Adasa reúne agentes perfuradores de poços para apresentar resolução

foto internaNesta quinta-feira (19/05), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), reuniu representantes de empresas perfuradoras de poços para apresentar a Resolução nº001, de 16 de março de 2022, que institui o cadastro de agentes perfuradores de poços manuais e tubulares no DF.

Na fala de abertura, o diretor da Adasa, Vinicius Benevides, destacou a importância da regularização para coibir a perfuração indiscriminada e desordenada de poços no DF, cujos processos exigem a outorga prévia da Agência. 

“Cada outorga, seja para uso superficial ou de águas subterrâneas, exige o controle de informações como o tempo de uso, a função e a quantidade do recurso a ser retirada. A regularização dos perfuradores de poços contribui para que o acompanhamento dessas informações seja mais eficaz”, pontuou.
 
O diretor lembrou ainda que a Adasa tem um Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. “A primeira versão foi feita em 2006, com revisão em 2012 e estudo de possíveis cenários até 2040. Estamos no momento fazendo um processo de licitação para atualizarmos o referido Plano. Depois que vivemos a crise hídrica no DF, temos o compromisso de propor soluções para evitarmos vivenciar isso novamente”, reiterou.
 
Por isso, a resolução, que é fruto de anos de trabalho e envolveu muitas pessoas nesse processo, foi apresentada ponto a ponto, pela reguladora de serviços públicos da Agência, Cássia Helena Van Den Beusch, que ao final respondeu às dúvidas dos participantes.
 
“Essa ferramenta veio para aperfeiçoar o controle quantitativo e qualitativo dos usos das águas subterrâneas para que, por meio do uso sustentável desses recursos, não falte água para ninguém”, reforçou Van Den Beusch.
 
Para ler a Resolução na íntegra,  clique aqui.
 
 
Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
(61) 3961-4972
aci@adasa.df.gov.br