Planejamento Estratégico

   

Gestão e Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico tem a função precípua de estabelecer o direcionamento da organização que o adota, promovendo o alinhamento dos seus recursos e esforços. Aliado à Gestão Estratégica, o Planejamento procura garantir para a organização o desenvolvimento de uma cultura que a leve a fazer a coisa certa no momento certo e que a permita solucionar as duas equações sempre presentes nas decisões organizacionais: a importância e a urgência.

Definir hoje os caminhos para alcançar o desempenho esperado pela sociedade, governo e prestadores de serviços públicos é um dos principais desafios da Adasa.

O ser humano, de maneira geral, tem a tendência de se preocupar com o que é urgente e deixa de lado o que é, de fato, importante. É preciso, pois, priorizar e definir metas de médio e longo prazo, para que se delimite um horizonte estratégico.

Fazer escolhas equivocadas no presente exigirá tempo e altos investimentos no futuro para que a instituição se recupere e possa tomar o rumo adequado.

O Planejamento Estratégico pode ser desenvolvido e incorporado por qualquer organização, independentemente de seu tamanho. O seu foco é concentrar-se nos principais desafios, os quais devem ser identificados, reconhecidos e trabalhados ao longo do horizonte temporal de planejamento estabelecido, com vistas ao cumprimento da missão e atingimento da visão institucional.

Todo Planejamento Estratégico visa alavancar o alcance de resultados futuros, vencendo lacunas que dependem do engajamento de todos. Sendo assim, para o sucesso de qualquer planejamento, é preciso que as pessoas se envolvam de verdade e conheçam as razões que justificam o investimento de tempo e recursos no seu processo de construção e execução. Ele é dinâmico, constante e sistemático, necessitando ser avaliado e aprimorado, para garantir eficiência no cumprimento de toda a estratégia.

 

Antecedentes

O planejamento da Adasa iniciou-se em 2005, logo após a sua criação em junho de 2004. Nesse início os estudos basearam-se nas responsabilidades da Agência estabelecidas na Lei n° 3.365/04. Entretanto, a cada ano os estudos foram se aprimorando e realizados sob a ótica de ações prioritárias para atender o tripé da função de uma agência reguladora, ou seja, manter o equilíbrio entre os interesses do governo, agentes e concessionários e da sociedade.

A partir de 2008 até 2012 os estudos de planejamento passaram a contemplar horizontes cada vez maiores, sendo naturalmente alinhados ao Plano Plurianual – PPA e operacionalizados pelas Leis Orçamentárias Anuais – LOA’s. Os planos de ações e projetos foram estruturados de forma a atender as competências básicas da Agência nas necessidades da regulação dos recursos hídricos, qualidade dos serviços públicos prestados, fortalecimento institucional e o desenvolvimento do seu capital humano.

O planejamento estratégico da Agência, a partir de 2012, passou a incorporar a ferramenta denominada BSC – Balanced Scorecard - com o desenvolvimento do Mapa Estratégico, organizado nas perspectivas de aprendizagem e conhecimento; tecnologia e informação; financeiro; processos internos; negócios; compromisso com a sociedade.

Nesse novo enfoque foi possível rever a missão da Agência e a visão da alta administração, sendo estabelecidos 16 objetivos estratégicos de acordo com as competências de cada unidade administrativa, considerando as dimensões: pessoas, cultura e tecnologia na perspectiva de aprendizagem e conhecimento; a eficiência operacional e relacionamento com a sociedade na perspectiva de processos internos; a regulação de serviços e gestão sustentável dos recursos hídricos na perspectiva de negócios.

 

Momento Atual

O Planejamento Estratégico da Adasa – PEA foi elaborado pela Agência em 2012 sob a coordenação da Superintendência de Planejamento e Programas Especiais e auxílio de uma consultoria especializada. Sua vigência inicial foi definida para o período 2012-2020. Seguindo seu ciclo de monitoramento e gestão, em 2017 a Agência realiza sua revisão e atualização gerando a 2° versão do seu PEA redefinido para o horizonte estratégico 2018-2025.

O PEA 2018-2025 tem então por objetivo principal dar direcionamento às ações de gestão, governança e normatização no âmbito da Agência, no que se refere à sua estratégia. Configura-se por meio de um Mapa Estratégico, composto por temas e objetivos estratégicos, distribuídos em 5 perspectivas estratégicas: Compromisso com a Sociedade, Negócio, Financeiro, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. O referido Mapa, por meio de seus objetivos, se desdobra em uma carteira de indicadores de desempenho, metas e planos de ação de metas. A mensuração dos resultados alcançados ocorre por meio da avaliação constante desses indicadores e suas respectivas metas, e em consequência pela verificação do cumprimento da missão institucional e alcance da sua visão de futuro, alinhadas e permeadas pelos valores institucionais e propostas de valor. O desempenho institucional definido pelo alcance dos resultados planejados se dá por meio de iniciativas estratégicas que contemplam projetos, ações e processos apontados no Plano de Gerenciamento Interno – PGI de cada unidade setorial.

 

Missão

Regular e promover a gestão sustentável dos Recursos Hídricos, a qualidade e universalização dos serviços públicos de saneamento básico, em benefício da sociedade do Distrito Federal.

 

Visão

Consolidar-se como uma instituição essencial para a garantia da segurança hídrica no DF e da qualidade dos serviços públicos regulados.

 

Valores Organizacionais

Representam os princípios compartilhados, as convicções dominantes, aquilo em que a organização acredita. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento e excelência de toda a equipe. São eles:

  • Integridade
  • Transparência
  • Equidade
  • Tolerância
  • Imparcialidade
  • Diálogo
  • Cultura de resultados
  • Cooperação

 

Proposta de Valor

Conjunto de atributos que deverão gerar valor às partes interessadas. Quanto mais diferenciada e sustentável, mais consistente será a Proposta de Valor.

  • Qualidade e universalização dos serviços públicos regulados
  • Equilíbrio econômico financeiro e modicidade tarifária
  • Direito de uso de recursos hídricos
  • Autonomia e transparência das ações regulatórias
  • Efetividade na atuação
  • Informação e conhecimento
  • Articulação institucional
  • Participação e controle social

Os componentes do planejamento estratégico devem ser acompanhados e monitorados ao longo do período de vigência da estratégia (2018-2025), de forma a garantir que os resultados e a visão institucional sejam alcançados.

A Agência conta também com uma Agenda Regulatória, desde a sua publicação na portaria n°144, de 15 de junho de 2018 que institui a Agenda Regulatória da Adasa como instrumento de planejamento da atuação regulatória com seus temas e ações prioritários até o final de 2019.

A Agenda Regulatória é um instrumento de gestão que confere maior transparência, previsibilidade e eficiência para o processo regulatório da Agência, uma vez que divulga, para um determinado período, as prioridades que demandam atuação da autoridade regulatória. Possibilita, igualmente, o acompanhamento pela sociedade dos compromissos pré-estabelecidos pela Adasa, fortalecendo o planejamento, a transparência e o controle social.

 

Mapa Estratégico

Planejamento Estratégico 2018 - 2025

Modelo de Gestão da Estratégia 2018 - 2025