Bosque dos Constituintes

bosque

O Bosque dos Constituintes no Distrito Federal é um local de importância histórica e beleza natural. Situado próximo ao Congresso Nacional, no Distrito Federal, ele representa a união entre a natureza exuberante do Cerrado brasileiro e a valorização dos princípios democráticos e dos direitos fundamentais estabelecidos na Constituição Federal.

A origem do Bosque dos Constituintes remonta à época da Assembleia Nacional Constituinte de 1987-1988, que foi responsável pela elaboração da Constituição Federal do Brasil. O bosque foi estabelecido como uma homenagem a esses líderes e como um espaço para lembrar e valorizar os princípios democráticos e os direitos fundamentais incorporados na Constituição.

O Bosque dos Constituintes foi originalmente plantado no dia 4 de outubro de 1988, véspera da promulgação da nova carta constitucional, por iniciativa do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), do Governo do Distrito Federal e da Sociedade Brasileira dos Engenheiros Florestais. O projeto recebeu patrocínio do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Localizado em uma área privilegiada, o Bosque dos Constituintes fica próximo ao centro político do país, no coração de Brasília. Sua localização estratégica permite que seja facilmente acessado por moradores locais e turistas que visitam a cidade.

Ao adentrar o Bosque dos Constituintes, os visitantes são recebidos por uma série de trilhas bem cuidadas que serpenteiam pela paisagem. Ao longo dessas trilhas, é possível encontrar placas informativas que explicam a história constitucional do Brasil e destacam os principais marcos do processo constituinte. Essas informações educativas fornecem um contexto valioso para aqueles que desejam aprender mais sobre a evolução do sistema democrático brasileiro e a importância da Constituição Federal.

bosque2

Para manter o espírito inicial da criação do Bosque, em 23 de abril de 2009 foi realizada reunião na Câmara dos Deputados, na qual foi apresentado o desejo de ter a Adasa como parceira e na coordenação do projeto do Bosque dos Constituintes, pois um dos objetivos dele é estabelecer um marco físico que sirva de referência histórica sobre a conservação da natureza para as gerações futuras, destacando-se a preservação dos recursos hídricos no Distrito Federal.

Desde então, a Adasa e Câmara dos Deputados assinaram três Acordos de Cooperação, sendo o primeiro datado de 25 de junho de 2009, o segundo renovado em 24 de junho 2014 e o terceiro renovado no dia 28 de setembro de 2020. Ao longo desse período, a Adasa contribuiu, em especial, com as atividades de Educação Ambiental nos dias de plantio “Abrace o Bosque”.

O objeto principal do Acordo é a cooperação entre a Câmara dos Deputados e a Adasa para o desenvolvimento de atividades relacionadas à preservação dos recursos hídricos do Distrito Federal, principalmente no tocante à Educação Científica e Ambiental.

OuvidoriaCanais de Atendimento
A Adasa possui os seguintes canais de atendimento
Fale com a ADASA

Atendimento Geral