Adasa concede pelo décimo terceiro ano o Prêmio Guardião da Água

premiação IIA diretoria colegiada da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) premiou na tarde do Dia Mundial da Água (22/3) instituições locais que se destacaram na preservação dos recursos hídricos por meio da prática de reúso de água cinza - proveniente de chuveiros, pias, máquina de lavar e outros processos domésticos - e aproveitamento de água da chuva. Os agraciados com a placa “Guardião da Água” foram o SESI Lab e o Edifício Lucena Roriz, em Águas Claras.

A escolha dos vencedores da categoria “Sistemas Prediais Urbanos Não Potáveis” se deu a partir de vistorias realizadas pela equipe da Superintendência de Água e Esgoto da Adasa em projetos selecionados no banco de dados da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Foram priorizadas estruturas já avaliadas, vistoriadas em com efetiva implantação. Um dos critérios adotados na análise, foi que os empreendimentos seguissem determinações previstas na resolução do órgão regulador sobre diretrizes para implantação do sistema.

Desde 2017, o Edifício Lucena Roriz realiza o reúso da água da máquina de lavar e dos tanques na limpeza de dois pavimentos de garagem, pisos externos e na rega do jardim do condomínio. Em sua fala de agradecimento, a síndica Zenáide Lemos enfatizou a redução mensal do consumo de água no prédio, equivalente ao gasto de nove apartamentos, e a aceitação dos condôminos. “Estamos muito orgulhosos de estarmos aqui hoje, foi uma ideia abraçada pelos moradores das 152 unidades”.

premiaçãoJá o espaço SESI Lab faz o reúso de água cinza e o aproveitamento de água da chuva desde a sua inauguração, em 2022. A edificação utiliza as duas fontes não potáveis para jardinagem, lavagem de pisos e nas descargas sanitárias do espaço. “Durante a revitalização do prédio onde funcionamos – um projeto original de Oscar Niemeyer, de 1961 – unimos a preocupação histórica com a ambiental”, explicou o diretor de Operações do museu interativo, Paulo Mol, que recebeu a placa junto com a gerente de engenharia Ana Cecília Reis.

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, a entrega das honrarias numa data em que a população mundial é alertada para a necessidade de repensar suas atitudes em relação ao uso e consumo de água tem um peso simbólico. “Esperamos que as experiências reconhecidas inspirem outros empreendimentos, ampliando o uso de fontes não potáveis no DF e nos distanciando cada vez mais de uma situação de escassez hídrica. Combater o desperdício da água é um desafio que a população e órgãos do governo devem enfrentar”, ressaltou.

O prêmio Guardião da Águas foi concedido durante a realização do Simpósio Água & Ambiente Construído, promovido pela Agência e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB). O evento técnico será realizado até sexta-feira (24/3). Confira aqui a programação.

Além de Ribeiro, integraram a mesa os diretores da Agência Félix Palazzo, Rogério Rosso e Apolinário Rebelo, e o presidente da Caesb, Pedro Cardoso. Também participaram da cerimônia o ouvidor da Adasa, Robinson Cardoso, e os superintendentes Rafael Machado, de Água e Esgoto; Gustavo Carneiro, de Recursos Hídricos; Élen Dânia, de Resíduos Sólidos, e Hudson da Costa, de Drenagem Urbana.

A premiação “Guardião da Água” foi criada em 2010, na gestão do atual diretor da Adasa Vinícius Benevides.