na gestão hídrica do DF, por meio de projetos colaborativos com a Adasa e outros parceiros. “É o caso do exitoso Programa Produtor de Água nas bacias do Pipiripau e Descoberto, e também do Acordo de Cooperação Técnica que tem viabilizado a tubulação de canais e a construção de 247 reservatórios lonados na região da bacia do Rio Preto”, concluiu.
 
Na parte da tarde, o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, apresentou a palestra “Regulação e Sociedade”, na qual abordou a evolução histórica das agências reguladoras, desde suas primeiras atuações em setores estratégicos até o modelo adotado no Brasil, fortemente marcado pelo processo de privatizações e concessões nos anos 90. “A atuação das agências reguladoras é fundamental para assegurar o equilíbrio entre o interesse público e a sustentabilidade econômica dos serviços, sempre com foco no fortalecimento do Estado e no atendimento às necessidades da sociedade”, ressaltou Rebelo.
 
A programação do evento contemplou ainda debates sobre desafios demográficos, mudanças climáticas e a relação entre variáveis ambientais e tarifas, contando com especialistas da Caesb, ANA e instituições acadêmicas.
 
 
 WhatsApp Image 2025 08 13 at 14.08.52  WhatsApp Image 2025 08 13 at 14.10.00  WhatsApp Image 2025 08 13 at 14.12.04
 WhatsApp Image 2025 08 13 at 18.08.16  WhatsApp Image 2025 08 13 at 18.08.16 1  

 

Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br   

 
 


OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Atendimento Geral

(061) 3961-5000

Fale com a ADASA

Atendimento sobre Recursos Hídricos

(061) 3961-4941 ou

(061) 3961-4971

outorga@adasa.df.gov.br

Telefone

Ouvidoria

(61) 3961-4900

ouvidoria@adasa.df.gov.br