A crise hídrica no Distrito Federal e suas causas

            

 A crise hídrica no Distrito Federal e suas causas

 

            É natural que nos dias de hoje façamos a pergunta: qual a causa da atual crise hídrica do Distrito Federal, quando nunca a tivemos sequer em proporções mínimas?

            Tal como em um acidente de avião, o colapso do abastecimento de água deve-se a um conjunto de fatores naturais adversos, que foram se acumulando ao longo do tempo.

            Todos nós sabemos do crescimento vertiginoso da população desta unidade da federação, associado à ocupação territorial desordenada. Basta dizer que éramos 1,5 milhão em 1992, e, talvez, próximos a 3,0 milhões hoje, em vigoroso crescimento percentual.

            Como em um círculo vicioso, esse período é reconhecido pela total ausência em investimentos públicos em infraestrutura, em qualquer esfera de poder. E, o que nos toca diretamente, na captação e na melhoria da distribuição da água no Distrito Federal.

            Eis aí três das principais razões da nossa crise hídrica.

            Essa situação tem que ser agora reparada com ações enérgicas e urgentes da parte de todos os envolvidos no abastecimento desse precioso bem, tais como, a gestão do atual governo do Distrito Federal, a gestão atual da CAESB e a ADASA.

            Em Brasília, lei própria instituiu a Política de Recursos Hídricos, além de criar o Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Distrito Federal, além dos conceitos trazidos por ela: água é um bem de domínio público, recurso natural, dotado de valor econômico e função social.

           E é esta a função precípua da ADASA: controlar, regular e fiscalizar o uso da água, visando preservá-la para a atual e futuras gerações, ainda que à ADASA é vedado estabelecer políticas governamentais.

           E, no momento, somar esforços no sentido de obter recursos de investimento para recuperar atrasos não só na captação de água, mas também na contenção de vazamentos em redes de distribuição e no combate ao furto de água, e balizar o uso racional da água pela população. Como tais ações demandam recursos financeiros em escala, operações de credito poderão ter o respaldo pela ADASA, já que a agência, de natureza técnica, foi criada para incutir conceitos de eficiência empresarial ao serviço púbico. Esses são os dados e os fatos. Dispostos com transparência, como a verdade exige.

 

 

João Carlos Teixeira