Trilhas e Caminhos inspiram Escola do DF em ações sustentáveis

 

Os alunos do Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia encontrarão novidades no retorno do calendário presencial da rede pública de ensino do Distrito Federal. Além de implementar protocolos para evitar contaminações pela Covid-19, a direção da escola realizou melhorias estruturais, durante a quarentena, baseadas no Guia Trilhas e Caminhos para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal. A publicação, criada por meio de um acordo de cooperação entre a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), aborda práticas ambientalmente responsáveis em instituições de ensino, além de métodos para sua aplicação.

Entre as iniciativas realizadas no centro de ensino, estão a criação de um espaço de convivência com área verde para favorecer a infiltração da água, no período chuvoso; a reativação da horta comunitária; a pintura das salas de aula com o objetivo de aproveitar a luz natural; a instalação de um lavatório com torneira temporizada na entrada da escola; a construção de rampa de acessibilidade e a pintura da fachada com imagens do cerrado e mensagem sobre preservação ambiental.



Em 2019, a instituição de ensino recebeu a equipe da Adasa para realização de uma visita orientada, que resultou em propostas de intervenções para promoção do uso racional da água, reúso, gestão de resíduos e otimização do consumo de energia elétrica na unidade. Os apontamentos levantados seguem as orientações sugeridas no guia de sustentabilidade.

Segundo o coordenador de Programas Especiais da Adasa, Miguel Sartori, as propostas levantadas após a visita são adaptadas à realidade de cada comunidade escolar e vão além das intervenções físicas. “Também buscamos orientar a escola com sugestões de atividades ecopedagógicas envolvendo alunos e a comunidade local”, explicou Sartori.

A visita da equipe da Adasa à unidade escolar ocorreu após a participação da professora Jaqueline Martins no curso “Gestão Sustentável da Água e dos Resíduos Sólidos”, promovido pela Subsecretaria de Formação Continuada de Profissionais de Educação (EAPE), em parceria com a Agência e outras instituições de cunho ambiental. “O curso desperta no professor a importância das questões da conservação e da preservação ambiental. Após a apresentação do módulo da Adasa, procuramos o órgão para nos orientar quanto às práticas sustentáveis que poderíamos adotar e a implantação da temática na escola”, relatou a profissional.

Atualmente a professora realiza o primeiro curso remoto do Guia Trilhas e Caminhos, voltado para professores da rede pública e privada do DF.

Segundo a diretora da escola, Flávia Hamid, a meta é transformar o Centro de Ensino Fundamental 10 de Ceilândia em uma unidade de referência na implementação e disseminação de práticas ambientalmente sustentáveis. “Quando cheguei na escola, em 2018, notei que tínhamos muito concreto. Aos poucos, começamos a trabalhar na horta voluntária, em ações de reciclagem e em projetos que tirassem os alunos de dentro da sala, como o Conhecendo a Floresta Nacional, quando visitamos uma das nascentes no Descoberto”, ressaltou.

Durante o Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília, em março de 2018, a escola foi escolhida para representar o DF na Vila Cidadã com um projeto de captação e armazenamento de água da chuva. “Nessa época começamos a implementar as primeiras melhorias na unidade, como troca das janelas das salas para o aproveitamento da luz natural e instalação de torneiras econômicas nos banheiros”, disse a diretora.

O Guia Trilhas para a Sustentabilidade Ambiental nas Escolas do Distrito Federal pode ser acessado na Biblioteca Virtual, localizada na página do projeto Adasa na Escola, no site da Agência. A publicação traz ainda indicações de leitura complementar para ser adotada em sala de aula.


Além da Adasa e da Unesco, participaram da elaboração do Guia as seguintes instituições: Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF); Secretaria de Meio Ambiente (Sema/DF); Faculdade de Educação - Universidade de Brasília (FE/UnB); Serviço de Limpeza Urbana (SLU); Escola Técnica de Brasília (ETB); Ministério do Meio Ambiente (MMA); Área de Proteção Ambiental do Planalto Central (ICMBio/Apa); Instituto Brasília Ambiental (Ibram); Instituto Federal de Brasília (IFB/CSAM); Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do DF (Sinepe/DF) e o Movimento Nossa Brasília.

 

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