Atlas

   

O Sway é uma plataforma que tem por objetivo agrupar informações como mapas, fotografias e valores referentes ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) e ao Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do Distrito Federal. 

O Distrito Federal possui cinco Sistemas de Abastecimento de Água (SAA): Descoberto; Torto/Santa Maria; Sobradinho/Planaltina; Brazlândia e São Sebastião. 
A escolha do manancial é uma etapa muito importante para o planejamento do SAA. Deve-se levar em consideração a localização, topografia, vazão, presença de contaminantes e a população a ser atendida. A partir disso é realizada a captação da água bruta (isenta de tratamento), a qual pode ser superficial ou subterrânea, seguindo para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Após o tratamento, a água tratada é direcionada para os reservatórios de água tratada a fim de atender as demandas da localidade para então ser distribuída às residências através da rede de distribuição.  

Clique no link abaixo para acesso à informação do SAA. 
https://sway.office.com/estp7EElcQ6zUZwB 

Além dos SAAs, o Distrito Federal possui cinco Bacias que compõem os Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES): Ponte Alta/Alagado; Descoberto/Melchior; Lago Paranoá e São Bartolomeu. 
O Esgoto engloba os efluentes urbanos que necessitam de tratamento adequado para evitar a contaminação das pessoas e preservação da natureza. Dessa forma, há a rede de coleta de esgoto para o transporte desses resíduos com destinação às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Então, através da combinação de tecnologias, é realizada a remoção das cargas poluentes devolvendo ao ambiente um efluente tratado, com parâmetros adequados ao lançamento dentro dos padrões dos corpos receptores e das respectivas outorgas de lançamento. 

Clique no link abaixo para acesso à informação do SES. 
https://sway.office.com/ckBwnirkFtLWXis6