
Na quarta-feira (30/7), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) participou da 1ª Reunião Ordinária de 2025 da Comissão Distrital para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CDODS), realizada na sede do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPE-DF). A instituição foi representada pela superintendente de Resíduos Sólidos, Élen Dânia dos Santos, e pelo coordenador de Regulação de Resíduos Sólidos, Danilo Bijos.
Durante o encontro, a comissão definiu o primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) prioritário para 2025: o ODS 11, que aborda o desafio de “tornar as cidades e comunidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”.
A escolha foi fundamentada pela Subsecretaria de Governança, Análise e Avaliação da Estratégia (SUGEST), que utilizou como base um estudo técnico elaborado pela Superintendência de Resíduos Sólidos (SRS) da Adasa, previamente compartilhado com os principais atores distritais envolvidos na Política Distrital de Resíduos Sólidos, em reunião técnica realizada na sede da Agência.
Após a apresentação do estudo pela superintendente da Adasa à comissão, a proposta central para o ODS 11, aprovada na sessão, foi a expansão do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), tema estratégico para enfrentar os desafios da limpeza urbana e do manejo de resíduos sólidos no Distrito Federal, garantindo a continuidade da destinação ambientalmente adequada dos resíduos e promovendo cidades mais sustentáveis, seguras e com melhor qualidade de vida.
Além disso, o encontro aprovou o calendário de atividades e a metodologia de trabalho da CDODS para 2025, bem como a ampliação da participação de órgãos do GDF na comissão, incluindo representantes permanentes da Adasa entre seus membros.
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
aci@adasa.df.gov.br