Conselhos e Comitês - Atualizado em Abril/2024

   

Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal – CRH

 conselho recursos hidricos

O Conselho de Recursos Hídricos do Distrito Federal (CRH-DF), instituído pelo disposto no artigo 30, da Lei nº 2.725, de 2001, é órgão articulador, consultivo e deliberativo, com atuação no Distrito Federal.

Para mais informações acesse:

http://www.sema.df.gov.br/crh-df/

 

Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal - CBH Paranaíba-DF

 Rio paranoa2

    Os Comitês de Bacia Hidrográfica, também conhecidos como parlamentos das águas, têm como área de atuação a totalidade de uma bacia hidrográfica, sub-bacia hidrográfica ou ainda um grupo de bacias ou sub-bacias contíguas. Integram a área de atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no Distrito Federal, as sub-bacias contíguas do Rio Paranoá, Rio Descoberto, Rio São Bartolomeu, Rio Corumbá e Rio São Marcos, nas áreas contidas no território do Distrito Federal, totalizando uma área de aproximadamente 3.708 Km².

Para mais informações acesse:


https://cbhparanaibadf.org.br/

 



Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Maranhão no DF - CBH Maranhão - DF

logomaranhao 
Cbh maranhao 1


O rio Maranhão é um formador do rio Tocantins. Seus principais afluentes são os rios Palmeiras, Palmas e do Sal, além dos ribeirões Sonhim, da Contagem, das Pedreiras, Cafuringa e Dois Irmãos. Suas nascentes estão localizadas no planalto de Goiás e no Distrito Federal, em cujo território drena uma área de aproximadamente 762 km², correspondente a cerca de 13% do total.

A bacia do rio Maranhão no trecho contido na área do Distrito Federal e seu entorno imediato, comporta um conjunto de unidade de conservação, em sua grande maioria de uso sustentável como as áreas de proteção ambiental e poucas reservas particulares do patrimônio natural.

Na bacia do rio Maranhão as águas subterrâneas são captadas primordialmente para o atendimento de demandas de abastecimento, enquanto as superficiais para irrigação

Para mais informações acesse:

https://cbhmaranhaodf.org.br/

 

Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Preto no DF - CBH Preto - DF

Rio preto
Rio preto.1

A bacia hidrográfica do rio Preto localiza-se ao leste do Distrito Federal e apresenta como principal curso de água o rio Preto, que faz a divisa do Distrito Federal com os estados de Goiás e Minas Gerais. Essa região abarca vários núcleos rurais, com ocupação menos adensada, e possui forte vocação agropecuária, devido a fatores como: topografia favorável, boa disponibilidade hídrica superficial, estação chuvosa bem definida, agricultores altamente tecnificados. Predominam na região outorgas de direito de uso de águas superficiais com as finalidades de irrigação e criação animal.  

Os principais afluentes do rio Preto, da porção superior para a inferior, são: ribeirão Santa Rita, ribeirão Jacaré, ribeirão Extrema, rio Jardim e córrego São Bernardo. Destes afluentes, o ribeirão Santa Rita e o córrego São Bernardo são de domínio da União e os demais de domínio do DF

Para mais informações acesse:

https://cbhpretodf.org.br/

Edital Eleição CBH Preto 2023