Prestador de Serviços

   

A atividade de distribuição de gás canalizado, conforme definido na redação da Constituição Federal, segue o regime de serviço público, e teve sua competência outorgada aos Estados-federados.

A Companhia Brasiliense de Gás – CEBGAS, detém a concessão de distribuição de Gás Natural Canalizado. O contrato de concessão em vigor tem o prazo de 30 anos, com vigência a partir de 08/05/2001. A área de exploração abrange todo o território do Distrito Federal, que conta atualmente com uma população aproximada de 3.000.000 de habitantes.

A CEBGAS pertence ao “Grupo Empresarial CEB”, que tem como controladora a Companhia Energética de Brasília – CEB, cuja origem é a Companhia de Eletricidade de Brasília – CEB, oriunda do Departamento de Força e Luz da Novacap, criada em 16 de dezembro de 1968. Sua composição acionária é formada pela CEB (51%), Brasiliagás (28%) e Gaspetro (21%).

Atualmente, a CEBGAS promove o atendimento do setor automotivo com gás natural liquefeito (GNL), transportado por caminhões criogênicos da empresa GasLocal, de Paulínia (SP).

Em relação à infraestrutura, o DF conta atualmente com um Posto de GNV: o Posto Guarapari, na Candangolândia.