Adasa participa do Natal Solidário de Catadores e Catadoras de Recicláveis.

foto01Cerca de mil catadores vinculados à Central das Cooperativas de Trabalho de Materiais Recicláveis do DF (Centcoop) participaram na quinta-feira (22/12) da Natal Solidário dos Catadores e Catadoras da rede. A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) foi uma das instituições convidadas para a solenidade.

A segunda edição do evento, realizado no Complexo Integrado de Reciclagem (CIR/DF), contou com a participação das 22 cooperativas filiadas à Centcoop. O objetivo do encontro foi promover a união e a reflexão sobre a jornada de vida daqueles que trabalham na recepção, triagem, classificação, prensagem, armazenamento e comercialização dos materiais recicláveis advindos da coleta seletiva.

Para a diretora-presidente da rede Centcoop, Aline Sousa, 2022 foi um ano de progressos para o setor. “Foi um ano muito positivo devido não só a expansão do territorial da coleta seletiva, mas no número de cooperativas contratadas. Os resultados da medida assegurada pelo governador Ibaneis Rocha são satisfatórios para os catadores e para toda a sociedade, pois estamos alcançando índices mais altos de aproveitamento dos resíduos coletados”, destacou.

Além da ampliação da coleta seletiva no DF, o repasse de recursos do Ministério do Meio Ambiente e do BNDES para a aquisição de maquinário para beneficiamento do vidro e do plástico e a liberação de novos recursos para o pagamento da coleta seletiva por meio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) são medidas que apontam boas perspectivas para a garantia de emprego e renda para os catadores no próximo ano.

Segundo a superintendente de Resíduos Sólidos da Adasa, Élen dos Santos, o DF está conseguindo retomar e ampliar os índices de coleta seletiva. “Em 2020 tivemos um decréscimo tanto nos índices da coleta quanto da reciclagem dos materiais secos. O que a gente observa é que estamos numa linha crescente, com números superiores em relação ao período pré-pandemia. As dificuldades têm sido superadas aos poucos e isso tem refletido em índices maiores”, concluiu.

Presente no evento, o Diretor-Presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, recebeu junto com a superintendente Élen dos Santos monção de agradecimento pela parceria firmada entre a Agência e a central das cooperativas no decorrer do ano. A placa foi entregue pela presidente da cooperativa Nova Superação.

Em sua fala, Ribeiro enalteceu o trabalho realizado pela categoria e lembrou o significado do evento alusivo à data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo.

A solenidade também contou com a presença de representantes do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU), Secretaria do Meio Ambiente do DF (SEMA), Defensoria Pública do DF (DPDF), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do DF (MPDFT), UnB, Ação da Cidadania - Natal sem Fome, Instituto Lixo Zero Brasília, Central Candanga, Rede Alternativa e Movimento Nacional de Catadores.

foto02foto03foto04