Adasa leva debates ao XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

 

ABRH capaEncerrou, nesta quinta-feira (23/11), o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, organizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). O evento, que teve como tema 'Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação', contou com o apoio de várias entidades, incluindo a Adasa.

Durante os seis dias de programação, mais de 3.000 pessoas de diversos segmentos, como gestores, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, usuários e empresários participaram de discussões sobre a gestão da água e políticas estratégicas para o Brasil e dentro de questões latino-americanas. Diariamente foram apresentados mais de sessenta trabalhos técnicos, além da realização de três conferências e trinta mesas redondas.

Na segunda-feira (20/11), a experiência obtida pela Adasa durante 15 anos à frente da gestão dos recursos hídricos no Distrito Federal foi apresentada pelo superintendente de Drenagem Urbana, Hudson Rocha, e pelo superintendente de Água e Esgoto, Rafael Machado. No mesmo dia, o regulador Welber Alves falou sobre o Modelo SWAT utilizado para análises do potencial de recarga em aquíferos rasos no DF.

Na quarta-feira (22/11), a Agência esteve presente em duas apresentações, a primeira sobre “Metodologia para a Outorga de Pequenos Reservatórios em Rios de Baixa Vazão”, ministrada pelo superintendente de Recursos Hídricos, Gustavo Carneiro, e a segunda sobre “Análise de Consistência Preliminar de dados Pluviográficos Sub-Horários em Área Urbana – SIMCURB“, realizada pelo regulador Jeferson da Costa.

Ainda na quarta, o diretor da Adasa Rogério Rosso participou da gravação do podcast “Água Em Foco”, onde comentou sobre a atuação do órgão regulador nas áreas de recursos hídricos e saneamento básico e sobre a importância de trabalhos técnicos desenvolvidos pela Agência para o universo da regulação. Regulamentações na área de reúso e reaproveitamento de água da chuva no DF, gestão integrada dos recursos hídricos e novos projetos também estiveram na pauta do bate-papo. A conversa contou ainda com a presença do superintendente de Recursos Hídricos da instituição, Gustavo Carneiro, e do assessor Reginaldo Pereira.      

No último dia do evento, o superintendente Gustavo Carneiro, representou a Adasa na mesa redonda “Diálogos: Gestão de recursos hídricos e Saneamento”.  Em sua fala, ele lembrou que o Simpósio da ABRHidro é um momento importante para as discussões em torno da temática água. “Aqui estão reunidos os mais renomados especialistas e autoridades do setor, possibilitando a revisão técnica dos estudos e ações realizadas em todo o país, a articulação entre os representantes das diversas instituições e, especialmente, o debate sobre os progressos e os desafios na gestão das águas, visando assegurar o uso sustentável dos recursos hídricos", pontuou.

ABRHidro 1 ABRHidro 2 ABRHidro 4

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br