Adasa prestigia cerimônia de abertura do XII Congresso Brasileiro de Regulação

Cerca de 800 pessoas acompanharam a solenidade de abertura do XII Congresso Brasileiro de Regulação, no auditório do Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu (PR). O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de novembro, reúne representantes de 60 agências ligadas à Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), concessionárias e prestadoras de serviços públicos, entidades e órgãos governamentais, especialistas na temática regulatória, acadêmicos, estudantes e representantes da sociedade civil.

A primeira fala da cerimônia foi do presidente da ABAR, Fernando Alfredo Rabello Franco, que destacou o tema central do evento, que trata do papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil. “Nos aprofundaremos até sexta-feira (12) num debate temático extremamente relevante para o país. Não existe desenvolvimento possível se ele não for construído de forma sustentável e é por isso que questões como fontes renováveis de energia, biometano, tratamento de resíduos sólidos e saneamento básico estão na pauta das discussões “, ressaltou.

O diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, que acompanhou diversas agendas no primeiro dia do congresso, elogiou a qualidade técnica dos debates promovidos durante o encontro. “Tive a oportunidade de assistir apresentações sobre a temática da regulação dos serviços públicos de saneamento básico que me chamaram atenção pelo nível de conhecimento e experiências trazidas. O intercâmbio que o evento propicia é fundamental para o aprimoramento de instrumentos de regulação que possibilitam políticas públicas eficazes”, ressaltou. 

Durante a sessão solene, o diretor da Adasa Vinícius Benevides, que é vice-presidente Centro- Oeste da ABAR, entregou homenagem de distinção de emérito para a diretora de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Distribuição de Gás Canalizado da Agência de Regulação de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP) e vice-presidente e coordenadora da Câmara Técnica de Petróleo e Gás da ABAR, Paula Fernandes Campos.

Benevides destacou o trabalho realizado pela ABAR em conjunto com as agências associadas e falou sobre as expectativas para o congresso, que é considerado o maior evento do país dedicado à temática. Segundo o diretor, "os temas de sustentabilidade e universalização dos serviços públicos devem sempre estar no centro das discussões como forma de garantir o futuro das novas gerações", afirmou.

A abertura do congresso, que seguiu instruções de prevenção à Covid-19, também foi prestigiada pelos diretores da Adasa Jorge Werneck, Félix Palazzo e Apolinário Rebelo, pelos superintendentes Gustavo Carneiro, de Recursos Hídricos, Rafael Mello, de Abastecimento de Água e Esgoto, Élen Dânia dos Santos, de Resíduos Sólidos e Cássio Cossenzo, de Estudos Econômicos e Fiscalização Financeira, pelo chefe do Serviço da Tecnologia da Informação, Geraldo Barcellos, e pela equipe de reguladores do órgão. 

Entre as autoridades presentes na cerimônia, estavam o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Aroldo Cedraz, o secretário nacional da Segurança Hídrica do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Sérgio Costa, o secretário nacional de Saneamento do MDR, Pedro Ronald Borges, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, o diretor da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) Oscar Cordeiro Netto, o  diretor-presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar), Reinhold Stephanes, o diretor- presidente da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), Daniel Pimentel, e a secretaria municipal do Meio Ambiente e Obras de Foz do Iguaçu, Angela Meira.

Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI)
61 3966-7514 / 7507 ou 3961-4972 / 4909 / 5084
aci@adasa.df.gov.br