Adasa participa da inauguração de rede de água no Assentamento Dorothy Stang em Sobradinho

 
001A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou, no último sábado (9), da inauguração de uma rede de abastecimento de água no Assentamento Dorothy Stang, em Sobradinho. A obra, liderada pelo Governo do Distrito Federal em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), terá tubulação de 9.837 metros e beneficiará cerca de 17 condomínios e mais de 13 mil pessoas em todo o setor.
 
O assentamento, que leva o nome da missionária norte-americana assassinada em 2005 no Pará por defender a reforma agrária e a preservação da Amazônia, foi criado em 2006 pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Desde então, os moradores enfrentavam dificuldades para ter acesso à água potável, dependendo de caminhões-pipa ou de poços artesianos.

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, destacou a importância da parceria entre governo e os órgãos públicos para garantir o direito humano à água e ao saneamento. "É uma grande vitória do GDF, que traz dignidade para a população ao garantir um recurso essencial para a vida humana: a água. Também merecem elogios a Caesb e a Adasa, que sempre atuam em parceria com todos os envolvidos na gestão hídrica do Distrito Federal." destacou.

Luiz Antônio Reis, presidente da Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), revelou que mais de 90% da obra da rede de abastecimento está finalizada, destacando a importância do acesso à água tratada e de qualidade como um direito fundamental para a cidadania. “A instalação dos hidrômetros também traz um marco significativo ao permitir que os moradores tenham pela primeira vez comprovação de residência”, explicou.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, marcou presença na solenidade e durante o evento assinou um acordo de cooperação técnica entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) e a Caesb, visando facilitar a participação dos moradores em programas habitacionais por meio da troca de informações entre as companhias. “Nós temos um compromisso com a população dessa região desde 2019 e vamos continuar trabalhando para regularizar essa área”, afirmou.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Dorothy Stang e dos moradores que celebraram a chegada da água com festa e agradecimento.
 
002
 
 
Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br