Delegação chinesa conhece atuação da Adasa durante visita técnica

capaA Adasa recebeu nesta sexta-feira (24/11) visita técnica de delegação chinesa ligada a área de recursos hídricos. Os membros da comitiva, proveniente da terceira província mais populosa do país (Henan), foram recebidos pelos diretores Vinícius Benevides e Apolinário Rebello.

O objetivo da visita foi conhecer práticas e tecnologias aplicadas no DF no que diz respeito ao tratamento de água e esgoto e conservação e preservação dos recursos hídricos que possam ser utilizados na implementação de políticas e gestão de recursos hídricos na região central norte da China.

Durante a recepção, os reguladores Juliana Pinheiro, da Superintendência de Recursos Hídricos, Leandro Oliveira e Adalto Ribeiro, da Superintendência de Abastecimento de Água e Esgoto, e Wendel Lopes, da Superintendência de Planejamento e Programas Especiais, realizaram apresentações sobre a atuação da Agência na gestão de recursos hídricos e na regulação de serviços de saneamento básico prestados no DF. A experiência e estrutura do Projeto Produtor de Água no Pipiripau e no Descoberto também fizeram parte da pauta do encontro.

O diretor Vinícius Benevides lembrou que a Adasa integra o quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água e revelou que o Projeto Produtor de Água no Pipiripau alcançou, em 2021, a segunda colocação entre 340 projetos, de mais de 80 países, que concorreram ao “Water ChangeMaker Awards” (Produtores de Mudanças em Relação à Água).

“Investimos em tecnologia para a gestão da água de domínio do DF e mantemos um diálogo contínuo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento”, destacou Benevides.

Apolinário Rebelo disse que a Adasa está de portas abertas para contribuir com a China, “país que tem uma diversidade geográfica e climática tão grande quanto o Brasil”, afirmou. “Nossos projetos e corpo técnico estão à disposição das delegações chinesas”, acrescentou.

O diretor e engenheiro sênior da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos de Pingdingshan, Zhao Qingmin, agradeceu a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Adasa, falou de desafios enfrentados em sua província e ressaltou que a delegação também busca, por meio do intercâmbio, oportunidades de cooperação e modelos de projetos.

Também integraram a comitiva chinesa o diretor da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos de Kaifeng, Zhao Zhonghui; o chefe de Divisão de Trabalho do Sistema River Chief do Departamento de Recursos Hídricos da Província de Henan, Wu Yue; o inspetor de Primeiro Nível do Departamento de Recursos Hídricos de Henan, Li Bincheng, e o comissário de Supervisão de Controle de Inundações e Alívio de Secas do Departamento de Recursos Hídricos da mesma província, Li Lixin.

segunda imagem terceira imagem