Adasa lançará selo educativo no Dia Mundial da Água

 

Ilustração selo Guardião

No Dia Mundial da Água, comemorado amanhã (22/3), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) lançará um selo educativo voltado ao reconhecimento de instituições de ensino do DF que apresentarem atividades relacionadas à sustentabilidade ambiental.

A apresentação do Selo Adasa – Guardiões da Água ocorrerá na Escola Parque da Natureza e Esporte do Núcleo Bandeirante, às 9h30. O evento, promovido em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), reunirá cerca de 400 crianças e pré-adolescentes. 

O objetivo do novo projeto é dar continuidade às atividades desenvolvidas pela Agência dentro do Programa Adasa na Escola nas redes pública e privada de ensino. Ao se inscreverem para concorrer ao selo, as instituições deverão cumprir uma série de recomendações, como a produção de vídeos que promovam o debate em torno da preservação dos recursos hídricos e do descarte responsável de resíduos, além da implementação de projetos de sustentabilidade na unidade. 

As escolas que seguirem as diretrizes receberão o Selo Escola Guardiã, como forma de valorizar as atividades adotadas naquele ano em prol da conscientização dos estudantes e da população, uma vez que a Adasa divulgará em suas redes sociais os materiais produzidos. Já os alunos serão agraciados com a pulseira do guardião. 

Novos Guardiões 😊

Para despertar o interesse dos estudantes, a Agência também divulgará no dia do evento um novo material audiovisual que conta a história dos Guardiões da Água. No episódio, a personagem Tita fica sem água em casa e é convocada pelo vovô Totó para participar de um curso de formação.

No desenrolar da história, ela aprende lições sobre a importância da gestão adequada dos recursos hídricos e dos resíduos sólidos para a garantia da disponibilidade da água e da preservação do meio ambiente. Então, vovô Totó e Tita convidam os espectadores a passarem pelos testes aplicados pelo Programa Adasa na Escola para receber a pulseira que os tornará novos Guardiões. 

O episódio é contado por uma personagem humana, um boneco e personagens de desenho animado.

O programa ficará disponível no Youtube da Adasa.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br