Adasa define medidas para retorno ao trabalho presencial

A partir do dia 1º de dezembro, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) implementará a primeira etapa do retorno gradual das atividades presenciais. Portaria nesse sentido foi publicada na edição desta quinta-feira (12/11) no Diário Oficial do Distrito Federal.

Inicialmente, a retomada alcançará 50% dos servidores e colaboradores não incluídos nos grupos considerados de risco para agravamento da Covid-19. No dia 14 de dezembro, a outra metade dos funcionários aptos a exercerem atividades presenciais retorna à Agência. Conforme estabelecido no texto da Portaria, cada equipe cumprirá duas semanas de jornada de trabalho presencial, em sistema de rodízio.

Servidores e colaboradores com 60 anos ou mais, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas ou de outras enfermidades que os tornem vulneráveis à Covid-19, permanecerão em regime de trabalho remoto.

Medidas de segurança

Para garantir o cumprimento das orientações contidas no Decreto Distrital nº 41.348, de 2020a Adasa instituiu no dia 13 de outubro grupo de trabalho que elaborou proposta com protocolos e orientações para garantir  a transição segura ao restabelecimento gradual do serviço presencial, em observância aos critérios de vigilância epidemiológica da Covid-19 relacionados aos ambientes e processos de trabalho. Entre as medidas de caráter preventivo adotadas pelo órgão, estão a limpeza e higienização periódica de todos as dependências, a instalação de compartimentos de álcool gel, com acionamento via pedal, a aquisição de termômetros para aferição diária da temperatura dos funcionários e a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs).