Apresentações da Adasa marcam último dia do 32º Congresso da ABES

 ViniciusNa quarta-feira (24/05), a Adasa participou de dois painéis que marcaram o último dia do 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), em Belo Horizonte.

Pela manhã, o superintendente de Drenagem Urbana (SDU), Hudson Rocha, compôs o painel da Câmara Temática de Saúde Ambiental, que debateu a regulação dos Serviços de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas.

Na ocasião, Rocha apresentou a atuação, as competências e as principais ações da Adasa no manejo de águas urbanas. “Participar do congresso como um todo, já tem sido uma experiência muito enriquecedora”, declarou. “E é muito bom perceber que a Adasa está no caminho certo quanto à regulação dos serviços de saneamento básico. Foi gratificante ouvir a agência sendo citada como referência no painel do qual fiz parte", confessa.

À tarde, coube ao diretor da Adasa e presidente da ABAR, Vinicius Benevides, fechar a participação da Agência com chave de ouro. Integrante do painel de entidades formado para debater as presentes e futuras agendas do setor, Benevides destacou a importância da agenda regulatória no sentido de trazer mais transparência para as ações das entidades e, também, previsibilidade para o mercado “Para isso, a participação social na construção dos instrumentos regulatórios é fundamental”, pontuou.

Também ressaltou a importância da capacitação das agências e dos profissionais do setor. “As agências reguladoras nacionais precisam se qualificar constantemente para que se mantenha o mesmo nível de qualidade das agências internacionais, assumindo, inclusive, papel protagonista nos debates futuros”, enfatizou. Algo que, segundo ele, já vem sendo impulsionado pela Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). “Em 2022, a ABAR promoveu vinte e sete formações, entre cursos e webinários, atingindo mais de quatro mil trabalhadores do saneamento”, contou.

Benevides sugeriu ainda a necessidade de se estabelecer o mesmo grau de importância aos quatro setores que compõem o saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, descarte de resíduos sólidos e drenagem urbana. “Ontem, em Brasília, por exemplo, demos um passo importante para a regulação da drenagem urbana ao aprovarmos o contrato de concessão com a NOVACAP”, divulgou.

Por fim, falou sobre o Acertar - um projeto de auditoria e certificação das informações dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. “Esse projeto tem contribuído para a melhoria da qualidade das informações inseridas no SNIS, dados extremamente importantes para desenvolver as políticas públicas do setor”, arrematou.

Congresso da ABES

WhatsApp Image 2023 05 25 at 12.35.50

Desde domingo (21/05), diretores, superintendentes e técnicos da Adasa estiveram participando congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, que reúne especialistas do Brasil e do mundo para discutir os temas mais relevantes em saneamento, tendo como foco os desafios enfrentados para a universalização e a sustentabilidade do serviço.

Além de Benevides e Rocha, também participam do encontro, o diretor da Adasa, Apolinário Rebelo; a superintendente de Recursos Sólidos (SRS), Élen Dânia dos Santos; o coordenador de regulação da SRS, Clésio Gomes de Araújo; o coordenador de Regulação e Outorga da SDU), Jeferson Costa; a assessora da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Rossana Santos de Castro e a reguladora de Serviços Públicos da SAE, Patrícia Silva Cáceres.

 

 

 

 Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br