Adasa leva boas práticas regulatórias ao XII Congresso Brasileiro de Regulação

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) marcará presença no maior evento sobre temas regulatórios realizado no país - o XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6ª ExpoABAR. O encontro bianual, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), será realizado na modalidade presencial, entre os dias 10 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR).

Durante o congresso, que este ano tem como tema central “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, representantes da Agência apresentarão artigos em sessões técnicas e participarão de mesas redondas e painéis das áreas de Saneamento Básico, Recursos Hídricos e Saúde e Assuntos Jurídicos e Institucionais, Governança e Controle Social.

A Adasa também fará parte dos debates no âmbito do ERSAN (Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-Americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa), onde destacará a importância da regulação no setor de gestão de resíduos. O evento internacional, que ocorre paralelamente à programação oficial do congresso, é promovido por um conjunto de organizações, entre elas a Ersara (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores).

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, o intercâmbio de conhecimentos promovido durante o evento permite uma ampla discussão em torno de temas de interesse da sociedade, como saneamento básico, recursos hídricos, saúde, petróleo, gás, transporte, mobilidade e energia. “São três dias de compartilhamento de práticas que contribuem para o avanço e consolidação da atividade regulatória em todo o Brasil”, enfatizou.

Além das atividades no Congresso da ABAR e no ERSAN, a Adasa terá um estande na 6ª ExpoABAR, onde divulgará sua atuação nas áreas de gestão de recursos hídricos e regulação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana no Distrito Federal.

A expectativa é que o evento reúna cerca de mil pessoas, entre representantes de 60 agências reguladoras associadas à ABAR, prestadoras de serviços públicos, especialistas em regulação, acadêmicos, representantes da sociedade civil e profissionais de áreas como direito, economia, contabilidade e engenharia.

Confira aqui a programação completa do Congresso.