Adasa homenageia Guardiões da Água em sessão virtual

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou nesta quarta-feira (14/10) solenidade virtual para homenagear autoridades, instituições e representantes da sociedade civil que se destacaram na gestão, recuperação e preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal, em 2019. O evento, alusivo à Semana da Água, comemorada anualmente no mês de março, foi adiado em decorrência da pandemia de Covid-19. Dos 13 premiados, cinco receberam o troféu “Guardião da Água” e oito foram condecorados com placas de reconhecimento.

Criada em 2010, na gestão do atual diretor da Adasa Vinícius Benevides, a premiação “Guardião da Água” foi entregue fisicamente aos eleitos, antes da cerimônia. “O troféu e as placas têm a mesma importância. É a forma de agradecer um trabalho realizado em equipe”, afirmou o diretor presidente da Adasa, Paulo Salles, durante a entrega simbólica aos homenageados.

Para o diretor Jorge Werneck o “Guardião da Água” celebra parcerias que permitem a construção de uma estrutura que promove a segurança hídrica em todos seus aspectos. “Nada mais justo do que esse reconhecimento, todos que estão aqui hoje merecem muito o título de guardião”, concluiu.

Entre os agraciados com o troféu, o Almirante de Esquadra Wladimir Borges de Aguiar, comandante da Escola Superior de Guerra, lembrou a relação entre a Adasa e a Marinha nas ações do zoneamento dos usos do espelho d´água do Lago Paranoá. “É um motivo de orgulho ter participado das discussões em torno do zoneamento, durante o período que estive no comando do 7.º Distrito Naval. Além de garantir a segurança dos usuários do lago na salvaguarda da vida humana, a Marinha do Brasil tem o propósito de combater a poluição hídrica por meio da conscientização”, ressaltou o militar.

O ex-ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, recebeu o prêmio por sua atuação na presidência do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), onde trabalhou de forma integrada com a Agência, em diferentes projetos na defesa dos recursos hídricos do DF. “Receber um prêmio por ter deixado um legado relacionado à gestão dos recursos hídricos é muito importante para alguém que nasceu no sertão da Bahia, onde a água tem um valor emocional muito grande”, enfatizou.

Também homenageado, o deputado distrital Agaciel Maia agradeceu a oportunidade de contribuir com temas que dependiam da aprovação da CLDF, como o Plano Distrital de Saneamento Básico do DF, aprovado em dezembro de 2019. “As proposições da Adasa foram sempre muito bem-vindas”, salientou. Em virtude da aprovação do plano, o DF poderá receber recursos federais para o saneamento básico de acordo com metas de curto, médio e longo prazo para os próximos 20 anos.

Em sua fala de agradecimento, o ex-secretário da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), Luciano Mendes, lembrou a atuação conjunta entre a secretaria e a Adasa durante a crise hídrica. “A crise nos despertou o foco para a gestão da água e nos ensinou que não fazemos nada sozinhos. Nosso desafio está só começando com as tubulações dos canais de irrigação”, destacou.

O último homenageado com o troféu Guardião da Água foi o ex-diretor da Agência José Walter Vazquez, que recebeu o prêmio pelo trabalho desenvolvido no órgão regulador entre 2014 e 2019. “Foi uma honra encerrar minha carreira no setor público na Adasa, numa diretoria colegiada onde enfrentamos uma crise hídrica sem nenhuma hierarquia, a não ser, agregar valor”, comentou.

No ato solene também estiveram presentes representantes da sociedade civil agraciados com placas de reconhecimento. Entre eles, a presidente da Associação de Usuários de Água do Canal de Abastecimento do Núcleo Rural Santos Dumont, Flávia Kikuchi, que falou emocionada sobre a conclusão das obras de tubulação no canal de irrigação. “Dia 25 de setembro concluímos a canalização, graças a todos os órgãos envolvidos que trabalharam em uma só unidade. A comunidade do canal sempre teve a Adasa como um parceiro”, comemorou.

O diretor presidente da Adasa, Paulo Salles, encerrou o evento destacando a importância do trabalho coletivo no canal. “Foi um período de grande aprendizado e de grandes ajustes. É um momento de muita alegria poder retribuir contribuições que recebemos de representantes do segmento de produtores rurais, como a Flávia”, ressaltou.
Além da produtora, receberam placas de reconhecimento às seguintes personalidades e instituições

- Capitão de Fragata Paulo Marcelo Löer, ex-Capitão dos Portos de Brasília, pelo reconhecimento de sua atuação na Capitania Fluvial de Brasília da Marinha do Brasil

- Ricardo Minoti, presidente do Comitê de Bacia dos Afluentes do Rio Paranaíba-DF , por sua atuação no comando do colegiado e parceria.

- Cristina Brandão, professora da Universidade de Brasília (UnB), por seu trabalho como pesquisadora em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos.

- Gesisleu Darc Jacinto, administrador da Estação Ecológica de Águas Emendadas, por sua dedicação à frente da unidade.

- Centro Educacional Agrourbano Ipê - Riacho Fundo, representado pela professora Sheila Pereira da Silva Mello, pelo reconhecimento dos exitosos projetos ambientais, de saneamento e de recursos hídricos desenvolvidos no âmbito escolar e pela parceria junto ao Programa Adasa na Escola.

- Centro de Ensino Integrado Sesi Senai – Sobradinho, representado pela professora Elisângela Machado da Silva Gomes, pelo reconhecimento dos exitosos e premiados projetos no âmbito escolar, voltados às questões ambientais e pela parceria com a Adasa no Projeto Sala de Leitura.

- Ricardo Kyoshi Sassa, presidente do Condomínio do Sistema de Irrigação Rodeador, em Braslândia.