Adasa lança Selo Escola Guardiã no Dia Mundial da Água

 

 

WhatsApp Image 2023 03 22 at 15.44.38 (1)Neste 22 de março, Dia Mundial da Água, a Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançou o Selo Escola Guardiã, um reconhecimento de instituições de ensino do Distrito Federal que se destacam na adoção de práticas sustentáveis, em especial em relação ao uso racional dos recursos hídricos.

Realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o evento reuniu autoridades do DF e cerca de 300 alunos na cerimônia de premiação que agraciou sete escolas com o Selo Escola Guardiã.

Com sua capa de Guardião da Água, o presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu a todos nesta celebração em alusão ao Dia Mundial da Água. “Nada mais justo que comemorarmos esse dia tão importante reconhecendo o trabalho de cada um de vocês. De toda a comunidade escolar, que sempre abraçou o Programa Adasa na Escola, e de vocês, alunos e futuros guardiões da água, que se empenharam junto aos professores na execução das tarefas para receberem o selo Escola Guardiã da Água”, destacou.

A secretária de educação, Hélvia Paranaguá, concordou com Ribeiro e destacou a importância do Programa para a agenda educativa do DF. “Valorizamos muito esse trabalho de conscientização sobre o uso racional da água, a fim de preservarmos o nosso planeta. E o Adasa na Escola cumpre muito bem este papel, trabalhando o tema de forma lúdica e informativa para passar para cada um de nossos estudantes toda a compreensão sobre o uso da água de forma sustentável”, elogiou a secretária.

Para a vice-diretora da escola Parque da Natureza Esporte do Núcleo Bandeirante, Fabiane Mota, que sediou o evento e foi uma das agraciadas com o Selo Escola Guardiã da Água, este é um momento de grande alegria e reconhecimento. “Receber essa placa é o reconhecimento de todo um trabalho já presente na proposta pedagógica daqui da escola, mas que ganhou mais força por meio da parceria com o Programa da Adasa”, comemorou.

O deputado Hermeto felicitou o trabalho desenvolvido pela Agência e se emocionou ao retornar à escola que ele batalhou para que fosse implantada ali. “Quando assumi como deputado em 2018, vi naquela área, que já foi um clube e se encontrava completamente abandonado, o espaço perfeito para uma escola parque. A ideia foi proposta e hoje estamos diante de uma escola que é referência no Distrito Federal. Junto a isso, agradeço ao Raimundo Ribeiro pelo excelente trabalho à frente desta agência que além de todo o trabalho que desempenha se propõe a contribuir com a educação ambiental de todo o DF”, finalizou.

Também participaram do evento o Administrador do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira; o gerente do SLU, Gilmar Pereira; os diretores da Adasa, Apolinário Rebelo, Rogério Rosso e o ouvidor Robinson Cardoso.

Selo Escola Guardiã

O objetivo do Selo Escola Guardiã é fortalecer ainda mais as atividades desenvolvidas pela Agência dentro do Programa Adasa na Escola realizadas nas redes pública e privada de ensino do DF desde 2010. Nesses 13 anos de projeto já foram atendidos mais de 300 mil estudantes em mais de 620 visitas realizadas até o momento.

“O Programa leva às escolas uma aula-espetáculo, com música, contação de histórias, dança e informação. É um momento único de aprendizagem e alegria, onde são trabalhadas de forma lúdica e educativa reflexões sobre o papel da Adasa na sociedade, o uso racional da água e o descarte correto de lixo”, explica o coordenador do Programa Adasa na Escola, Miguel Sartori.

Apesar do sucesso, a Adasa sentiu a necessidade de firmar uma parceria ainda mais íntima com as escolas. “Com isso, surgiu o Selo para estimular as escolas a se tornarem guardiãs da água!”, contou o coordenador.

Para receber o Selo Escola Guardiã, a escola precisa realizar as seguintes ações:

1.Receber a visita do Programa Adasa na Escola;

2. Desenvolver um projeto ambiental e relatar o projeto;

3.Desenvolver vídeos e posts para publicação nas redes sociais, incentivando a sociedade do Distrito Federal a realizar ações sustentáveis;

4.Desenvolver projetos artísticos e culturais com o tema Sustentabilidade.

“A ideia é justamente valorizar as atividades desenvolvidas pelos alunos e as ações adotadas pela escola em prol da conscientização de toda a comunidade escolar e arredores. Os vídeos produzidos dentro do projeto, por exemplo, são divulgados nas redes sociais da Agência”, explica Sartori.

Novos Guardiões

Para despertar o interesse dos estudantes, a Adasa também lançou novo material audiovisual educativo que conta a história dos Guardiões da Água. A personagem Tita fica sem água em casa e é convocada pelo vovô Totó para participar do Curso de Formação de Guardiões da Água.

No desenrolar da história, ela aprende lições sobre a importância da gestão dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos para a garantia da disponibilidade da água e da preservação do meio ambiente, e convida os espectadores a passarem pelos testes aplicados pelo Programa Adasa na Escola para receber a pulseira que os tornará novos Guardiões.

O episódio, que mistura uma personagem de carne e osso com um boneco e personagens de desenho animado, explica que os novos super-heróis terão a missão de transmitir os ensinamentos adquiridos para suas famílias e comunidades.

O programa ficará disponível no YouTube da Adasa.

 

IMG 0483 IMG 0457 IMG 0526
IMG 0590 IMG 0598 WhatsApp Image 2023 03 22 at 15.44.39
WhatsApp Image 2023 03 22 at 15.44.40 WhatsApp Image 2023 03 22 at 15.44.38 (2)  

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br