Adasa participa de seminário sobre o rio Melchior

 

A Adasa participou na terça-feira (2/5) do seminário “Saneamento na Bacia do Rio Melchior”, promovido pela Caesb. O objetivo do encontro foi apresentar o atual cenário do principal corpo receptor de efluentes tratados do Distrito Federal, explicar parâmetros do enquadramento e classes de diferentes pontos do rio e traçar encaminhamentos voltados para preservação da região e conscientização ambiental da população local.    

Ao compor a mesa de abertura, o diretor-presidente do órgão regulador, Raimundo Ribeiro, falou sobre a atuação da Agência no monitoramento e ações integradas no Melchior e destacou a importância da articulação entre entes do governo, sociedade civil e instituições na busca por soluções.  

Ribeiro salientou ainda a necessidade de intensificar ações de educação ambiental na bacia. “Iremos aumentar o número de visitas do Projeto Adasa na Escola em unidades escolares da Ceilândia, Samambaia e Taguatinga para reforçar informações sobre os usos preponderantes do rio e discutir em sala de aula a importância do uso racional dos recursos hídricos e do descarte regular dos resíduos, materiais encontrados com frequência no leito do rio".  

A Agência levou ao evento o painel “Monitoramento e Outorga do Melchior”. Nele, a coordenadora de Informações Hidrológicas da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), Juliana Pinheiro, explicou aspectos técnicos sobre a emissão de outorgas de efluentes na unidade hidrológica e apresentou dados e indicadores de qualidade da água disponibilizados no Sistema de Informações sobre Recursos Hídricos (SIRH-DF).     

A abertura do seminário contou ainda com a presença do presidente da Caesb, Pedro Cardoso, do secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, do presidente do SLU, Silvio Vieira, do assessor da Diretoria de Urbanização da Novacap, Hilton Moreira, da diretora de Conservação e Recursos Hídricos do Brasília Ambiental, Janaína Starling, do representante Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Anderson Bezerra, do presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal (CBH Paranaíba DF), Ricardo Minoti, e do professor da UnB Sérgio Koide . 

A programação também foi acompanhada por membros das superintendências de Planejamento e Programas Especiais (SPE) e Drenagem Urbana (SDU) da Adasa.

 Foto capa Seminário Melchior  Foto II Seminário Melchior  Foto I Seminário Melchior

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br